sábado, 22 de junho de 2013

A Divindade de Cristo




O que Significa o nome Emanuel? Mateus 1:23
R: Emanuel significa Deus conosco.

     O que João diz sobre a divindade de Jesus? João 1:1,14  
R:O verbo era Deus e o Verbo (Jesus) Se fez carne.

     O que Jesus nos revelou em João 17:5,24?
R: Jesus existia com o Pai antes da fundação do mundo.

     Jesus declarou que antes de Abraão Ele...? João 8:58
R: Jesus declarou Sua preexistência: o “Eu Sou” existiu antes de Abraão.

     Quando Deus se identificava ao povo de Israel, qual nome dava a Si mesmo? Êxodo 3:14
R: Se chamava“Eu Sou”, este é um dos nomes de Deus.

      Neste verso, o que Jesus está fazendo? Lucas 5:20-24
R: Jesus perdoou pecados; somente Deus pode fazer isso.

     Qual foi a declaração de Tomé ao contemplar o Senhor ressuscitado?
João 20:28
R: Tomé testemunhou de Jesus e disse que Cristo era Senhor e Deus.

     Como Deus Pai chamou a Jesus? Hebreus 1:5-9
R: O Pai chamou de Deus o Seu Filho.

     Nas profecias messiânicas, Isaías diz que Jesus é...? Isaías 9:6
R: “Deus forte, Pai da eternidade”.

     Nas profecias messiânicas, Miqueias diz que Cristo existiu desde..? Miqueias 5:2
R: Cristo existe desde os dias da eternidade.

     Como Cristo Jesus é descrito por Paulo? I Timóteo 6:15, 16
R: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Soberano, Imortal.

Como Jesus falou de Si mesmo para João? Apocalipse 1:17, 18
R: Jesus disse que é o primeiro e o último, aquele que Vive e que tem as chaves da morte e do inferno.

     O que Paulo fala que Cristo fez? Filipenses 2:5-12
R: Mesmo Jesus sendo Deus Ele voluntariamente entregou Seus privilégios divinos, assumindo forma de servo para ser nosso Salvador.

Diz uma escritora Cristã sobre a divindade de Cristo:

"Através de todas as páginas da história sagrada, nas quais o trato de Deus com Seu povo escolhido se acha registrado, há indícios frisantes do grande EU SOU. Nunca deu Ele aos filhos dos homens manifestações mais claras de Seu poder e glória do que quando foi reconhecido como o único governador de Israel, e deu a lei a Seu povo. Ali estava um cetro empunhado por mão não humana; e as majestosas saídas do Rei invisível de Israel eram indescritivelmente grandiosas e terríveis.

Em todas estas revelações da presença divina, a glória de Deus se manifestava por meio de Cristo. Não somente por ocasião do advento do Salvador, mas através de todos os séculos após a queda e promessa de redenção, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo". II Cor. 5:19. 

Cristo era o fundamento e centro do sistema sacrifical, tanto da era patriarcal como da judaica. Desde o pecado de nossos primeiros pais, não tem havido comunicação direta entre Deus e o homem. O Pai entregou o mundo nas mãos de Cristo, para que por Sua obra mediadora remisse o homem, e reivindicasse a autoridade e santidade da lei de Deus. 

Toda a comunhão entre o Céu e a raça decaída tem sido por meio de Cristo. Foi o Filho de Deus que fez a nossos primeiros pais a promessa de redenção. Foi Ele que Se revelou aos patriarcas. Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Moisés compreenderam o evangelho. Esperavam a salvação por meio do Substituto e Fiador do homem. Esses santos homens da antiguidade entretinham comunhão com o Salvador que viria ao nosso mundo em carne humana; e alguns falaram com Cristo e os anjos celestiais, face a face.

Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto - o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, ia diante das hostes - mas foi também Ele que deu a Israel a lei. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra.

Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas "profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir". I Ped. 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Antigo Testamento. "O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia."Apoc. 19:10.

Em Seus ensinos, enquanto Se achava pessoalmente entre os homens, Jesus encaminhava a mente do povo para o Antigo Testamento. Disse Ele aos judeus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Nesse tempo os livros do Antigo Testamento eram a única parte da Bíblia que existia. Outra vez declarou o Filho de Deus: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." E acrescentou: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Luc. 16:29 e 31.

A lei cerimonial foi dada por Cristo. Mesmo depois que ela não mais devia ser observada, Paulo apresentou-a aos judeus em sua verdadeira posição e valor, mostrando o seu lugar no plano da redenção e sua relação para com a obra de Cristo; e o grande apóstolo declara gloriosa esta lei, digna de seu divino Originador. O serviço solene do santuário tipificava as grandiosas verdades que seriam reveladas durante gerações sucessivas. A nuvem de incenso que ascendia com as orações de Israel, representa a Sua justiça que unicamente pode tornar aceitável a Deus a oração do pecador; a vítima sangrenta sobre o altar do sacrifício, dava testemunho de um Redentor vindouro; e do santo dos santos resplandecia o sinal visível da presença divina.

Assim, através de séculos e séculos de trevas e apostasia, a fé se conservou viva no coração dos homens até chegar o tempo para o advento do Messias prometido.

Jesus era a luz de Seu povo - a luz do mundo - antes que viesse à Terra sob a forma humana. O primeiro raio de luz a penetrar a sombra em que o pecado envolveu o mundo, veio de Cristo. E dEle tem vindo todo raio da luz celestial que tem incidido sobre os habitantes da Terra. No plano da redenção, Cristo é o Alfa e o Ômega - o Primeiro e o Derradeiro.

Desde que o Salvador verteu Seu sangue para a remissão dos pecados, e subiu ao Céu para "comparecer por nós perante a face de Deus" (Heb. 9:24), tem estado a fluir luz da cruz do Calvário e dos lugares santos do santuário celestial."

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a Si mesmo em preço de redenção por todos. I Tim. 2:5 e 6.

Este é o nosso Salvador, Mediador entre o céu e a terra, Aquele que deu Sua vida por nossa redenção,

Crê nEle?

______________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Patriarcas e Profetas. 16º ed. P. 366-367. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2006.
FINLEY, Mark. Estudos bíblicos preparados pelo pastor Mark Finely - Divindade de Cristo. Bíblia do Pastor Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Refletindo luz: a importância da bíblia


"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e , luz para os meus caminhos". Salmos 119:105


"A bíblia é mais antiga que nossos pais, mais verdadeira que a tradição, mais erudita que as universidades, mais autorizada que os concílios, mais infalível que os papas, mais ortodoxa que os credos, mais poderosa que as cerimônias. É a espada do Espírito, a Onipotente Palavra de Deus, a maravilha do mundo, a dádiva do Céu." Spurgeon

        
 Deus conferiu autoridade aos profetas e apóstolos para que transmitissem a palavra de Deus (2 Cor. 10:8).

Já parou para pensar, quais são os poderes da bíblia?

Lutero disse certa vez: 

"Apresentei a palavra de Deus; preguei e escrevi - isso é tudo o que fiz. E, no entanto, enquanto eu dormia, a palavra que eu pregava destronou o papado, de maneira que nunca um príncipe ou imperador lhe vibrou semelhante golpe. E contudo nada fiz, a Palavra só fez tudo." 


 A Bíblia ou Palavra de Deus, é o meio que o Senhor utiliza para realizar Sua vontade e Sua obra em indivíduos, na igreja e no mundo. 

Deus diz: 

'Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.' Isaías 55:11


Deus trabalha através do Seu Espírito, e O Espírito Através de Sua Palavra, por isso ela é chamada de Espada do Espírito. 

"Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" Efésios 6:17

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12


A bíblia, aponta o caminho da Salvação sendo a única fonte infalível e autoritativa do conhecimento acerca de Deus e de Sua vontade para o homem.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." II Timóteo 3:16


A palavra produz fé.

"Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."  Romanos 10:8  

“E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. Romanos 10:17


A Palavra de Deus tem poder de nos transformar.

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." I Pedro 1:23 a 25    


A palavra nos torna sábios para a salvação.

"E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." II Timóteo 3:15


 Por fim, considere este pensamento: "Se você fizer um levantamento dos seus erros e acertos na vida cristã, descobrirá que eles estão relacionados com sua distância ou proximidade da Palavra de Deus". (RODOR, 2014, p. 276)

Memorize textos bíblicos, repita-os e ore citando-os. Fale deles aos outros. Tenha um caderno, anote suas descobertas (RODOR, 2014, p. 276).

Irmã White diz:

“Apenas os que forem dedicados estudantes das Escrituras e receberem o amor à verdade estarão protegidos dos poderosos enganos que dominam o mundo”.

(Grande Conflito, p. 625)

“Ninguém, a não ser os que fortaleceram a mente com as verdades da Bíblia, poderá resistir no último grande conflito”.

(Grande Conflito, p. 593)

“Nenhum coração renovado poderá ser conservado em estado de graça sem a aplicação diária do sal da Palavra. A graça divina deve ser diariamente recebida, do contrário pessoa alguma permanecerá convertida”.

(Nossa Alta Vocação, p. 213)

“Os cristãos devem estar se preparando para aquilo que logo irá cair sobre o mundo como terrível surpresa, e essa preparação deve ser feita por meio de dedicado estudo da Palavra de Deus e pelo viver em conformidade com seus preceitos”.

(Profetas e Reis, p. 626)

  “Edifiquemos um muro de passagens bíblicas ao nosso redor, e veremos que o mundo não poderá demoli-lo. Guardemos as Escrituras na memória e teremos como enfrentar Satanás quando ele vier com suas tentações. “Está escrito” (Lc 4:4). Foi dessa maneira que nosso Senhor enfrentou as tentações de Satanás e a elas resistiu”.

(R.H, 10 de Abril de 1888)

Crê nisto? 


________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
FOWLER, J. W. Ministério Pastoral Adventista. São Paulo: Editora Tempo Ltda., 1997.
RODOR, Amin. Meditações diárias: encontros com Deus p. 276. 1 ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014.

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Sermão da Montanha



“Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dEle, e Ele começou a ensiná-los.” Mateus 5:1 e 2

O Sermão do Monte é o mais importante discurso proferido em toda a história da humanidade. Mahatma Gandhi afirmou que se todos os textos sagrados do mundo fossem perdidos, mas o Sermão do Monte fosse preservado, então nada teria se perdido. Essas extraordinárias palavras de Jesus, de fato, ocupam lugar de absoluto destaque na história.

Jesus não fala à multidão, Ele fala a Seus discípulos. Seguindo a tradição dos rabinos e seus Talmidim (discípulos) daquele tempo, os aprendizes se aproximaram, o Mestre se assentou e passou a ensiná-los.
Quando reúne seus discípulos no monte, Jesus fala como um novo Moisés. Moisés recebeu a Torá de Deus no monte Sinai. Jesus reúne Seus discipulos também em um monte. O paralelo é evidente. Por isso, Jesus se pronuncia dizendo: "Vocês ouviram o que foi dito (por Moisés); mas eu lhes digo.." Nada será como antes, agora quem fala é Jesus. Moisés foi o legislador de Israel. O sermão do Monte é o pronunciamento de um outro legislador.

Mas há também um segundo paralelo interessante. Jesus cresceu em Nazaré, à época uma pequena vila com cerca de cinquenta famílias na região onde hoje é a Palestina. Isso significa que Jesus cresceu no meio de um povo colonizado, oprimido por Roma. Jesus ensina Seus discípulos no alto de um monte, mas também foi no alto de um monte que Jesus foi tentado pelo diabo. Eis um paralelo duplo para uma realidade única: a opressão de Roma contra Israel e a frustrada tentativa do diabo de oprimir Jesus. Moisés foi o libertador de Israel. O sermão do Monte é o pronunciamento de um outro libertador.

Em seu Sermão do Monte, Jesus confronta todos os agentes que oprimem o ser humano - seja Roma, sejam o diabo e os espíritos do mal, ou seja mesmo a má interpretação da lei de Moisés. Jesus se pronuncia contrariando todos os discursos de seu tempo e todos os valores de impérios e potestades que oprimem pela maldade. O que o sermão do Monte oferece é um caminho alternativo de vida. O teólogo inglês John Stott chama o Sermão do Monte de "contracultura cristã" - de fato, esta é a proposta de Jesus: um outro jeito de viver, de ser gente e de ser sociedade.

Os discípulos de Cristo haviam sido influenciados pelos ensinos dos rabinos e foi para esses discípulos que as primeiras lições de Cristo foram destinadas. Do mesmo modo, elas se destinam a nós, pois precisamos aprender as mesmas coisas.

"Bem-aventurados os humildes de espírito", disse Cristo. Mat. 5:3. 

Os humildes de espírito são aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual. Sabem que em si mesmos nada podem fazer de bom. Desejam receber auxílio de Deus e para eles é dada essa bênção.

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isa. 57:15.

"Bem-aventurados os que choram." Mat. 5:4.

Isso não significa murmurar ou viver em lamúrias, nem apresentar uma disposição amarga e um semblante mal-humorado, mas a bem-aventurança refere-se aos que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.
A todos esses Ele perdoará generosamente. 

O Senhor diz:

"Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza." Jer. 31:13.

"Bem-aventurados os mansos." Mat. 5:5. 

Disse Jesus: "Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:29. Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. Nisso, Ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça." Mat. 5:6. 

Justiça é a prática de ações corretas. É obediência à lei de Deus, pois nessa lei tais princípios estão arrolados. A Bíblia diz: 

"Todos os Teus mandamentos são justiça." Sal. 119:172.

Por Seu próprio exemplo, Cristo nos ensinou a obedecer tais preceitos. A justiça da lei é vista em Sua própria vida. Temos fome e sede de justiça quando desejamos ter pensamentos, palavras e ações semelhantes aos de Cristo. E podemos ser semelhantes a Ele se desejarmos. Podemos ter nossa vida como Sua vida e nossas ações em harmonia com a lei de Deus. O Espírito Santo trará o amor de Deus ao coração de modo que nos deleitaremos em cumprir Sua vontade.

Deus está mais disposto a dar o Seu Espírito do que os pais desejam dar boas dádivas aos seus filhos. Sua promessa é: "Pedi, e dar-se-vos-á." Luc. 11:9. Todos os "que têm fome e sede de justiça... serão fartos." Mat. 5:6.

"Bem-aventurados os misericordiosos." Mat. 5:7. 

Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado. Ele tem prazer em atos de misericórdia. É compassivo para com os ingratos e maus. Do mesmo modo nos ensina a tratar os semelhantes: 

"Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Efés. 4:32.

"Bem-aventurados os limpos de coração." Mat. 5:8. 

Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele não Se importa com nossa aparência exterior; o que deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.

Davi orava: 

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro." Sal. 51:10. 

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!" Sal. 19:14. 

Essa deve ser a nossa oração.

"Bem-aventurados os pacificadores." Mat. 5:9. 

Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. Tal disposição não provoca discussões ou devolve palavras iradas. Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça." Mat. 5:10. 

Jesus sabia que por amor a Ele muitos de Seus discípulos seriam lançados na prisão e muitos seriam mortos, mas aconselhou-os a não se entristecer por isso. 

Nada pode causar dano àqueles que amam e seguem a Jesus. Ele os acompanhará em todos os lugares. Podem ser mortos por causa do evangelho, mas Cristo lhes dará a vida eterna e uma coroa de glória.
E de seu exemplo, outros aprenderiam a respeito do amável Salvador. 

Cristo disse aos discípulos que se seguissem Suas orientações seriam luzes: 

"Vós sois a luz do mundo." Mat. 5:14. 

Em breve, Ele partiria do mundo para o lar celestial, mas os discípulos deveriam ensinar aos outros a respeito do Seu amor. Deveriam ser luzes entre os homens.

A luz do farol, brilhando na escuridão, guia os navios ao porto com segurança; do mesmo modo, os seguidores de Cristo brilham neste mundo escuro, para guiar os homens ao lar celestial.


“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.”  
Lucas 6:36, 40, 46 a 48.


_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
KIVITZ, E. Rene. Talmidin - O passo a passa de Jesus. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão, 2012. 
WHITE, Ellen. O maior discurso de Cristo: Reflexôes sobre o sermão da montanha. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2009.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Religião falsa?

Aridez


As vezes não encontramos descanso para a alma em nossa experiência com Deus porque lutamos por nós mesmos e não deixamos Deus agir:

- Em nossa vida;

- Em nosso coração;

-Temos tudo sobre controle demais deixando Deus sem oportunidade de nos ajudar ou nos transformar;

- Ou até pior, as vezes seguimos uma religião de rituais e formas exteriores, negando entretanto o seu poder;

- Não temos tempo para Cristo em nossa própria vida;

- Não lhe entregamos 100% todo o coração;

- Esquecemos que Cristo não é tanto uma pessoa a ser estudada, mas, conhecida;

O resultado de todos estes fatores é um coração sem paz. Sem a paz verdadeira. Esta falta de paz é um trabalho do Espírito nos atraindo para Deus. Então nos sentiremos cansados e sobrecarregados.
Quando sentimos esta necessidade Deus mesmo nos conduzirá por Sua graça, ao convite feito pelo Salvador:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Deus quer trocar o nosso jugo. O jugo de uma salvação baseada em nossa próprias obras.

Para entendermos porque Cristo disse assim, devemos compreender que o jugo era uma peça de madeira que conduzia o boi pelo caminho que o seu dono queria. Então o jugo, é aquilo que conduz nossa vida.

Deus nos chama a trocarmos o jugo da justificação própria que nos machuca, pelo jugo de Cristo, que é suave e leve.

Porque devemos abandonar o jugo da salvação pelas próprias obras? Porque ele nos destrói, porque nunca será suficiente, porque não satisfaz a alma. Só Cristo satisfaz.

Diz uma escritora cristã:

“Os homens produzem jugos para o próprio pescoço - jugos que parecem leves e aprazíveis, mas que se demonstram extremamente mortificantes. Cristo o vê, e diz: "Tomai sobre vós o Meu jugo." O jugo que gostaríeis de pôr no próprio pescoço, julgando muito bem ajustado, não se adaptaria, absolutamente. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim as lições que vos são essenciais; pois sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Meu jugo é suave, e Meu fardo é leve. O Senhor nunca avalia falsamente Sua herança. Mede os homens com quem trabalha. Quando eles se submetem ao Seu jugo, quando renunciam à luta que se tem demonstrado inútil para eles e para a causa de Deus, encontram descanso e paz. Quando se tornam conscientes da própria fraqueza, das próprias deficiências, deleitam-se em fazer a vontade de Deus. Submeter-se-ão ao jugo de Cristo. Então Deus pode realizar neles o querer e o perfazer segundo a Sua vontade, às vezes contrário aos planos do espírito humano. Ao vir sobre nós a divina unção, aprenderemos a lição da mansidão e da humildade, que sempre traz sossego ao coração.”

A verdadeira religião que Deus nos ensina:

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6

Qual sacrifício é agradável a Deus?

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

Em outras palavras, tomar o jugo de Cristo, é estar com o coração aberto à influência do Espírito Santo. É entregar o coração totalmente ao Senhor, porque entendeu que é pecador. 

Através deste trabalho do Espírito, seremos capazes de viver uma religião verdadeira.

"Aprendei de Mim, que sou mando e humilde. Então, achareis descanso para vossa alma.” Mateus 11:29


Crê nisso?
______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Filhos e Filhas de Deus. P. 69. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 1956.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conselhos sobre oração


- O que Deus pode fazer com os Jovens de oração?

 "O jovem que mantém comunhão com Deus atingirá um nível de excelência moral e uma amplitude de idéias que outros não podem conceber. A comunhão com Deus estimula os bons pensamentos, aspirações nobres, claras percepções da verdade, e elevados desígnios de ação”.

"Jovens que andam com Deus estão continuamente chegando mais alto, mais alto ainda, obtendo mais claras visões de Deus e da eternidade, até que o Senhor os torna condutos de luz e sabedoria para o mundo."


Daniel três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus. Daniel. 6:10


- Como Deus espera que entendamos a função da oração?

"A oração não tem o fim de operar qualquer mudança em Deus; ela nos põe em harmonia com Ele. Não ocupa o lugar do dever. Quando oramos permitimos que Deus nos transforme."

"Por meio da fé em Cristo, toda deficiência de caráter pode ser suprida, toda contaminação removida, corrigida toda falta, e toda boa qualidade desenvolvida.

Estais perfeitos nEle. Colossenses 2:10


- Porque é tão importante a comunhão com Deus? 

"A menos que assim seja, não seremos jamais bem-sucedidos em vencer o orgulho e o poder da tentação quanto a pecaminosas condescendências que nos separam do Salvador."

"Entre os perigos destes últimos dias, a única segurança dos jovens reside numa crescente vigilância e oração. O jovem que encontra seu prazer em ler a Palavra de Deus, e na hora de oração, será continuamente refrigerado pela fonte da vida."

Sem Mim, nada podeis fazer. João 15:5


- Como orar?

"Nossa oração não deve ter o fim de informar a Deus de qualquer coisa que Ele não sabe. O Senhor conhece os segredos de cada alma. Nossas súplicas não necessitam ser longas e em voz alta. Deus lê os pensamentos ocultos. Podemos orar em segredo, e Aquele que vê secretamente ouvirá, recompensando-nos publicamente."

"As orações feitas a Deus para falar-Lhe de toda a nossa indignidade, quando não nos sentimos absolutamente indignos, são orações hipócritas. É a oração contrita que o Senhor atende."

Porque assim diz o Alto e o Sublime que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isa. 57:15.


- O que Deus quer que Lhe peçamos?

Diz Cristo: "Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis." Mar. 11:24.


"Pedi, portanto; pedi, e recebereis. Pedi humildade, sabedoria, ânimo, maior proporção de fé. A toda oração sincera há de vir a resposta. Talvez não venha exatamente como desejais, ou ao tempo em que a esperais; mas virá pela maneira e na ocasião em que melhor há de satisfazer à vossa necessidade. Às orações que em solidão dirigis, em cansaço, em provação, Deus responde, nem sempre segundo a vossa expectativa, mas sempre para o vosso bem."

"O nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus; devemos pedir as coisas que Ele prometeu, e o que quer que recebamos deve ser empregado no fazer a Sua vontade. Satisfeitas as condições, a promessa é certa."

"Podemos pedir o perdão do pecado, o Espírito Santo, um temperamento cristão, sabedoria e força para fazer Sua obra, ou qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido."


"Não precisamos esperar por qualquer evidência exterior da bênção. O dom acha-se na promessa. Podemos empenhar-nos em nosso trabalho certos de que o que Deus prometeu Ele pode realizar, e de que o dom, que nós já possuímos, se efetivará quando dele mais necessitarmos."

- Finalizando:

"O homem fraco e pecador tem o privilégio de falar a seu Criador. Podemos proferir palavras que cheguem ao trono do Rei do Universo. Podemos falar com Jesus ao caminhar, e Ele diz: 

Acho-Me à tua mão direita. Sal. 16:8

Crê nisto?

_______________________


Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. O maior discurso de Cristo: Reflexôes sobre o sermão da montanha. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2009.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A resposta de Deus ao pecado: a graça



"Não foi porque nós O amássemos primeiro que Cristo nos amou; mas, sendo nós ainda pecadores Ele morreu por nós." Romanos 5:8

Uma das nossas grandes dificuldades, as vezes, é entender que Deus não nos trata como merecemos, muito pelo contrário, diz a bíblia que o Senhor é longânimo, bondoso, misericordioso e não retribui conforme nossas transgressões. 

Entendemos melhor isso quando pensamos que o pecado é problema nosso, e que Deus simplesmente poderia ter nos "deixado". Estaríamos simplesmente "fritos".. pois o pecado trouxe morte, guerra, dor, doença e outras coisas. Ou Deus poderia simplesmente ter nos dado a justa retribuição: a morte eterna. Mas, Deus não nos abandonou e não nos deixou sem uma segunda oportunidade.

Engraçado pensarmos que "a reposta de Deus ao pecado foi a oferta de salvação". Ele simplesmente ofereceu amor ao que não merecia, estendeu a mão ao errante pelo simples fato de ser um Deus de amor que "não tem prazer na morte de ninguém" mas sim na vida de suas criaturas. Deus quer nos salvar do pecado, por isso oferece a salvação. 

A triste realidade é que ainda continuamos com nossa mentalidade que precisamos pagar por nossos pecados diante de Deus, ou, que fomos longe demais para podermos voltar atrás, ou que Deus está zangado conosco porque erramos. Este é um grande engano.

Diz uma escritora cristã:

¹"Deus Se regozija de conceder-nos Sua graça, não porque somos dignos, mas porque somos tão completamente indignos. Nosso único direito a Sua misericórdia é nossa grande necessidade."

O fato é que Deus tem um amor incondicional, livre perdão, livre acesso ao céu a quem quiser, livre misericórdia a qualquer um que quiser. Simplesmente porque precisamos. Simplesmente porque: "somos pó".

Deus tem um amor altruísta por pecadores que é difícil de compreender. Ele simplesmente ama sem esperar nada em troca, Ele simplesmente oferece o perdão. Ele não quer a nossa morte, mas a nossa vida.

Para todo o pecado existe perdão, se ele, for buscado. Qualquer pecador tem jeito, não por causa dos seus méritos, mas por causa do que foi oferecido por ele, a vida do Filho de Deus. Precisamos apenas buscar e aceitar. O sacrifício de Jesus tem pleno mérito de salvar quem crê!

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9

Mas você pode perguntar o que eu tenho haver com isso: Simples, concluímos que só não vai para o céu, quem não quer. Quem quiser, tem um caminho: Jesus Cristo. Ele já pagou o preço das transgressões, e, dEle virá o poder para viver a nova vida: "Guiada pelo espírito". Os que são guiados pelo Espírito não estarão mais sob condenação. 

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."  João 3:17 a 18

A graça, nos salva e o Espírito pode guiar nossa vida, mas como isso acontecerá?

"Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". Gálatas 5:24 e 25

O clamor de Deus que vem da cruz é este: Vive pecador! Vive!

Crê você nisso?

_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
¹ WHITE, Ellen. Ciência do Bom Viver. P.161. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2006. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Por que ó Pai?

Naufrágio de Paulo


Neste texto não pretendo dar todas as explicações de nossos sofrimentos, mas, comentar um pouco sobre quando sofremos no caminho do dever, quando sofremos fazendo a vontade de Deus.

Porque será que para crescermos espiritualmente Deus age de maneiras tão "disciplinadoras"?

Crescimento espiritual envolve dor e as vezes é difícil de compreender os porquês e as razões de algumas coisas e nos indignamos com Deus...

Clamamos a Deus: Porque Senhor são tão pesadas as lutas que tenho que enfrentar por causa da Tua vontade? São pesadas demais.. eu não vou conseguir! Antes de me entregar a Ti, tudo estava bem, mas e agora Pai? Porque eu Senhor?

Deus bem ouve todos os nossos clamores, Ele vê tudo. Diz a bíblia que:

"Seus olhos estão sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos aos Seus filhos". (ver Salmos 34:15)

Mas o que nos impressiona é saber, como um Deus de amor permite certas coisas acontecerem com Seus filhos.. como explicar que Deus está guiando minha vida quando encontro fracasso, humilhação, solidão pelo simples fato de estar seguindo a Sua vontade?

Talvez uma das maiores provas do amor de Deus é o fato de não nos dar o que queremos mas o que precisamos. Deus pode nos dar tudo, mas jamais nos dará o que nos causará a ruína e perdição. Que Pai daria ao filho uma pedra se pedisse Pão? E Deus que é bom, faria tal coisa?

Deus entende mais do que nós, que, para nós crescermos, para alcançarmos a plena estatura de Cristo em nossa vida, nós sofreremos um pouco.

Para exemplificar um pouco isto, vou usar uma pequena ilustração do ourives:

Quando um ourives (a pessoa que mexe com ouro) vai purificar o ouro, ela precisa colocá-lo sobre altas temperaturas do fogo, pressão dos fornos, para que saia as impurezas, a sujeira e tudo que é sem valor. O ouro só ficará pronto quando o ourives ver a sua imagem refletindo no ouro, significando que o ouro está puro, sem nada que não tenha valor..

Voltando ao crescimento espiritual, porque o crescimento espiritual envolve dor? Que dor é essa?

A "dor" de renunciar os velhos pensamentos, a "dor" de renunciar velhos hábitos, a "dor" de ter que aceitar a vontade de Deus, a "dor" de ter que ser dependente de Deus quando o que mais queremos é ser "independentes". A dor de deixar de lado todas as nossas impurezas, a dor de aceitar perder para que outros possam ganhar, a dor de aceitar o segundo lugar, a dor de aceitar " a vergonha da cruz"..

Tudo isso dói porque a nossa natureza é corrompida, depravada, má e egoísta. Dói porque amamos o pecado. Dói porque não amamos a Deus como deveríamos, dói porque a lei da morte opera em nossa carne.. a lei do pecado que nos escraviza.

Sabendo disto, Deus nos diz por meio de Sua palavra:

"Filho meu, não rejeites pois a disciplina do Senhor nem se canse da Sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem Ele ama" Provérbios 3:11 e 12

Que coisa impressionante.. Deus repreende a quem Ele ama. É por esta razão, por causa do Seu amor, que somos chamados a confiar nEle como a um Pai.

"Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de sua santidade. Toda disciplina, com efeito,no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza, ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." Hebreus 12:10 e 11

A partir disto, somos chamados a crer que: Todas as coisas na vida, daqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, irão cooperar para o bem, para nosso crescimento.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28 e 29

Deus sempre quer o nosso melhor, e pesando entre eternidade e esta vida, Ele sempre escolherá eternidade para nós, pois quer o nosso melhor. Deus quer nos dar um caráter eterno, igual ao dEle.

Ao encontrarmos dificuldades e chateações, devemos ter a mesma atitude do Apóstolo Paulo:

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." II Coríntios 4:16 a 18

Para enfrentar tudo isso, diz o Senhor:


"E disse-me: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." II Cor. 12:9 e 10

Se as provações na vida espiritual forem muitas, lembre-se, pode ser uma prova de amor de nosso Pai, operando nossa salvação, nossa transformação, nos purificando para refletirmos a sua imagem. Então teremos um caráter de ouro, valioso aos olhos de Deus e útil para fazermos a Sua vontade na terra.

Ainda que seja difícil, entreguemos nosso caminho a Deus e confiemos nEle, lembrando sempre do Seu eterno amor por nós.

Crê nisto?

________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.