terça-feira, 15 de abril de 2014

"Lua de sangue" é o cumprimento de Joel 2:31?

"Lua de Sangue" - fenômeno causado por Eclipse


Não se assuste pelo título, já vou explicar o porque desta publicação. Vi no "facebook" que alguns poucos estiveram associando o fenômeno astronômico de ontem, ainda que inocentemente ou de maneira sincera, como se fosse sinal do "fim dos tempos" ou como sendo o cumprimento da profecia de Joel 2:31 que diz:

"O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor". 

Precisamos lembrar porém que estes sinais já se cumpriram. Para compreendermos melhor, Jesus disse em Marcos 13:24 e 25 que:

"Naqueles dias, após a referida tribulação, o Sol escurecerá, a Lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados". 

Este evento ocorreria após "aquela referida tribulação", lembremos portanto da profecia dos 1260 anos (Apocalipse 12:6, 2 Tess. 2:3 e 4, Daniel 7:25), que revela um período de perseguição religiosa. Tendo a perseguição em si quase acabado antes de 1798, o sinal ocorreria em seguida a ela.

No dia 19 de maio de 1780, quase "um quarto de século" antes de 1798, compreendemos que a profecia de Joel se cumpriu de maneira harmônica com a revelação bíblica. Este dia de 1780, figura na história como "o dia escuro". Esta ocasião assustou os moradores da Nova Inglaterra, uma região que abrange seis Estados norte-americanos, Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont, todos ao norte do país. 

As pessoas relataram uma “Grande Escuridão”. O Sol sumiu quase de repente e o meio-dia transformou-se em meia-noite. Tudo ficou escuro e tenebroso. Naquele dia não houve eclipse. A lua também aparentou como "sangue".  

Leia as citações a seguir:

"Único ou quase único em sua espécie pelo misterioso e até agora inexplicado fenômeno que nele se verificou, (...), foi o dia escuro de 19 de maio de 1780, de inexplicável escuridão que cobriu todo o céu e atmosfera visíveis em Nova Inglaterra". (Nosso Primeiro Sèculo, R. M. Devens)

"Embora as nove horas daquela noite a Lua surgisse cheia, não produziu o mínimo efeito em relação àquelas sombras sepulcrais. Depois da meia-noite as trevas desvaneceram, e a Lua, ao tornar-se visível, tinha a aparência de sangue". (Grande Conflito, p.308)

Somando-se ao sinal no sol e lua, ocorreram também os sinais do "grande tremor" em 1755 e da "queda das estrelas" em 1833 (Conforme: Apocalipse 6:12, Lucas 21:25 e Marcos 13:24 a 26) . Todos estes ocorreram antes do século vinte (sinais no Sol e Lua, Queda das Estrelas, Grande Tremor).

Porém, além destes já ocorridos, alguns sinais se aguçam com o passar do tempo em pleno século XXI: Guerras, rumores de guerras, fomes, terremotos, falsos profetas, amor se esfriando e a falta de fé (Conforme Mateus 24:3 a 28; Lucas 21:25 a 28; Marcos 13:3 a 27). 

Mas o que nos interessa é a "lua de sangue". O que irá ocorrer hoje, é apenas um eclipse natural, quando a Lua entrou na sombra projetada pela Terra, conforme verifica-se no vídeo:


Veja a imagem a seguir:

Fases do Eclipse

Este evento ainda está é previsível. Já  ocorreu nos dias 8/10/2014, 20/03/2015, 04/04/2015 e hoje, 28/09/2015. Por isso, vemos que é um fenômeno natural.

Porém, fique em guarda. Os sinais que já se cumpriram e os que ocorrem diariamente existiram e existem para nos alertar para as coisas eternas:

"A Bíblia declara que nos últimos tempos os homens estariam absortos em empresas mundanas, prazeres e enriquecimento. Estariam cegos para as realidades eternas. Cristo diz: "E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Mat. 24:37-39. O mesmo se dá hoje. Os homens lançam-se à caça de lucro e satisfação própria como se não houvesse Deus, nem Céu, nem vida futura. Nos dias de Noé foi dada a advertência do dilúvio vindouro para despertar os homens de sua impiedade e convidá-los ao arrependimento. Assim a mensagem da próxima vinda de Cristo visa a despertar os homens de seu enlevo nas coisas temporais. Destina-se a acordá-los para o senso das realidades eternas, para que atendam ao convite para a ceia do Senhor". (Parábolas de Jesus, p.228)

O importante não é o que já aconteceu, mas o que ainda está por vir: chuva serôdia, pregação do evangelho a todos, decreto dominical, as pragas, a volta de Jesus, milênio e Nova Terra.

Ah, e o mais importante, além do "que" mas "quem" está por vir: Jesus.

Está pronto para se encontrar com Ele?

_________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

WHITE, Ellen. O Grande Conflito - 43 ed. Capítulos 17 e 18. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005.

Um comentário: