quinta-feira, 2 de maio de 2013

Religião falsa?

Aridez


As vezes não encontramos descanso para a alma em nossa experiência com Deus porque lutamos por nós mesmos e não deixamos Deus agir:

- Em nossa vida;

- Em nosso coração;

-Temos tudo sobre controle demais deixando Deus sem oportunidade de nos ajudar ou nos transformar;

- Ou até pior, as vezes seguimos uma religião de rituais e formas exteriores, negando entretanto o seu poder;

- Não temos tempo para Cristo em nossa própria vida;

- Não lhe entregamos 100% todo o coração;

- Esquecemos que Cristo não é tanto uma pessoa a ser estudada, mas, conhecida;

O resultado de todos estes fatores é um coração sem paz. Sem a paz verdadeira. Esta falta de paz é um trabalho do Espírito nos atraindo para Deus. Então nos sentiremos cansados e sobrecarregados.
Quando sentimos esta necessidade Deus mesmo nos conduzirá por Sua graça, ao convite feito pelo Salvador:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Deus quer trocar o nosso jugo. O jugo de uma salvação baseada em nossa próprias obras.

Para entendermos porque Cristo disse assim, devemos compreender que o jugo era uma peça de madeira que conduzia o boi pelo caminho que o seu dono queria. Então o jugo, é aquilo que conduz nossa vida.

Deus nos chama a trocarmos o jugo da justificação própria que nos machuca, pelo jugo de Cristo, que é suave e leve.

Porque devemos abandonar o jugo da salvação pelas próprias obras? Porque ele nos destrói, porque nunca será suficiente, porque não satisfaz a alma. Só Cristo satisfaz.

Diz uma escritora cristã:

“Os homens produzem jugos para o próprio pescoço - jugos que parecem leves e aprazíveis, mas que se demonstram extremamente mortificantes. Cristo o vê, e diz: "Tomai sobre vós o Meu jugo." O jugo que gostaríeis de pôr no próprio pescoço, julgando muito bem ajustado, não se adaptaria, absolutamente. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim as lições que vos são essenciais; pois sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Meu jugo é suave, e Meu fardo é leve. O Senhor nunca avalia falsamente Sua herança. Mede os homens com quem trabalha. Quando eles se submetem ao Seu jugo, quando renunciam à luta que se tem demonstrado inútil para eles e para a causa de Deus, encontram descanso e paz. Quando se tornam conscientes da própria fraqueza, das próprias deficiências, deleitam-se em fazer a vontade de Deus. Submeter-se-ão ao jugo de Cristo. Então Deus pode realizar neles o querer e o perfazer segundo a Sua vontade, às vezes contrário aos planos do espírito humano. Ao vir sobre nós a divina unção, aprenderemos a lição da mansidão e da humildade, que sempre traz sossego ao coração.”

A verdadeira religião que Deus nos ensina:

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6

Qual sacrifício é agradável a Deus?

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

Em outras palavras, tomar o jugo de Cristo, é estar com o coração aberto à influência do Espírito Santo. É entregar o coração totalmente ao Senhor, porque entendeu que é pecador. 

Através deste trabalho do Espírito, seremos capazes de viver uma religião verdadeira.

"Aprendei de Mim, que sou mando e humilde. Então, achareis descanso para vossa alma.” Mateus 11:29


Crê nisso?
______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Filhos e Filhas de Deus. P. 69. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário