quarta-feira, 3 de abril de 2013

Por que ó Pai?

Naufrágio de Paulo


Neste texto não pretendo dar todas as explicações de nossos sofrimentos, mas, comentar um pouco sobre quando sofremos no caminho do dever, quando sofremos fazendo a vontade de Deus.

Porque será que para crescermos espiritualmente Deus age de maneiras tão "disciplinadoras"?

Crescimento espiritual envolve dor e as vezes é difícil de compreender os porquês e as razões de algumas coisas e nos indignamos com Deus...

Clamamos a Deus: Porque Senhor são tão pesadas as lutas que tenho que enfrentar por causa da Tua vontade? São pesadas demais.. eu não vou conseguir! Antes de me entregar a Ti, tudo estava bem, mas e agora Pai? Porque eu Senhor?

Deus bem ouve todos os nossos clamores, Ele vê tudo. Diz a bíblia que:

"Seus olhos estão sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos aos Seus filhos". (ver Salmos 34:15)

Mas o que nos impressiona é saber, como um Deus de amor permite certas coisas acontecerem com Seus filhos.. como explicar que Deus está guiando minha vida quando encontro fracasso, humilhação, solidão pelo simples fato de estar seguindo a Sua vontade?

Talvez uma das maiores provas do amor de Deus é o fato de não nos dar o que queremos mas o que precisamos. Deus pode nos dar tudo, mas jamais nos dará o que nos causará a ruína e perdição. Que Pai daria ao filho uma pedra se pedisse Pão? E Deus que é bom, faria tal coisa?

Deus entende mais do que nós, que, para nós crescermos, para alcançarmos a plena estatura de Cristo em nossa vida, nós sofreremos um pouco.

Para exemplificar um pouco isto, vou usar uma pequena ilustração do ourives:

Quando um ourives (a pessoa que mexe com ouro) vai purificar o ouro, ela precisa colocá-lo sobre altas temperaturas do fogo, pressão dos fornos, para que saia as impurezas, a sujeira e tudo que é sem valor. O ouro só ficará pronto quando o ourives ver a sua imagem refletindo no ouro, significando que o ouro está puro, sem nada que não tenha valor..

Voltando ao crescimento espiritual, porque o crescimento espiritual envolve dor? Que dor é essa?

A "dor" de renunciar os velhos pensamentos, a "dor" de renunciar velhos hábitos, a "dor" de ter que aceitar a vontade de Deus, a "dor" de ter que ser dependente de Deus quando o que mais queremos é ser "independentes". A dor de deixar de lado todas as nossas impurezas, a dor de aceitar perder para que outros possam ganhar, a dor de aceitar o segundo lugar, a dor de aceitar " a vergonha da cruz"..

Tudo isso dói porque a nossa natureza é corrompida, depravada, má e egoísta. Dói porque amamos o pecado. Dói porque não amamos a Deus como deveríamos, dói porque a lei da morte opera em nossa carne.. a lei do pecado que nos escraviza.

Sabendo disto, Deus nos diz por meio de Sua palavra:

"Filho meu, não rejeites pois a disciplina do Senhor nem se canse da Sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem Ele ama" Provérbios 3:11 e 12

Que coisa impressionante.. Deus repreende a quem Ele ama. É por esta razão, por causa do Seu amor, que somos chamados a confiar nEle como a um Pai.

"Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de sua santidade. Toda disciplina, com efeito,no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza, ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." Hebreus 12:10 e 11

A partir disto, somos chamados a crer que: Todas as coisas na vida, daqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, irão cooperar para o bem, para nosso crescimento.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28 e 29

Deus sempre quer o nosso melhor, e pesando entre eternidade e esta vida, Ele sempre escolherá eternidade para nós, pois quer o nosso melhor. Deus quer nos dar um caráter eterno, igual ao dEle.

Ao encontrarmos dificuldades e chateações, devemos ter a mesma atitude do Apóstolo Paulo:

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." II Coríntios 4:16 a 18

Para enfrentar tudo isso, diz o Senhor:


"E disse-me: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." II Cor. 12:9 e 10

Se as provações na vida espiritual forem muitas, lembre-se, pode ser uma prova de amor de nosso Pai, operando nossa salvação, nossa transformação, nos purificando para refletirmos a sua imagem. Então teremos um caráter de ouro, valioso aos olhos de Deus e útil para fazermos a Sua vontade na terra.

Ainda que seja difícil, entreguemos nosso caminho a Deus e confiemos nEle, lembrando sempre do Seu eterno amor por nós.

Crê nisto?

________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário