segunda-feira, 15 de abril de 2013

A resposta de Deus ao pecado: a graça



"Não foi porque nós O amássemos primeiro que Cristo nos amou; mas, sendo nós ainda pecadores Ele morreu por nós." Romanos 5:8

Uma das nossas grandes dificuldades, as vezes, é entender que Deus não nos trata como merecemos, muito pelo contrário, diz a bíblia que o Senhor é longânimo, bondoso, misericordioso e não retribui conforme nossas transgressões. 

Entendemos melhor isso quando pensamos que o pecado é problema nosso, e que Deus simplesmente poderia ter nos "deixado". Estaríamos simplesmente "fritos".. pois o pecado trouxe morte, guerra, dor, doença e outras coisas. Ou Deus poderia simplesmente ter nos dado a justa retribuição: a morte eterna. Mas, Deus não nos abandonou e não nos deixou sem uma segunda oportunidade.

Engraçado pensarmos que "a reposta de Deus ao pecado foi a oferta de salvação". Ele simplesmente ofereceu amor ao que não merecia, estendeu a mão ao errante pelo simples fato de ser um Deus de amor que "não tem prazer na morte de ninguém" mas sim na vida de suas criaturas. Deus quer nos salvar do pecado, por isso oferece a salvação. 

A triste realidade é que ainda continuamos com nossa mentalidade que precisamos pagar por nossos pecados diante de Deus, ou, que fomos longe demais para podermos voltar atrás, ou que Deus está zangado conosco porque erramos. Este é um grande engano.

Diz uma escritora cristã:

¹"Deus Se regozija de conceder-nos Sua graça, não porque somos dignos, mas porque somos tão completamente indignos. Nosso único direito a Sua misericórdia é nossa grande necessidade."

O fato é que Deus tem um amor incondicional, livre perdão, livre acesso ao céu a quem quiser, livre misericórdia a qualquer um que quiser. Simplesmente porque precisamos. Simplesmente porque: "somos pó".

Deus tem um amor altruísta por pecadores que é difícil de compreender. Ele simplesmente ama sem esperar nada em troca, Ele simplesmente oferece o perdão. Ele não quer a nossa morte, mas a nossa vida.

Para todo o pecado existe perdão, se ele, for buscado. Qualquer pecador tem jeito, não por causa dos seus méritos, mas por causa do que foi oferecido por ele, a vida do Filho de Deus. Precisamos apenas buscar e aceitar. O sacrifício de Jesus tem pleno mérito de salvar quem crê!

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9

Mas você pode perguntar o que eu tenho haver com isso: Simples, concluímos que só não vai para o céu, quem não quer. Quem quiser, tem um caminho: Jesus Cristo. Ele já pagou o preço das transgressões, e, dEle virá o poder para viver a nova vida: "Guiada pelo espírito". Os que são guiados pelo Espírito não estarão mais sob condenação. 

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."  João 3:17 a 18

A graça, nos salva e o Espírito pode guiar nossa vida, mas como isso acontecerá?

"Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". Gálatas 5:24 e 25

O clamor de Deus que vem da cruz é este: Vive pecador! Vive!

Crê você nisso?

_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
¹ WHITE, Ellen. Ciência do Bom Viver. P.161. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário