quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conselhos sobre oração


- O que Deus pode fazer com os Jovens de oração?

 "O jovem que mantém comunhão com Deus atingirá um nível de excelência moral e uma amplitude de idéias que outros não podem conceber. A comunhão com Deus estimula os bons pensamentos, aspirações nobres, claras percepções da verdade, e elevados desígnios de ação”.

"Jovens que andam com Deus estão continuamente chegando mais alto, mais alto ainda, obtendo mais claras visões de Deus e da eternidade, até que o Senhor os torna condutos de luz e sabedoria para o mundo."


Daniel três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus. Daniel. 6:10


- Como Deus espera que entendamos a função da oração?

"A oração não tem o fim de operar qualquer mudança em Deus; ela nos põe em harmonia com Ele. Não ocupa o lugar do dever. Quando oramos permitimos que Deus nos transforme."

"Por meio da fé em Cristo, toda deficiência de caráter pode ser suprida, toda contaminação removida, corrigida toda falta, e toda boa qualidade desenvolvida.

Estais perfeitos nEle. Colossenses 2:10


- Porque é tão importante a comunhão com Deus? 

"A menos que assim seja, não seremos jamais bem-sucedidos em vencer o orgulho e o poder da tentação quanto a pecaminosas condescendências que nos separam do Salvador."

"Entre os perigos destes últimos dias, a única segurança dos jovens reside numa crescente vigilância e oração. O jovem que encontra seu prazer em ler a Palavra de Deus, e na hora de oração, será continuamente refrigerado pela fonte da vida."

Sem Mim, nada podeis fazer. João 15:5


- Como orar?

"Nossa oração não deve ter o fim de informar a Deus de qualquer coisa que Ele não sabe. O Senhor conhece os segredos de cada alma. Nossas súplicas não necessitam ser longas e em voz alta. Deus lê os pensamentos ocultos. Podemos orar em segredo, e Aquele que vê secretamente ouvirá, recompensando-nos publicamente."

"As orações feitas a Deus para falar-Lhe de toda a nossa indignidade, quando não nos sentimos absolutamente indignos, são orações hipócritas. É a oração contrita que o Senhor atende."

Porque assim diz o Alto e o Sublime que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isa. 57:15.


- O que Deus quer que Lhe peçamos?

Diz Cristo: "Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis." Mar. 11:24.


"Pedi, portanto; pedi, e recebereis. Pedi humildade, sabedoria, ânimo, maior proporção de fé. A toda oração sincera há de vir a resposta. Talvez não venha exatamente como desejais, ou ao tempo em que a esperais; mas virá pela maneira e na ocasião em que melhor há de satisfazer à vossa necessidade. Às orações que em solidão dirigis, em cansaço, em provação, Deus responde, nem sempre segundo a vossa expectativa, mas sempre para o vosso bem."

"O nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus; devemos pedir as coisas que Ele prometeu, e o que quer que recebamos deve ser empregado no fazer a Sua vontade. Satisfeitas as condições, a promessa é certa."

"Podemos pedir o perdão do pecado, o Espírito Santo, um temperamento cristão, sabedoria e força para fazer Sua obra, ou qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido."


"Não precisamos esperar por qualquer evidência exterior da bênção. O dom acha-se na promessa. Podemos empenhar-nos em nosso trabalho certos de que o que Deus prometeu Ele pode realizar, e de que o dom, que nós já possuímos, se efetivará quando dele mais necessitarmos."

- Finalizando:

"O homem fraco e pecador tem o privilégio de falar a seu Criador. Podemos proferir palavras que cheguem ao trono do Rei do Universo. Podemos falar com Jesus ao caminhar, e Ele diz: 

Acho-Me à tua mão direita. Sal. 16:8

Crê nisto?

_______________________


Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. O maior discurso de Cristo: Reflexôes sobre o sermão da montanha. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2009.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A resposta de Deus ao pecado: a graça



"Não foi porque nós O amássemos primeiro que Cristo nos amou; mas, sendo nós ainda pecadores Ele morreu por nós." Romanos 5:8

Uma das nossas grandes dificuldades, as vezes, é entender que Deus não nos trata como merecemos, muito pelo contrário, diz a bíblia que o Senhor é longânimo, bondoso, misericordioso e não retribui conforme nossas transgressões. 

Entendemos melhor isso quando pensamos que o pecado é problema nosso, e que Deus simplesmente poderia ter nos "deixado". Estaríamos simplesmente "fritos".. pois o pecado trouxe morte, guerra, dor, doença e outras coisas. Ou Deus poderia simplesmente ter nos dado a justa retribuição: a morte eterna. Mas, Deus não nos abandonou e não nos deixou sem uma segunda oportunidade.

Engraçado pensarmos que "a reposta de Deus ao pecado foi a oferta de salvação". Ele simplesmente ofereceu amor ao que não merecia, estendeu a mão ao errante pelo simples fato de ser um Deus de amor que "não tem prazer na morte de ninguém" mas sim na vida de suas criaturas. Deus quer nos salvar do pecado, por isso oferece a salvação. 

A triste realidade é que ainda continuamos com nossa mentalidade que precisamos pagar por nossos pecados diante de Deus, ou, que fomos longe demais para podermos voltar atrás, ou que Deus está zangado conosco porque erramos. Este é um grande engano.

Diz uma escritora cristã:

¹"Deus Se regozija de conceder-nos Sua graça, não porque somos dignos, mas porque somos tão completamente indignos. Nosso único direito a Sua misericórdia é nossa grande necessidade."

O fato é que Deus tem um amor incondicional, livre perdão, livre acesso ao céu a quem quiser, livre misericórdia a qualquer um que quiser. Simplesmente porque precisamos. Simplesmente porque: "somos pó".

Deus tem um amor altruísta por pecadores que é difícil de compreender. Ele simplesmente ama sem esperar nada em troca, Ele simplesmente oferece o perdão. Ele não quer a nossa morte, mas a nossa vida.

Para todo o pecado existe perdão, se ele, for buscado. Qualquer pecador tem jeito, não por causa dos seus méritos, mas por causa do que foi oferecido por ele, a vida do Filho de Deus. Precisamos apenas buscar e aceitar. O sacrifício de Jesus tem pleno mérito de salvar quem crê!

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9

Mas você pode perguntar o que eu tenho haver com isso: Simples, concluímos que só não vai para o céu, quem não quer. Quem quiser, tem um caminho: Jesus Cristo. Ele já pagou o preço das transgressões, e, dEle virá o poder para viver a nova vida: "Guiada pelo espírito". Os que são guiados pelo Espírito não estarão mais sob condenação. 

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."  João 3:17 a 18

A graça, nos salva e o Espírito pode guiar nossa vida, mas como isso acontecerá?

"Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". Gálatas 5:24 e 25

O clamor de Deus que vem da cruz é este: Vive pecador! Vive!

Crê você nisso?

_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
¹ WHITE, Ellen. Ciência do Bom Viver. P.161. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2006. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Por que ó Pai?

Naufrágio de Paulo


Neste texto não pretendo dar todas as explicações de nossos sofrimentos, mas, comentar um pouco sobre quando sofremos no caminho do dever, quando sofremos fazendo a vontade de Deus.

Porque será que para crescermos espiritualmente Deus age de maneiras tão "disciplinadoras"?

Crescimento espiritual envolve dor e as vezes é difícil de compreender os porquês e as razões de algumas coisas e nos indignamos com Deus...

Clamamos a Deus: Porque Senhor são tão pesadas as lutas que tenho que enfrentar por causa da Tua vontade? São pesadas demais.. eu não vou conseguir! Antes de me entregar a Ti, tudo estava bem, mas e agora Pai? Porque eu Senhor?

Deus bem ouve todos os nossos clamores, Ele vê tudo. Diz a bíblia que:

"Seus olhos estão sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos aos Seus filhos". (ver Salmos 34:15)

Mas o que nos impressiona é saber, como um Deus de amor permite certas coisas acontecerem com Seus filhos.. como explicar que Deus está guiando minha vida quando encontro fracasso, humilhação, solidão pelo simples fato de estar seguindo a Sua vontade?

Talvez uma das maiores provas do amor de Deus é o fato de não nos dar o que queremos mas o que precisamos. Deus pode nos dar tudo, mas jamais nos dará o que nos causará a ruína e perdição. Que Pai daria ao filho uma pedra se pedisse Pão? E Deus que é bom, faria tal coisa?

Deus entende mais do que nós, que, para nós crescermos, para alcançarmos a plena estatura de Cristo em nossa vida, nós sofreremos um pouco.

Para exemplificar um pouco isto, vou usar uma pequena ilustração do ourives:

Quando um ourives (a pessoa que mexe com ouro) vai purificar o ouro, ela precisa colocá-lo sobre altas temperaturas do fogo, pressão dos fornos, para que saia as impurezas, a sujeira e tudo que é sem valor. O ouro só ficará pronto quando o ourives ver a sua imagem refletindo no ouro, significando que o ouro está puro, sem nada que não tenha valor..

Voltando ao crescimento espiritual, porque o crescimento espiritual envolve dor? Que dor é essa?

A "dor" de renunciar os velhos pensamentos, a "dor" de renunciar velhos hábitos, a "dor" de ter que aceitar a vontade de Deus, a "dor" de ter que ser dependente de Deus quando o que mais queremos é ser "independentes". A dor de deixar de lado todas as nossas impurezas, a dor de aceitar perder para que outros possam ganhar, a dor de aceitar o segundo lugar, a dor de aceitar " a vergonha da cruz"..

Tudo isso dói porque a nossa natureza é corrompida, depravada, má e egoísta. Dói porque amamos o pecado. Dói porque não amamos a Deus como deveríamos, dói porque a lei da morte opera em nossa carne.. a lei do pecado que nos escraviza.

Sabendo disto, Deus nos diz por meio de Sua palavra:

"Filho meu, não rejeites pois a disciplina do Senhor nem se canse da Sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem Ele ama" Provérbios 3:11 e 12

Que coisa impressionante.. Deus repreende a quem Ele ama. É por esta razão, por causa do Seu amor, que somos chamados a confiar nEle como a um Pai.

"Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de sua santidade. Toda disciplina, com efeito,no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza, ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." Hebreus 12:10 e 11

A partir disto, somos chamados a crer que: Todas as coisas na vida, daqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, irão cooperar para o bem, para nosso crescimento.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28 e 29

Deus sempre quer o nosso melhor, e pesando entre eternidade e esta vida, Ele sempre escolherá eternidade para nós, pois quer o nosso melhor. Deus quer nos dar um caráter eterno, igual ao dEle.

Ao encontrarmos dificuldades e chateações, devemos ter a mesma atitude do Apóstolo Paulo:

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." II Coríntios 4:16 a 18

Para enfrentar tudo isso, diz o Senhor:


"E disse-me: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." II Cor. 12:9 e 10

Se as provações na vida espiritual forem muitas, lembre-se, pode ser uma prova de amor de nosso Pai, operando nossa salvação, nossa transformação, nos purificando para refletirmos a sua imagem. Então teremos um caráter de ouro, valioso aos olhos de Deus e útil para fazermos a Sua vontade na terra.

Ainda que seja difícil, entreguemos nosso caminho a Deus e confiemos nEle, lembrando sempre do Seu eterno amor por nós.

Crê nisto?

________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Um chamado a salvação




No mundo encontramos dois tipos de pessoas: os que estão iludidos com uma falsa paz e segurança e aqueles que estão inquietos consigo mesmo, que sentem que algo está faltando no coração.

Para este segundo grupo, aqueles que sabem que algo está faltando, aqueles que têm o coração sobrecarregado pelo peso dos pecados, pela consciência de culpa, remorso, buscando algo que não consegue encontrar, Cristo lhe diz hoje:

"Eu sei que não precisam de médico os saudáveis. Mas aquele que vier a Mim, de maneira nenhuma lançarei fora. Venham a Mim os cansados e sobrecarregados.. pois encontrarão descanso para vossa alma." 

Todos aqueles que forem a Jesus com humildade e contrição serão recompensados com as bênçãos que Ele prometeu: o Seu perdão, a certeza de ser aceito por Deus, a verdadeira paz e descanso na alma e uma completa transformação do coração.

O Senhor é plenamente capaz de salvar qualquer um que reconheça sua necessidade espiritual e sinta necessidade de um salvador.

Podemos orar: "Afasta-se de mim, Senhor, porque sou homem pecador" Mas é exatamente esta oração que será atendida por Deus. Somente o orgulho não sente necessidade espiritual e assim se fecha as bênçãos infinitas que Cristo veio nos conceder.

Só podemos ser abençoados se reconhecermos nossa necessidade, assim como um médico só pode tratar um doente que reconhece que está doente.

O grande problema de Deus é nos fazer entender quão profundamente doentes estamos, talvez seja por isso uma das razões de Deus permitir que caiamos dos cavalos onde nos montamos orgulhosamente, assim como fez com Paulo, para podermos cair de nosso orgulho e conseguir enxergar a Sua glória, a Sua salvação.. Para nos fazer entender como dependemos dEle para tudo.

Diz o Senhor:

"Sem mim nada podeis fazer” João 15:5.  

Mesmo que achemos que conquistamos algo com nossas próprias forças, mesmo que nos esqueçamos que o fôlego de vida vem de Deus, jamais podemos nos esquecer que nada podemos fazer para ser salvos, podemos até conquistar toda a terra mas nada podemos fazer por nossa salvação. Tudo que podemos e devemos fazer é aceitar “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

"Bem-aventurados os humildes de espírito. Deles é o Reino dos Céus." Mateus 5:3

Humildade aqui é a consciência de quem somos e de quem Deus é.

É a consciência correta de nossa situação física, moral, espiritual, então a partir disso, entender e aceitar a oferta do Céu.  Nada mais, nada menos.

A boa notícia é: qualquer um que precisar de Jesus como um salvador, será abençoado. Encontrará um perfeito Salvador. Deus precisa apenas de uma decisão, apenas uma abertura no seu coração para poder agir em seu favor.

A promessa é esta:

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne" Ezequiel 36:26

Somente aceite. Não negue a obra do Espírito em seu favor.

Crê nisto?

________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Apóstolo Pedro foi o fundamento da igreja?



Novo papa chegando. Isso nos traz na mente um questionamento, será que Pedro foi o primeiro Papa? Vamos a bíblia então. Pois, "Um verso vale mais do que a decisão de mil concílios." Agora, imagine uma porção deles.

 Diz a igreja que a autoridade papal está baseada em Mateus 16:18.

Vale a pena estudar o que Jesus quis dizer nesta passagem:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Mateus 16:18

Jesus continuou: 

"Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mat. 16:18.


- Pedro era a pedra?

- A igreja foi edificada sobre homem mortal e falível?

- Cabe a homens julgar quem vai ao céu, ou não?

A palavra Pedro significa pedra - uma pedra movediça. Pedro não era a rocha sobre que a igreja estava fundada. As portas do inferno prevaleceram contra ele quando negou seu Senhor com imprecações e juramentos.

A igreja foi edificada sobre Alguém contra o qual as portas do inferno não podiam prevalecer. Séculos antes do advento do Salvador, Moisés apontara à Rocha da Salvação de Israel. Deut. 32:4. O salmista cantara "a Rocha da minha fortaleza". Sal. 62:7. Isaías escrevera: "Assim diz o Senhor Jeová: Eis que Eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada." Isa. 28:16.

O próprio Pedro, escrevendo por inspiração, aplica essa profecia a Jesus. Diz ele:

"Se é que já provastes que o Senhor é benigno: e chegando-vos para Ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual." I Ped. 2:3-5.

"Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Cor. 3:11.

Sobre esta pedra", disse Jesus, "edificarei a Minha igreja." Mat. 16:18. Na presença de Deus e de todos os entes celestiais, em presença do invisível exército do inferno, Cristo fundou a Sua igreja sobre a Rocha viva. A Rocha é Ele próprio - Seu próprio corpo, quebrantado e ferido por nós. Contra a igreja edificada sobre este fundamento, não prevalecerão as portas do inferno.

Pedro expressara a verdade que é o fundamento da fé da igreja, e Jesus o honrou então como o representante do inteiro corpo de crentes. Disse: 

"Eu te darei as chaves do reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus." Mat. 16:19.

"As chaves do reino dos Céus" são as palavras de Cristo. Todas as palavras da Santa Escritura são dEle e acham-se aqui incluídas. Estas palavras têm poder para abrir e fechar os Céus. Declaram as condições sob que os homens são recebidos ou rejeitados. Assim, a obra dos que pregam a Palavra de Deus é um cheiro de vida para vida ou de morte para morte. Sua missão acha-se repleta de resultados eternos.

O Salvador não confiou a obra do evangelho a Pedro, individualmente. Noutra ocasião, mais tarde, repetindo as palavras dirigidas a Pedro, aplicou-as diretamente à igreja. E o mesmo, em essência, foi dito também aos doze como representantes do corpo de crentes. Se Jesus houvesse delegado qualquer autoridade especial a um dos discípulos, de preferência aos outros, não os encontraríamos tantas vezes questionando acerca de quem seria o maior. Ter-se-iam submetido ao desejo do Mestre e honrado aquele que Ele escolhera.

Em vez de apontar um para cabeça, Cristo disse aos discípulos: 

"Não queirais ser chamados Rabi"; "nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." Mat. 23:8 e 10.

"Cristo é a cabeça de todo varão." I Cor. 11:3. 

Deus, que pôs todas as coisas sob os pés do Salvador:

"Sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude dAquele que cumpre tudo em todos". Efés. 1:22 e 23.

A igreja é edificada tendo Cristo como seu fundamento; deve obedecer a Cristo como sua cabeça. Não tem de confiar em homem, ou ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus. O Salvador declara: "Todos vós sois irmãos." 

Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção. A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam se demonstrarão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo Sua eficiência. 

"Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço." Jer. 17:5. 

O Senhor "é a Rocha, cuja obra é perfeita". Deut. 32:4. 

"Bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam." Sal. 2:12.

Por fim, próprio Pedro falando da pedra:

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."

Atos 4:11

Concluindo:

- A pedra é Cristo, sólido e eterno fundamento da igreja e da salvação.

- A chave do reino dos céus é a Sua palavra, a palavra de Cristo.

- O julgamento de quem irá ao céu ou não, não cabe a homens, mas a uma decisão individual de aceitar ou não a oferta de salvação vindo do céu.

Crê nisto?

______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. O desejado de todas as nações. P. 413. 22ª ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2004.