quarta-feira, 13 de março de 2013

Apóstolo Pedro foi o fundamento da igreja?



Novo papa chegando. Isso nos traz na mente um questionamento, será que Pedro foi o primeiro Papa? Vamos a bíblia então. Pois, "Um verso vale mais do que a decisão de mil concílios." Agora, imagine uma porção deles.

 Diz a igreja que a autoridade papal está baseada em Mateus 16:18.

Vale a pena estudar o que Jesus quis dizer nesta passagem:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Mateus 16:18

Jesus continuou: 

"Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mat. 16:18.


- Pedro era a pedra?

- A igreja foi edificada sobre homem mortal e falível?

- Cabe a homens julgar quem vai ao céu, ou não?

A palavra Pedro significa pedra - uma pedra movediça. Pedro não era a rocha sobre que a igreja estava fundada. As portas do inferno prevaleceram contra ele quando negou seu Senhor com imprecações e juramentos.

A igreja foi edificada sobre Alguém contra o qual as portas do inferno não podiam prevalecer. Séculos antes do advento do Salvador, Moisés apontara à Rocha da Salvação de Israel. Deut. 32:4. O salmista cantara "a Rocha da minha fortaleza". Sal. 62:7. Isaías escrevera: "Assim diz o Senhor Jeová: Eis que Eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada." Isa. 28:16.

O próprio Pedro, escrevendo por inspiração, aplica essa profecia a Jesus. Diz ele:

"Se é que já provastes que o Senhor é benigno: e chegando-vos para Ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual." I Ped. 2:3-5.

"Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Cor. 3:11.

Sobre esta pedra", disse Jesus, "edificarei a Minha igreja." Mat. 16:18. Na presença de Deus e de todos os entes celestiais, em presença do invisível exército do inferno, Cristo fundou a Sua igreja sobre a Rocha viva. A Rocha é Ele próprio - Seu próprio corpo, quebrantado e ferido por nós. Contra a igreja edificada sobre este fundamento, não prevalecerão as portas do inferno.

Pedro expressara a verdade que é o fundamento da fé da igreja, e Jesus o honrou então como o representante do inteiro corpo de crentes. Disse: 

"Eu te darei as chaves do reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus." Mat. 16:19.

"As chaves do reino dos Céus" são as palavras de Cristo. Todas as palavras da Santa Escritura são dEle e acham-se aqui incluídas. Estas palavras têm poder para abrir e fechar os Céus. Declaram as condições sob que os homens são recebidos ou rejeitados. Assim, a obra dos que pregam a Palavra de Deus é um cheiro de vida para vida ou de morte para morte. Sua missão acha-se repleta de resultados eternos.

O Salvador não confiou a obra do evangelho a Pedro, individualmente. Noutra ocasião, mais tarde, repetindo as palavras dirigidas a Pedro, aplicou-as diretamente à igreja. E o mesmo, em essência, foi dito também aos doze como representantes do corpo de crentes. Se Jesus houvesse delegado qualquer autoridade especial a um dos discípulos, de preferência aos outros, não os encontraríamos tantas vezes questionando acerca de quem seria o maior. Ter-se-iam submetido ao desejo do Mestre e honrado aquele que Ele escolhera.

Em vez de apontar um para cabeça, Cristo disse aos discípulos: 

"Não queirais ser chamados Rabi"; "nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." Mat. 23:8 e 10.

"Cristo é a cabeça de todo varão." I Cor. 11:3. 

Deus, que pôs todas as coisas sob os pés do Salvador:

"Sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude dAquele que cumpre tudo em todos". Efés. 1:22 e 23.

A igreja é edificada tendo Cristo como seu fundamento; deve obedecer a Cristo como sua cabeça. Não tem de confiar em homem, ou ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus. O Salvador declara: "Todos vós sois irmãos." 

Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção. A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam se demonstrarão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo Sua eficiência. 

"Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço." Jer. 17:5. 

O Senhor "é a Rocha, cuja obra é perfeita". Deut. 32:4. 

"Bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam." Sal. 2:12.

Por fim, próprio Pedro falando da pedra:

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."

Atos 4:11

Concluindo:

- A pedra é Cristo, sólido e eterno fundamento da igreja e da salvação.

- A chave do reino dos céus é a Sua palavra, a palavra de Cristo.

- O julgamento de quem irá ao céu ou não, não cabe a homens, mas a uma decisão individual de aceitar ou não a oferta de salvação vindo do céu.

Crê nisto?

______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. O desejado de todas as nações. P. 413. 22ª ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário