quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Jesus, o médico dos pecadores



Na vida espiritual, é importante sabermos quem é Jesus, como é Seu caráter.. pois se o conhecermos melhor, a eternidade começará aqui.. Pois, "É um céu estar em Sua presença".  

Jesus, é aquele que sempre estará ao nosso lado..  Aquele que quer nos ver felizes e completos, e acima disso, quer nos ver salvos.. salvos do mal. 

Digo isso,  porque Jesus não olhou ao mundo de maneira indiferente ou distante.. Ele se misturou, sujou os pés com a poeira deste mundo, sentiu na pele o que é viver no mundo que Satanás sequestrou.

Da mesma forma, assim Ele faz também conosco. Anda conosco, se mistura em nossa vida. Pois como diz Paulo:

"Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." Hebreus 13:8

O ponto é, precisamos entender que, Jesus se mistura "apenas" com os pecadores. Um certo grupo de religiosos, não entenderam isso e questionaram a Cristo.. sua resposta foi curta e direta:

"Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento." Mateus 9:12

Vemos neste verso quem Cristo é. Ele é aquele que estará ao lado de quem precisa dEle.

Jesus se aproxima daqueles que sentem necessidade, que percebem que são falhos e querem algo melhor.

Todos nós já nos sentimos doentes um dia, e quanto não nos sentimos bem, a quem recorremos? A um médico. Mas se não estamos doentes fisicamente, que tipo de médico é esse que Cristo se refere no texto?

Todos nós estamos doentes espiritualmente, temos conceitos errados com relação a vida, temos preconceitos, barreiras que nós mesmos levantamos contra as outras pessoas, o egoísmo que não nos abandona, a falta de amor.. Juntando a tudo isso temos o fator pecado, que nos estraga o coração, nos faz desistir do bem e nos faz sentir separados de Deus.

O fato é: Todos somos profundamente doentes com o pecado. Estamos estragados e não há louvor nenhum a nenhum homem. Mas a grande questão é, o que fazer com relação a isso? Desistir ou procurar ajuda?

A boa notícia é: Cristo é "a ajuda", é o amigo dos pecadores.. Ele é o que Deus ofereceu e oferece para nós..

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele." João 3:17

Um ponto importante que precisamos frisar, Ele se senta com os pecadores para salvá-los.. não em pecado, mas do pecado.. já imaginou isso? Ele se misturava com o povo para perdoar-lhe as faltas e para fazê-los lembrarem-se que existe um Pai no céu, um Deus de amor que cuida do mundo (pessoas).

Nosso grande desafio é continuar a perseverar com Deus, perseverar firmes na confiança que Cristo quer o melhor para cada um de nós. O desafio é confiar que existe um Deus no céu que nos ama, e que estará ao nosso lado para vencer cada propensão ao mal, cada desafio da vida, cada pecado arraigado no coração.. pois Cristo é o amigo dos pecadores.

O caráter de Jesus é  perfeitamente ilustrado neste verso:

"E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra." Mateus 8:2 e 3

Muito além de qualquer outra coisa, Deus quer nos salvar..

A palavra diz que não precisam de médicos os sãos, mas os doentes. O grande médico da alma é Cristo Jesus que afasta todas as trevas deste mundo. Que torna a noite em dia, torna o mal em bem, que torna a tristeza em felicidade, que torna o ódio em amor. Jesus é o "Príncipe da paz". 

Se quisermos viver a vida Cristã de fato com toda a piedade, ou se queremos um "novo coração", vencer o mal que está em nós, podemos procurar a ajuda do mestre assim como o leproso e dizer: Senhor, se quiseres pode purificar-me de todo o pecado. E Jesus irá responder com uma calorosa resposta: Quero!!

O Senhor jamais rejeitará um pecador em busca de salvação. Jamais. Mesmo que, não somos nós que busquemos a Deus, é Ele quem nos procura e nos convence de nossa imensa necessidade. 

Se tivermos o desejo de ler mais a bíblia, de orar mais, de ter mais fé, de buscar o poder do Espírito Santo e de continuar nesta carreira com Cristo até que Ele volte, tenha a certeza, você "nunca" estará só. 

Os verdadeiros médicos por vocação, nunca abandonam o paciente até que ele esteja curado, da mesma forma, Cristo nunca abandonará os Seus até que estejam devidamente salvos e seguros ao Seu lado. Ele dará força aos que buscarem, dará sabedoria aos que pedirem e dará vida aos que quiserem.. 

"Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" 

"Quem intentará condenação? Quem nos condenará? Quem nos separará do amor de Cristo?!"

"É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus e também intercede por nós."  

"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." 

"Porque estou bem certo de que nem a morte, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." 

Paulo em Romanos 8:31 a 39

Crê nisso?



___________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário