terça-feira, 22 de outubro de 2013

Como tudo coopera para o bem?


"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito. Pois aqueles que dê antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28-29

          Essas poucas palavras do apóstolo Paulo são tão conhecidas quanto mal compreendidas. O senso comum cita o trecho como uma promessa que lembra clichês do tipo "quando Deus fecha uma porta, abre outra melhor", "Deus escreve certo por linhas tortas", ou ainda "Deus faz que coisas ruins se transformem em coisas boas".
 A maioria das pessoas acredita que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" quer dizer que "quando acontece alguma coisa ruim, é porque, secretamente, Deus está preparando algo muito melhor".
 Essas coisas podem até ser verdadeiras, mas passam longe do sentido pretendido pelo apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos cristãos de Roma. Na verdade, o que Paulo está dizendo é que todas as coisas cooperam para o bem das pessoas segundo o propósito de Deus. É qual é o propósito de Deus ao chamar essas pessoas? O propósito de Deus está muito claro na sequência do texto: "Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos.
 Paulo está afirmando que o propósito de Deus é nos transformar segundo a imagem de Jesus. Esse é o significado do discipulado. Seguir a Jesus é andar com Ele de tal maneira que na intimidade com Jesus sejamos transformados e nos tornemos iguais a Ele. Esse é o desejo de Deus para nós, esse é o propósito de Deus para nossa vida.
 Deus não quer que nossa vida seja mais confortável, e não está necessariamente ocupado em fazer que as circunstâncias e as situações de nossa vida se configurem para nossa satisfação, realização ou qualquer coisa que hoje chamamos de felicidade. O propósito de Deus é nossa transformação, cada ser humano conforme à imagem de Seu Filho Jesus. Deus quer ser Pai de uma família de muitos irmãos.

__________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
KIVITZ, E. Rene. Talmidin - O passo a passo de Jesus. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário