sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Porque guardar o sábado?



Você já se perguntou: porque guardar o sábado? 

Neste texto, gostaria de lhe dar uma simples reposta, e ela é: porque Deus pede. É simplesmente uma questão de fidelidade. 

Mas vamos entender isto de maneira mais bíblica, porque minhas palavras não valem nada, mas "um verso da bíblia vale mais do que a decisão de mil concílios."

Se você for pensar em alguma lógica para isso, você não vai encontrar. Quando digo que não tem lógica quero dizer que: guardar o sábado não vai necessariamente facilitar nossa vida na terra, não nos torna mais populares, não nos traz mais dinheiro, em outras palavras, "O que ganhamos em guardar o sábado?" De uma lógica humana 'não santificada', 'aparentemente' não ganhamos nada. 

Por isso que o primeiro ponto central de toda questão é: a fidelidade! Está é a maior lógica de guardar o sábado. 

Pense: 
"O verdadeiro teste de fidelidade acontece quando não há nenhum interesse pessoal envolvido." 

O sábado é um sinal da determinação de seguir a Cristo de maneira plena. Um sinal de rompimento com o mundo (sistema) e todos os seus costumes alheios a vontade de Deus. É uma clara mensagem de que: estou no mundo, mas não pertenço ao mundo. 

A mensagem mais clara do sábado é transmitir a quem eu pertenço. 

Pois como diz Romanos 6:16:

"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos?" Em outras palavras, suas ações mostram quem é seu Senhor, "o pecado para a morte ou a obediência para a justiça?" Romanos 6:16  

Porque o sábado então é sinal de reconhecimento de que pertenço ao Deus criador? 

Simples, a bíblia apresenta Deus como criador do mundo, logo, se reconheço o sábado estabelecido na criação, mostro claramente que Ele é meu Senhor:

"E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Gênesis 2:3

É também um lembrete do verdadeiro motivo de cultuar ao Deus revelado da Bíblia:

"A importância do sábado como memória da criação consiste em conservar sempre presente o verdadeiro motivo de se render culto a Deus" - porque Ele é o Criador, e nós as Suas criaturas.

"O sábado, portanto, está no fundamento mesmo do culto divino, pois ensina esta grande verdade da maneira mais impressionante, e nenhuma outra instituição faz isso. O verdadeiro fundamento para o culto divino, não meramente o daquele que se realiza no sétimo dia, mas de todo o culto, encontra-se na distinção entre o Criador e Suas criaturas. Este fato capital jamais poderá tornar-se obsoleto, e jamais deverá ser esquecido." 

A própria lei de Deus, os dez mandamentos, no quarto mandamento relembra e ordena a guarda do sábado, o sétimo dia, como reconhecimento de que Deus é o Criador:

"Lembra-te do dia de sábado para o santificar. O sétimo dia é sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho. Porque em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor o abençoou o dia de sábado e o santificou." 
Êxodo 20:6 a 11. 

Aqueles que obedecem este mandamento, reconhecem publicamente que as leis do céu valem mais do que as leis dos homens:
   
"Antes importa obedecer a Deus do que aos homens." Atos 5:29 

O sábado também é um sinal de quem adoramos:

"Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:7

Perceba o convite do verso em adorar Aquele que fez o Céu e a Terra, perceba a ênfase em reconhecer o Criador, o que aparece junto com o mandamento do sábado: "Lembra-te do sábado porque Deus fez o céus e a terra..."

Funciona também como um sinal de que Deus o santifica, o separa:

"E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.  Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus." Ezequiel 20:12 e 20

O sábado foi feito e dado para os homens, e não os homens para ele:

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Marcos 2:27

O verso nos faz entender que nos sábados é lícito proteger a vida, cuidar da família, adorar a Deus, mudar os pensamentos e ações, esquecer os problemas da vida, lembrar e cuidar dos interesses de Deus ao invés dos próprios interesses.

Podemos pensar, que, já que ele foi feito como presente para o homem, Deus não leva em consideração se guardamos ou não, pois eu posso recusar um presente, certo?! Errado!

O problema é que este pensamento não está de acordo com as escrituras. Muito mais do que um presente, ele é um presente-mandamento, sendo um mandamento, desconsidera-lo é pecar contra Deus.
Como diz João:

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei." I João 3:4

Pode parecer estranha a ideia de um presente-mandamento, mas, muito mais do que um presente, ele é um fundamento sólido, um referencial claro, uma proteção contra negligenciar a fé a Deus e se esquecer que Ele é o criador, ou seja, é imutável e não pode ser alterado. Agora, "porque?!" Podemos pensar, a reposta é clara, "porque Deus fez assim."   

Se violamos a letra do quarto mandamento para nosso próprio benefício, mesmo sendo o sábado um presente, tornamo-nos transgressores do sábado, e culpados de transgressão de todos os mandamentos; pois se pecamos em um ponto, somos culpados de todos. Como diz a bíblia:

"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." Thiago 2:10

Jesus também falou sobre a importância dos mandamentos:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:17 a 19

As palavras de Deus vão durar para sempre. São o referencial sólido e seguro, que nos impede de cairmos no poço sem fundo do pensamento pós-moderno que tudo é relativo. Com a luz da palavra de Deus, os referenciais não são relativos, mas sólidos e firmes, incluindo o sábado.

"Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua palavra no céu." Salmos 119:89

É claro que a lei nos dois versos anteriores de Thiago e a citação de Jesus não se limitam somente ao sábado, mas, a todo o conjunto de lei que Deus deu e espera de obediência dos homens, o que inclui também o sábado, porque o 4º mandamento faz parte da lei. 

Vamos pensar juntos: Deus permite roubar? Deus permite mentir? Deus permite adulterar? Para todas estas perguntas a resposta é um claro: NÃO.. a Sua lei revela o pecado e condena os transgressores. 

Mas o ponto é, se estes mandamentos são válidos, tornando proibido por Deus roubar e outras coisas mais, porque o quarto mandamento do sábado não é válido? 

Se escolhemos qual mandamento seguir, em quem está a autoridade, em nós ou em Deus? 

O mandamento que nós fazemos, ou o que Deus nos ensina?

Quando escolhemos quais mandamentos seguir, perde-se o referencial e proteção que a lei visa proporcionar, pois a porta de se fazer concessões estará sempre aberta no coração. Em outras palavras, escolho o que seguir conforme minha disponibilidade. 

É por isso que rejeitar um mandamento é como rejeitar toda a lei, porque a autoridade deixa de estar em Deus e passa para o homem que escolhe o que é certo e o que é errado. É a lei que eu faço, não a que Deus escreveu na pedra. Isto é se achar o dono da verdade.. a má notícia, é que quem se acha dono da verdade, um dia, será frustrado. Como diz a bíblia:

"Os malfeitores, serão exterminados. Os ímpios perecerão." Salmos 37:9 e 20 

Malfeitores no verso lido são os que não andam segundo os conselhos de Deus, sobre os ímpios a mesma coisa. Ser malfeitor/ímpio é andar longe de Deus fazendo sua própria vontade.

Mas, voltando ao sábado, podemos pensar, se Deus nos justifica de graça, porque tenho que guardar os mandamentos se eu não sou salvo por guardar a lei? Simples, Jesus nos diz:

"Se me amais, guardarei os meus mandamentos." João 14:15

"Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor." João 15:10

João diz claramente também:

"Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, nele não está a verdade." I João 2:4

"E aquele que guarda os Seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele." I João 3:24

Paulo diz em Hebreus citando o Antigo Testamento:

"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei." Hebreus 10:16

Este verso revela que, se Deus atua em nós, a Sua lei não nos será estranha. Uma frase interessante nos ajuda a compreender isto: "A lei é o mandamento escrito na pedra, a graça é o mandamento escrito no coração." Ambas abordagens de Deus visam a renovação do homem interior para ser restaurado a Sua imagem.

Pense comigo: 

O pecado é a transgressão da lei, logo, se sou salvo, já não vivo em transgressão, porque Jesus morreu para nos salvar de uma vida alienada de Deus, é impossível dizer que ama a Deus se sua atitude não corresponder.. no máximo é um sentimentalismo. As ações valem muito mais do que as palavras, revelando um relacionamento maduro com Deus ou não.

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu." I João 3:6

Crer apenas não adianta. É preciso ter uma fé viva. Ou, em outras palavras, entender e obedecer por que Deus diz. 

"Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Thiago 2:17 

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" I João 5:3 a 5

Se não tivermos uma ação pessoal em função do Espírito falando conosco, não há nada que Deus faça por nós, pois como Ele convida e não obriga, a decisão é nossa. Mas, uma advertência é clara: nossa fé ficará morta se negligenciarmos ouvir Sua voz e obedecê-lo.

Por isso diz a Biblia: 

"Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:7 e 8.

Como diz o verso, não endureça o coração àquilo que o Espírito lhe convence. É Ele que nos "Guia a TODA a verdade." João 16:13

"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." Thiago 1:22

"Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." Thiago 1:25

Agora, vamos falar um pouco sobre as bençãos do sábado.

Mesmo que não seja o foco dele (lembremos da questão da fidelidade que não é baseada por interesse), Deus promete uma benção especial aos que aceitam a Sua autoridade obedecendo aos Seus preceitos se abstendo da rotina da vida para um momento mais intenso ao Seu lado aos sábados. Esta é a benção: 

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse." Isaías 58:13 a 14. 

Aqui Deus promete bençãos espirituais que tem muito mais valor que todo o ouro da terra. A sua paz e a certeza de Seu favor, valem muito mais do que todas as riquezas terrestres. 

Falando agora de coisas que nos impedem de alcançar estas bençãos espirituais. Podemos pensar: "Se eu guardar o sábado, perderei o emprego." 

Nunca pense que a guarda do verdadeiro sábado resulte em fome, ou perda de matérias na faculdade, ou qualquer outro aparente prejuízo por obedecer a Deus. Este é um passo de fé em que Deus lhe garante algumas promessas:

"Guarda Meus mandamentos e vive..; O Senhor te guiará continuamente..; Te sustentarei.., porque a boca do Senhor o disse." [Prov. 7:2; Isaías 58:11 e 12; Isaías 58:14.]

Disse Davi em sua experiência de vida:

"Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." Salmos 37:25 

Lembre, Deus cuidará dos Seus. Apenas creia. Estas promessas constituem resposta suficiente para todas as desculpas que inventemos para recusarmos guardar o sábado. Mesmo que, depois de haver-se iniciado na guarda da lei de Deus, pareça impossível sustentar a família, ou passar na faculdade, compreenda toda alma vacilante que Deus prometeu cuidar dos que obedecem aos Seus mandamentos.

Por fim, por mais difícil que seja guardá-lo, o sábado se relaciona como marca distintiva do povo de Deus no final dos tempos, quando todas as coisas estiverem perto de se consumarem, quando Deus estiver perto de dar um fim ao problema do pecado:

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guarda os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12

"Felizes os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração." Salmos 119:2

Concluindo: 

Porque guardar o sábado então? Ampliamos esta resposta: Porque Deus pede. Mas, também, porque Deus nos justifica, porque Deus nos criou, porque Deus nos redimiu, porque Deus nos santifica. 

Crê nisto?


_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

domingo, 22 de setembro de 2013

A intercessão de Cristo


A obra de Jesus é em nosso favor, não contra nós. Sua intercessão é real.

Considerar a voz de Paulo após ser transformado pela graça intercedendo pelo escravo fugitivo Onésimo nos faz entender um 'pouquinho', pouquinho mesmo, de como Cristo intercede por nós, falhos pecadores:

"Se portanto, me consideras companheiro, recebe-o como se fosse a mim mesmo. E se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei." Filemon 18 e 19

É claro que Paulo reflete apenas 'palidamente' a intercessão de Cristo, mas, nos faz compreender um pouquinho a dimensão do amor de Cristo. Interceder por um fugitivo e pagar suas dívidas: de graça.. isto é "a graça". Espiritualmente, é animador saber que Jesus intercede por nós, que Ele é o nosso Advogado. "Aquele que nunca perdeu uma causa". 

João diz:

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." I João 2:1

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é Fiel  e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9

Paulo diz:

"Tendo pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas. Acheguemos-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus 4:14 a 16

"Porque Cristo não entrou  em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus." Hebreus 9:24

Imagine Jesus levantando as mãos e dizendo:

"Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante Mim." Isaías 49:15

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esqueço de ti." Isaías 49:16

Não devemos nos preocupar em olhar para nossas próprias falhas, imperfeições e fraquezas, ao invés disso, devemos nos preocupar em olhar para Aquele que é poderoso para salvar do pecado. Olhar para Aquele que intercede para nos conduzir a uma completa vitória!

"Olhai para Mim e sede salvos, vós, todos os limites da Terra, porque eu Sou Deus, e não há outro." Isaías 45:22

Crê nisto?


______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Liberdade!




Poucos de nós sabemos o que é ser verdadeiramente livres. Ou o que é de fato viver a liberdade cristã. Poucos também compreendem a amplitude de que: a obra de Jesus é em nosso favor, não contra nós.

Especialmente em matéria de religião, é preciso cuidar em pensar no "porque faço o que faço?" Estou agindo por liberdade no Espírito? Ou sigo regulamentos de homens que eu nem entendo porque estou fazendo isso..?

Mais sério do que isso, é achar que é livre e não é coisíssima nenhuma. Nunca deixou de ser escravo do pecado e acha que as "regras" da igreja não lhe agradam. O ponto é, não quero lhe induzir a rebeldia, muito pelo contrário, quero lhe mostrar o que é ser verdadeiramente livre.

A verdadeira liberdade nos conduz a um ponto só: a restauração da imagem de Deus em nossa vida.

Preste atenção neste texto:

A) "Assim como uma macieira não produz maçãs por decreto, mas porque esta é a sua natureza, o caráter de Cristo não pode ser produzido em seu povo por regras e regulamentos, ele tem de ser fruto do Espírito que está neles.

Especialmente nos primeiros tempos do seu ministério, Paulo parece ter ficado espantado com o espetáculo de cristãos que, em vez de usufruir da liberdade do Espírito, preferiam ser dirigidos por um código de regras.

Com sua própria experiência jubilosa de liberdade espiritual, ele não podia ficar contente, vendo seus convertidos andando por aí felizes como pessoas para quem "é mais confortável viver com regras do que com princípios."

Ele ansiava por vê-los entrar mais plenamente na liberdade que Cristo lhes proporcionara do que viver como os fariseus que o Talmude coloca na categoria de "Diga-me minhas obrigações e eu as cumprirei."

B) "A verdadeira religião não é uma questão de regras e regulamentos. Deus não trata as pessoas como um contador, mas as aceita livremente, quando respondem ao seu amor, e coloca o Espírito de Cristo no coração delas, para que possam mostrar aos outros o amor que receberam dele."

C) "Em Cristo, homens e mulheres atingiram a maior idade, como a nova natureza espiritual criada com Sua morte e vida de ressurreição. Deus não controla Seus filhos com rédeas, mas os chama para viver como seus filhos e filhas adultos responsáveis."

D) "Pessoas são mais importantes que coisas, princípios ou causas. Os princípios mais elevados e as melhores causas existem para as pessoas, sacrificar pessoas a elas é uma perversão da ordem correta. Defenda os princípios que defendem a vida. Isto inclui os princípios de Deus."

E) "Discriminação injusta com base em raça, religião, classe ou sexo é uma ofensa a Deus e também a humanidade."

F) "A lealdade a uma pessoa substitui a devoção a um código de leis, que são na verdade não um mero código mas um estilo de vida. Na bíblia e nos escritos de EGW, perfeição de caráter não é coisa negativa, mas positiva. Não se trata de algum pecado que evitamos, mas de uma qualidade de vida expressa dia a dia. Perfeição não é o que deixamos de fazer, como comer entre as refeições ou deixar de passaro dia assistindo TV, mas sim, o tornar-se semelhante ao Pai em amor sacrifical. Perfeição é tornar-se como Deus no caráter. Os atributos do estilo de vida não são o centro do caráter ou da perfeição cristã. São os meios que conduzem a um fim, e não um fim em si mesmo. O fim é ser como Deus em amor maduro."

Conecte estes textos com esta frase de Jesus:

- "Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." João 8:36

Considere a obra da redenção em nosso favor:

 - O Espírito agindo em nós:

"Seu Espírito desenvolverá no homem tudo quanto enobreça o caráter e dignifique a natureza. Ele edificará o homem para a glória de Deus, tanto no corpo, como na alma e no espírito."

 - A importância da entrega a Deus:

"Toda alma que recusa entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. Não lhe é permitido ver a beleza da verdade, pois sua mente se encontra sob o poder de Satanás. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado para a alma. "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." "A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus" nos liberta "da lei do pecado e da morte." Rom. 8:2."

 - A liberdade que Deus quer nos dar:

"Não há constrangimento na obra da redenção. Não se exerce nenhuma força externa. Sob a influência do Espírito de Deus, o homem é deixado livre para escolher a quem há de servir. Na mudança que se opera quando a alma se entrega a Cristo, há o mais alto senso de liberdade. A expulsão do pecado é ato da própria alma. Na verdade, não possuímos capacidade para livrar-nos do poder de Satanás; mas quando desejamos ser libertos do pecado e, em nossa grande necessidade, clamamos por um poder fora de nós e a nós superior, as faculdades da alma são revestidas da divina energia do Espírito Santo, e obedecem aos ditames da vontade no cumprir o querer de Deus."

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" Romanos 6:16

 - A única opção:

"A única condição em que é possível o libertamento do homem, é tornar-se ele um com Cristo. "A verdade vos libertará" (João 8:32); e Cristo é a verdade. O pecado só pode triunfar, enfraquecendo a mente e destruindo a liberdade da alma. A sujeição a Deus é restauração do próprio ser - da verdadeira glória e dignidade do homem. A lei divina, à qual somos postos em sujeição, é a "lei da liberdade". Tia. 2:12."

Concluindo:

A verdadeira liberdade produz a redenção no homem. Ser senhor de si mesmo, mas por convicção da verdade, sujeitar-se a verdade de Deus. Em outras palavras, ser livre, é obedecer a Deus por fidelidade a uma pessoa, não há um conjunto de regras.

Pense na vida de Paulo, ninguém era mais livre do que ele. A luz do conhecimento de Deus operou sua libertação. Seu zelo pela lei e regulamentos o fez matar pessoas, mas a liberdade em Cristo fez com que ele se fizesse "escravo dos outros", "servo de todos", "se considerava o pior dos pecadores".

A liberdade é transformadora. A liberdade é limitada pelo amor.

Eu quero a liberdade, e você?

Crê nisso?

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os sonhos de Deus

Por Akiane Kramarik - "Príncipe da paz"



Imagine a cena, Deus olha para Seus filhos na Terra e começa a pensar sobre Eles:

- Será que Meus filhos sabem o sonhos que tenho para eles?

"Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8 e 9

Sobre isso que gostaria de falar: os Sonhos de Deus.

Os sonhos de Deus para nós são muito maiores que nossas maiores ambições e realizações.

Enquanto Abraão queria apenas ter 'um' filho, o Senhor queria lhe dar uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu.

Enquanto o povo de Israel apenas queria o caminho mais curto para Canaã, o Senhor queria abrir o mar na frente de seus olhos, fazer chover maná do céu, cobri-los com uma nuvem de dia e aquecê-los com o fogo de noite.

Enquanto José apenas queria voltar do Egito para casa, o Senhor queria fazer dele o governador do maior império da época.

Enquanto Daniel apenas quis ser fiel a Deus em sua alimentação, o Senhor queria fazer dele o mais sábio príncipe da Babilônia.

Enquanto Salomão apenas queria sabedoria para governar justamente, o Senhor quis lhe dar também domínio, riqueza, honras e fazer dele o homem mais sábio do mundo.

Enquanto Lutero apenas queria alcançar a paz de espírito, o Senhor quis fazer dele um marco na história da reforma em benefício do mundo inteiro.

Enquanto nos contentamos com esta vida passageira, Deus sonha o dia em que seremos imortais.

Lembre, estes homens foram heróis e alcançaram os ideais de Deus porque tomaram decisões de fé baseados nas revelações que Deus lhes havia dado.

Neste sentido, os planos de Deus são infinitamente superiores aos nossos.

Uma pergunta:

O que fez com que estas pessoas reais alcançassem o sonho de Deus para elas?

Melhor: o que falta para que os sonhos de Deus alcancem nossa vida?

Simples: uma decisão.

Diz o Senhor:

“Porque aos que me honram honrarei.” I Samuel 2:30

Como estes homens alcançaram os sonhos de Deus? Através de suas decisões.

Abraão  decidiu obedecer ao Senhor, andou pela fé. Ele creu para poder ver.

“Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça”. Gênesis 15:6

“E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa”. Hebreus 6:15

Abraão entendeu que a paciência, obediência e fé precedem o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor honrou Sua obediência, fazendo nascer de sua numerosa descendência o Redentor do mundo, o Filho de Deus. 


O povo de Israel  decidiu se submeter a direção divina.

Deus honrou sua fé, fazendo deles um povo escolhido para revelar o Deus vivo do céu.

“Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém”. Isaías 2:3 


José decidiu firmemente em seu coração que seria fiel a Deus, mesmo em país pagão.

Seu princípio o  habilitou a ser um instrumento de Deus na manutenção da vida do povo escolhido pelo Céu. Deus o honrou sendo com Ele, fazendo-o ser o governador do Egito.

“O Senhor era com José”. Gênesis 39:2,3 e 23


Daniel decidiu que sua adoração a Deus não era negociável pelas circunstâncias. Buscou integridade espiritual mesmo em um país pagão.

Sua fidelidade o capacitou a ser um instrumento mais eficaz nas mãos de Deus, fazendo-o alguém confiável para receber tão poderosas revelações de Deus tais como as profecias relativas à história e ao fim do mundo.

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei”. Daniel 1:8

“Três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”. Daniel 6:10


Salomão pediu bênçãos a Deus visando abençoar aos outros.

Em sua juventude, Salomão se voltou para Deus em busca de guia, e nEle confiou, e Deus atentou para ele e lhe deu sabedoria que assombrou o mundo. Seu poder e sabedoria foram exaltados por toda a Terra.



Lutero escolheu estudar sua bíblia.

Deus o honrou lhe dando muito mais entendimento, fazendo com que suas ideias abalassem a história da igreja. 


Estas e tantas outras pessoas aceitaram os sonhos de Deus para sua vida.

Pense por um momento,  o quanto Deus fez pelo mundo através delas. Pessoas reais, que foram instrumentos nas mãos de Deus para a redenção do mundo.

“A tais homens, tanto no Egito como em Babilônia, a nação toda honrou; e neles, um povo pagão, assim como todas as nações com que entretiveram relações, contemplaram uma ilustração da bondade e beneficência de Deus, uma imagem do amor de Cristo”. {Educação, p. 56 e 57}

Todos aqueles em cujo coração Cristo habita, cada um que mostre Seu amor ao mundo, é um cooperador de Deus, para bênção da humanidade. À medida que recebe do Salvador graça para reparti-la com outros, de seu próprio ser fluem torrentes de vida espiritual”. {Atos dos Apóstolos, p.13}

E nós? Alcançaremos os sonhos de Deus para nossa vida? Qual é nossa decisão?

“Deus anseia que Lhe estendamos as mãos pela fé. Anseia que esperemos grandes coisas dEle”. {Parábolas de Jesus, pág. 146}

“A cada um que submete sua vontade à vontade do Infinito, para ser conduzido e ensinado por Deus, é prometido um constante desenvolvimento das coisas espirituais. Deus não estabelece limite algum para o avanço daqueles que são "cheios do conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual". Col. 1:9.”  {Review and Herald, 4 de outubro de 1906}

Todos estes personagens bíblicos, não podiam discernir os porquês e razões daquilo que entendiam ser a vontade de Deus, mas, uma coisa eles deviam saber:

Deus não tem mediocridade de propósitos, Ele não pensa pequeno. Muito pelo contrário,
Seus planos são altos demais para entendermos... Agora!

“Porque aos que me honram honrarei.” I Samuel 2:30

Que nossas palavras sejam como as de Davi:

"Que preciosos para mim, ó Deus, são os Teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia, contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim". Salmos 139:17 e 18

Podemos confiar?



________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

O amor de Deus

"Pale Blue" - Voyager 1990

"O que é o homem para que dele te lembres?" Salmos 8:4

Você já havia visto esta foto acima? Olhe bem para o pontinho. Somos nós.. ou melhor, toda a humanidade. Isso é a Terra, vista a 6,4 Bilhões de kms no espaço pela sonda Voyager.

Sonda Voyager - NASA

Localização da Sonda Voyager no Sistema Solar no momento da foto - NASA


No dia 14 de fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando a Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.

Retrato do Sistema Solar feito pela Voyager a 6 bilhões de Kms

Olhe para a foto e reflita na insignificância do nosso planeta..

Planeta Terra - "Pale Blue" Voyager 1990

Neste pontinho azul aconteceu toda a história da humanidade, todos os triunfos e tragédias, a queda do homem, todas as guerras, toda a fome, todos os "grandes avanços".

Neste pontinho, que é o nosso único lar, no meio da imensidão do universo, Deus resolveu habitar entre nós.

Foto do Universo com milhares de Galáxias

Você compreenderá melhor a insignificância do "pontinho" e a imensidão do Cosmos se pensar que, segundo especialistas, o Universo possui 1 trilhão de galáxias contendo em média 100 bilhões de estrelas cada galáxia. Lembrando também que, se viajássemos na velocidade da luz, 300 mil Km/s, levaríamos 100 mil anos para alcançar a outra ponta de nossa própria galáxia, a Via Láctea, ou levaríamos 14 bilhões de anos para alcançarmos o limite de nossa visão do Universo. 

Não é atoa que Davi, inspirado por Deus, disse: " Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites?" Salmos 8:3 e 4 

Neste pontinho, por um período de tempo Deus caminhou entre nós. Neste pontinho no meio da imensidão da criação Deus entregou Sua vida. Neste pontinho azul, podemos enxergar nossa extrema insignificância diante do universo, contrastando, com o valor infinito que Deus deu a vida humana.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:10 e 11

Neste pontinho, por menor que ele pareça, habitam seres humanos.. seres que não se dão conta do tamanho da oferta que o céu ofereceu. Habitam homens e mulheres que não sabem o valor que suas vidas tem para Deus, um valor eterno, um preço tão alto.. custou caro, muito caro.

"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." I Pedro 1:18 e 19

Deus em Sua plenitude e suficiência visitou os homens, nesse "pontinho".

João Batista afirmou:

"Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca." João 1:27

" Eu o vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus." João 1:34

Nesse pontinho Ele considera você como uma criatura individual, singular, única. Ao ver a imagem da Terra nós podemos ver apenas um ponto a mais no universo, mas para Deus, Ele vê um planeta habitado por Suas criaturas e pensa: "Ali está o meu tesouro mais precioso", ali está você... Deus se lembrou de nós. Deus olhou para esse pontinho e abandonou tudo para nos ter com Ele simplesmente porque nos ama com um amor mais forte do que a morte.

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esqueço de ti." Isaías 49:16

Deus não vê multidões, Ele vê pessoas.

Mais uma vez fica provado que "a sabedoria de Deus é loucura para os homens", principalmente com a declaração mais "irracional" de todas as eras feita por Deus: "Com amor eterno te amei" Jeremias 31:3. Amar você e eu, neste pontinho... já pensou?

Um dia, naquele último dia deste "pontinho" como o conhecemos, o dia em que todas as coisas alcançarem o fim, a maior condenação não será ocasionada pelo mal feito, nem pelas atrocidades e desgraças feitas pela humanidade, mas sim pela rejeição de tão grande amor, de tão grande sacrifício, de tão grande valor que Deus deu a você.

A maior interrogação será sobre o porque da rejeição do evangelho de Deus, que para alguns soou como loucura, mais que para outros soou como água ao sedento:

"Porque Deus amou o mundo (este pontinho) de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha vida eterna". João 3:16

Eu me pergunto também, o que somos nós para que Deus nos ame?

Um pontinho, um pequenino mundo habitado por pequenos homens, mas palco do imenso amor, inexplicável amor..

Se esse amor não nos constranger, não há nada mais em todo o Universo que o possa fazer..

Ellen White escreve:

"Na contemplação de Cristo demoramo-nos na praia de um amor sem limites. Procuramos falar deste amor, e a linguagem falha. Consideramos Sua vida sobre a Terra, Seu sacrifício por nós, Sua obra no Céu como nosso Advogado e as mansões que Ele está preparando para os que O amam; e não podemos mais que exclamar: Ó altura e profundidade do amor de Cristo! "Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou Seu Filho em propiciação pelos nossos pecados." I João 4:10. {Atos dos Apóstolos, p. 334}

Crê nisso?

_______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WIKIPEDIA. Pálido ponto azul. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1lido_Ponto_Azul Acesso em: 21/08/2013 
WIKIPEDIA. Pale blue dot. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Pale_Blue_Dot Acesso em 06/11/2013

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O maior milagre



Toda vez que uma pessoa se converte e aprende a amar a Deus, cumpre-se a promessa por Ele feita:

"E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo." Ezequiel 36:26

A mudança do coração humano, a transformação do caráter, é um milagre que revela um Salvador sempre vivo, trabalhando para salvar pessoas.

Alguns esperam sinais especiais ou milagres da parte de Deus para escolherem obedecê-Lo, mas isto não nos é dado porque Deus não quer nos alimentar a presunção da dúvida.

Deus espera nossa resposta de fé com base na evidência de Seu Espírito nos falando através de Sua palavra.

"Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém de dentre os mortos." Lucas 16:31

A Sua palavra iluminada pelo Espírito é suficiente para nos constranger no caminho correto. O único "sinal" dado por Deus é Sua voz nos falando: "Este é o caminho, andai nele".

Uma vida coerente em Cristo.. este sim é o verdadeiro milagre. Buscar ter um caráter igual ao de Deus.. isso é milagre.

Este é o alvo de todo o trabalho do céu em nosso favor: A nossa conversão, a renuncia dos maus caminhos e a busca da verdadeira justiça de Deus.

"Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas." II Coríntios 5:17

Crê nisto?

_______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

sábado, 22 de junho de 2013

A Divindade de Cristo




O que Significa o nome Emanuel? Mateus 1:23
R: Emanuel significa Deus conosco.

     O que João diz sobre a divindade de Jesus? João 1:1,14  
R:O verbo era Deus e o Verbo (Jesus) Se fez carne.

     O que Jesus nos revelou em João 17:5,24?
R: Jesus existia com o Pai antes da fundação do mundo.

     Jesus declarou que antes de Abraão Ele...? João 8:58
R: Jesus declarou Sua preexistência: o “Eu Sou” existiu antes de Abraão.

     Quando Deus se identificava ao povo de Israel, qual nome dava a Si mesmo? Êxodo 3:14
R: Se chamava“Eu Sou”, este é um dos nomes de Deus.

      Neste verso, o que Jesus está fazendo? Lucas 5:20-24
R: Jesus perdoou pecados; somente Deus pode fazer isso.

     Qual foi a declaração de Tomé ao contemplar o Senhor ressuscitado?
João 20:28
R: Tomé testemunhou de Jesus e disse que Cristo era Senhor e Deus.

     Como Deus Pai chamou a Jesus? Hebreus 1:5-9
R: O Pai chamou de Deus o Seu Filho.

     Nas profecias messiânicas, Isaías diz que Jesus é...? Isaías 9:6
R: “Deus forte, Pai da eternidade”.

     Nas profecias messiânicas, Miqueias diz que Cristo existiu desde..? Miqueias 5:2
R: Cristo existe desde os dias da eternidade.

     Como Cristo Jesus é descrito por Paulo? I Timóteo 6:15, 16
R: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Soberano, Imortal.

Como Jesus falou de Si mesmo para João? Apocalipse 1:17, 18
R: Jesus disse que é o primeiro e o último, aquele que Vive e que tem as chaves da morte e do inferno.

     O que Paulo fala que Cristo fez? Filipenses 2:5-12
R: Mesmo Jesus sendo Deus Ele voluntariamente entregou Seus privilégios divinos, assumindo forma de servo para ser nosso Salvador.

Diz uma escritora Cristã sobre a divindade de Cristo:

"Através de todas as páginas da história sagrada, nas quais o trato de Deus com Seu povo escolhido se acha registrado, há indícios frisantes do grande EU SOU. Nunca deu Ele aos filhos dos homens manifestações mais claras de Seu poder e glória do que quando foi reconhecido como o único governador de Israel, e deu a lei a Seu povo. Ali estava um cetro empunhado por mão não humana; e as majestosas saídas do Rei invisível de Israel eram indescritivelmente grandiosas e terríveis.

Em todas estas revelações da presença divina, a glória de Deus se manifestava por meio de Cristo. Não somente por ocasião do advento do Salvador, mas através de todos os séculos após a queda e promessa de redenção, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo". II Cor. 5:19. 

Cristo era o fundamento e centro do sistema sacrifical, tanto da era patriarcal como da judaica. Desde o pecado de nossos primeiros pais, não tem havido comunicação direta entre Deus e o homem. O Pai entregou o mundo nas mãos de Cristo, para que por Sua obra mediadora remisse o homem, e reivindicasse a autoridade e santidade da lei de Deus. 

Toda a comunhão entre o Céu e a raça decaída tem sido por meio de Cristo. Foi o Filho de Deus que fez a nossos primeiros pais a promessa de redenção. Foi Ele que Se revelou aos patriarcas. Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Moisés compreenderam o evangelho. Esperavam a salvação por meio do Substituto e Fiador do homem. Esses santos homens da antiguidade entretinham comunhão com o Salvador que viria ao nosso mundo em carne humana; e alguns falaram com Cristo e os anjos celestiais, face a face.

Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto - o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, ia diante das hostes - mas foi também Ele que deu a Israel a lei. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra.

Ainda mais: Cristo é chamado o Verbo de Deus. João 1:1-3. É assim chamado porque Deus deu Suas revelações ao homem em todos os tempos por meio de Cristo. Foi o Seu Espírito que inspirou os profetas. I Ped. 1:10 e 11. Ele lhes foi revelado como o Anjo de Jeová, o Capitão do exército do Senhor, o Arcanjo Miguel. Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas "profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir". I Ped. 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Antigo Testamento. "O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia."Apoc. 19:10.

Em Seus ensinos, enquanto Se achava pessoalmente entre os homens, Jesus encaminhava a mente do povo para o Antigo Testamento. Disse Ele aos judeus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam." João 5:39. Nesse tempo os livros do Antigo Testamento eram a única parte da Bíblia que existia. Outra vez declarou o Filho de Deus: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." E acrescentou: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Luc. 16:29 e 31.

A lei cerimonial foi dada por Cristo. Mesmo depois que ela não mais devia ser observada, Paulo apresentou-a aos judeus em sua verdadeira posição e valor, mostrando o seu lugar no plano da redenção e sua relação para com a obra de Cristo; e o grande apóstolo declara gloriosa esta lei, digna de seu divino Originador. O serviço solene do santuário tipificava as grandiosas verdades que seriam reveladas durante gerações sucessivas. A nuvem de incenso que ascendia com as orações de Israel, representa a Sua justiça que unicamente pode tornar aceitável a Deus a oração do pecador; a vítima sangrenta sobre o altar do sacrifício, dava testemunho de um Redentor vindouro; e do santo dos santos resplandecia o sinal visível da presença divina.

Assim, através de séculos e séculos de trevas e apostasia, a fé se conservou viva no coração dos homens até chegar o tempo para o advento do Messias prometido.

Jesus era a luz de Seu povo - a luz do mundo - antes que viesse à Terra sob a forma humana. O primeiro raio de luz a penetrar a sombra em que o pecado envolveu o mundo, veio de Cristo. E dEle tem vindo todo raio da luz celestial que tem incidido sobre os habitantes da Terra. No plano da redenção, Cristo é o Alfa e o Ômega - o Primeiro e o Derradeiro.

Desde que o Salvador verteu Seu sangue para a remissão dos pecados, e subiu ao Céu para "comparecer por nós perante a face de Deus" (Heb. 9:24), tem estado a fluir luz da cruz do Calvário e dos lugares santos do santuário celestial."

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a Si mesmo em preço de redenção por todos. I Tim. 2:5 e 6.

Este é o nosso Salvador, Mediador entre o céu e a terra, Aquele que deu Sua vida por nossa redenção,

Crê nEle?

______________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Patriarcas e Profetas. 16º ed. P. 366-367. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2006.
FINLEY, Mark. Estudos bíblicos preparados pelo pastor Mark Finely - Divindade de Cristo. Bíblia do Pastor Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.