sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Liberdade!




Poucos de nós sabemos o que é ser verdadeiramente livres. Ou o que é de fato viver a liberdade cristã. Poucos também compreendem a amplitude de que: a obra de Jesus é em nosso favor, não contra nós.

Especialmente em matéria de religião, é preciso cuidar em pensar no "porque faço o que faço?" Estou agindo por liberdade no Espírito? Ou sigo regulamentos de homens que eu nem entendo porque estou fazendo isso..?

Mais sério do que isso, é achar que é livre e não é coisíssima nenhuma. Nunca deixou de ser escravo do pecado e acha que as "regras" da igreja não lhe agradam. O ponto é, não quero lhe induzir a rebeldia, muito pelo contrário, quero lhe mostrar o que é ser verdadeiramente livre.

A verdadeira liberdade nos conduz a um ponto só: a restauração da imagem de Deus em nossa vida.

Preste atenção neste texto:

A) "Assim como uma macieira não produz maçãs por decreto, mas porque esta é a sua natureza, o caráter de Cristo não pode ser produzido em seu povo por regras e regulamentos, ele tem de ser fruto do Espírito que está neles.

Especialmente nos primeiros tempos do seu ministério, Paulo parece ter ficado espantado com o espetáculo de cristãos que, em vez de usufruir da liberdade do Espírito, preferiam ser dirigidos por um código de regras.

Com sua própria experiência jubilosa de liberdade espiritual, ele não podia ficar contente, vendo seus convertidos andando por aí felizes como pessoas para quem "é mais confortável viver com regras do que com princípios."

Ele ansiava por vê-los entrar mais plenamente na liberdade que Cristo lhes proporcionara do que viver como os fariseus que o Talmude coloca na categoria de "Diga-me minhas obrigações e eu as cumprirei."

B) "A verdadeira religião não é uma questão de regras e regulamentos. Deus não trata as pessoas como um contador, mas as aceita livremente, quando respondem ao seu amor, e coloca o Espírito de Cristo no coração delas, para que possam mostrar aos outros o amor que receberam dele."

C) "Em Cristo, homens e mulheres atingiram a maior idade, como a nova natureza espiritual criada com Sua morte e vida de ressurreição. Deus não controla Seus filhos com rédeas, mas os chama para viver como seus filhos e filhas adultos responsáveis."

D) "Pessoas são mais importantes que coisas, princípios ou causas. Os princípios mais elevados e as melhores causas existem para as pessoas, sacrificar pessoas a elas é uma perversão da ordem correta. Defenda os princípios que defendem a vida. Isto inclui os princípios de Deus."

E) "Discriminação injusta com base em raça, religião, classe ou sexo é uma ofensa a Deus e também a humanidade."

F) "A lealdade a uma pessoa substitui a devoção a um código de leis, que são na verdade não um mero código mas um estilo de vida. Na bíblia e nos escritos de EGW, perfeição de caráter não é coisa negativa, mas positiva. Não se trata de algum pecado que evitamos, mas de uma qualidade de vida expressa dia a dia. Perfeição não é o que deixamos de fazer, como comer entre as refeições ou deixar de passaro dia assistindo TV, mas sim, o tornar-se semelhante ao Pai em amor sacrifical. Perfeição é tornar-se como Deus no caráter. Os atributos do estilo de vida não são o centro do caráter ou da perfeição cristã. São os meios que conduzem a um fim, e não um fim em si mesmo. O fim é ser como Deus em amor maduro."

Conecte estes textos com esta frase de Jesus:

- "Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." João 8:36

Considere a obra da redenção em nosso favor:

 - O Espírito agindo em nós:

"Seu Espírito desenvolverá no homem tudo quanto enobreça o caráter e dignifique a natureza. Ele edificará o homem para a glória de Deus, tanto no corpo, como na alma e no espírito."

 - A importância da entrega a Deus:

"Toda alma que recusa entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. Não lhe é permitido ver a beleza da verdade, pois sua mente se encontra sob o poder de Satanás. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado para a alma. "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." "A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus" nos liberta "da lei do pecado e da morte." Rom. 8:2."

 - A liberdade que Deus quer nos dar:

"Não há constrangimento na obra da redenção. Não se exerce nenhuma força externa. Sob a influência do Espírito de Deus, o homem é deixado livre para escolher a quem há de servir. Na mudança que se opera quando a alma se entrega a Cristo, há o mais alto senso de liberdade. A expulsão do pecado é ato da própria alma. Na verdade, não possuímos capacidade para livrar-nos do poder de Satanás; mas quando desejamos ser libertos do pecado e, em nossa grande necessidade, clamamos por um poder fora de nós e a nós superior, as faculdades da alma são revestidas da divina energia do Espírito Santo, e obedecem aos ditames da vontade no cumprir o querer de Deus."

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" Romanos 6:16

 - A única opção:

"A única condição em que é possível o libertamento do homem, é tornar-se ele um com Cristo. "A verdade vos libertará" (João 8:32); e Cristo é a verdade. O pecado só pode triunfar, enfraquecendo a mente e destruindo a liberdade da alma. A sujeição a Deus é restauração do próprio ser - da verdadeira glória e dignidade do homem. A lei divina, à qual somos postos em sujeição, é a "lei da liberdade". Tia. 2:12."

Concluindo:

A verdadeira liberdade produz a redenção no homem. Ser senhor de si mesmo, mas por convicção da verdade, sujeitar-se a verdade de Deus. Em outras palavras, ser livre, é obedecer a Deus por fidelidade a uma pessoa, não há um conjunto de regras.

Pense na vida de Paulo, ninguém era mais livre do que ele. A luz do conhecimento de Deus operou sua libertação. Seu zelo pela lei e regulamentos o fez matar pessoas, mas a liberdade em Cristo fez com que ele se fizesse "escravo dos outros", "servo de todos", "se considerava o pior dos pecadores".

A liberdade é transformadora. A liberdade é limitada pelo amor.

Eu quero a liberdade, e você?

Crê nisso?

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário