segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O amor de Deus

"Pale Blue" - Voyager 1990

"O que é o homem para que dele te lembres?" Salmos 8:4

Você já havia visto esta foto acima? Olhe bem para o pontinho. Somos nós.. ou melhor, toda a humanidade. Isso é a Terra, vista a 6,4 Bilhões de kms no espaço pela sonda Voyager.

Sonda Voyager - NASA

Localização da Sonda Voyager no Sistema Solar no momento da foto - NASA


No dia 14 de fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando a Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.

Retrato do Sistema Solar feito pela Voyager a 6 bilhões de Kms

Olhe para a foto e reflita na insignificância do nosso planeta..

Planeta Terra - "Pale Blue" Voyager 1990

Neste pontinho azul aconteceu toda a história da humanidade, todos os triunfos e tragédias, a queda do homem, todas as guerras, toda a fome, todos os "grandes avanços".

Neste pontinho, que é o nosso único lar, no meio da imensidão do universo, Deus resolveu habitar entre nós.

Foto do Universo com milhares de Galáxias

Você compreenderá melhor a insignificância do "pontinho" e a imensidão do Cosmos se pensar que, segundo especialistas, o Universo possui 1 trilhão de galáxias contendo em média 100 bilhões de estrelas cada galáxia. Lembrando também que, se viajássemos na velocidade da luz, 300 mil Km/s, levaríamos 100 mil anos para alcançar a outra ponta de nossa própria galáxia, a Via Láctea, ou levaríamos 14 bilhões de anos para alcançarmos o limite de nossa visão do Universo. 

Não é atoa que Davi, inspirado por Deus, disse: " Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites?" Salmos 8:3 e 4 

Neste pontinho, por um período de tempo Deus caminhou entre nós. Neste pontinho no meio da imensidão da criação Deus entregou Sua vida. Neste pontinho azul, podemos enxergar nossa extrema insignificância diante do universo, contrastando, com o valor infinito que Deus deu a vida humana.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:10 e 11

Neste pontinho, por menor que ele pareça, habitam seres humanos.. seres que não se dão conta do tamanho da oferta que o céu ofereceu. Habitam homens e mulheres que não sabem o valor que suas vidas tem para Deus, um valor eterno, um preço tão alto.. custou caro, muito caro.

"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." I Pedro 1:18 e 19

Deus em Sua plenitude e suficiência visitou os homens, nesse "pontinho".

João Batista afirmou:

"Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca." João 1:27

" Eu o vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus." João 1:34

Nesse pontinho Ele considera você como uma criatura individual, singular, única. Ao ver a imagem da Terra nós podemos ver apenas um ponto a mais no universo, mas para Deus, Ele vê um planeta habitado por Suas criaturas e pensa: "Ali está o meu tesouro mais precioso", ali está você... Deus se lembrou de nós. Deus olhou para esse pontinho e abandonou tudo para nos ter com Ele simplesmente porque nos ama com um amor mais forte do que a morte.

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esqueço de ti." Isaías 49:16

Deus não vê multidões, Ele vê pessoas.

Mais uma vez fica provado que "a sabedoria de Deus é loucura para os homens", principalmente com a declaração mais "irracional" de todas as eras feita por Deus: "Com amor eterno te amei" Jeremias 31:3. Amar você e eu, neste pontinho... já pensou?

Um dia, naquele último dia deste "pontinho" como o conhecemos, o dia em que todas as coisas alcançarem o fim, a maior condenação não será ocasionada pelo mal feito, nem pelas atrocidades e desgraças feitas pela humanidade, mas sim pela rejeição de tão grande amor, de tão grande sacrifício, de tão grande valor que Deus deu a você.

A maior interrogação será sobre o porque da rejeição do evangelho de Deus, que para alguns soou como loucura, mais que para outros soou como água ao sedento:

"Porque Deus amou o mundo (este pontinho) de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha vida eterna". João 3:16

Eu me pergunto também, o que somos nós para que Deus nos ame?

Um pontinho, um pequenino mundo habitado por pequenos homens, mas palco do imenso amor, inexplicável amor..

Se esse amor não nos constranger, não há nada mais em todo o Universo que o possa fazer..

Ellen White escreve:

"Na contemplação de Cristo demoramo-nos na praia de um amor sem limites. Procuramos falar deste amor, e a linguagem falha. Consideramos Sua vida sobre a Terra, Seu sacrifício por nós, Sua obra no Céu como nosso Advogado e as mansões que Ele está preparando para os que O amam; e não podemos mais que exclamar: Ó altura e profundidade do amor de Cristo! "Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou Seu Filho em propiciação pelos nossos pecados." I João 4:10. {Atos dos Apóstolos, p. 334}

Crê nisso?

_______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WIKIPEDIA. Pálido ponto azul. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1lido_Ponto_Azul Acesso em: 21/08/2013 
WIKIPEDIA. Pale blue dot. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Pale_Blue_Dot Acesso em 06/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário