sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A ira de Deus - Compreendendo melhor o evangelho

Dilúvio

A graça e juízo andam de mãos dadas. Se não houvesse juízo, para que graça? Pregar a ira de Deus exibe do modo mais resplandecente a sua graciosa misericórdia para com os pecadores. A Palavra de Deus é uma espada afiada de dois gumes, que suaviza e endurece, conforta e aflige, salva e condena.

Por que a pregação da ira divina é tão necessária? O caráter santo de Deus a exige. Uma parte essencial da perfeição moral de Deus é o seu ódio pelo pecado. A.W. Pink assevera: “A ira de Deus é a santidade de Deus incitada a agir contra o pecado”. 

Deus é um “fogo consumidor” (Hebreus 12.29) que “sente indignação todos os dias” (Salmo 7.11) contra os ímpios. Deus “odeia a iniqüidade” (45.7) e se enfurece contra tudo o que é contrário ao seu perfeito caráter. Ele irá, portanto, destruir (5.6) os pecadores no Dia do Juízo.

Porque Deus é santo, ele está separado de todo pecado e, por conseguinte, em oposição a todo pecador. Porque Deus é amor, ele se deleita na pureza e, por necessidade, odeia tudo aquilo que é profano. Porque Deus é justo, ele deve castigar o pecado que viola a sua santidade.

O apóstolo Paulo advertia os descrentes do Deus que aplica ira (Romanos 3.5) e declara que somente Jesus pode nos “livrar da ira vindoura” (1Tessalonicenses 1.10). Pedro escreve sobre o “Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios” (2Pedro 3.7). Judas aborda a “pena do fogo eterno” (Judas 7). João descreve “a ira do Cordeiro” (Apocalipse 6.16).

Cristo sofreu a ira de Deus por todos aqueles que haveriam de invocá-lo. Se não há nenhuma ira divina, não há nenhuma necessidade da cruz, muito menos da salvação das almas perdidas. De que os pecadores precisariam ser salvos? 

Deus tem "um dia determinado no qual ele há de julgar o mundo com justiça" (Atos 17.31). Este dia está despontando no horizonte.

_____________

Texto adaptado de: Steven. J. Lawson. Completo em:

MINISTÉRIO FIEL. Disponível em: < http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/736/5_Motivos_Por_Que_Voce_Deve_Pregar_Sobre_a_Ira_de_Deus >. Acesso em 19/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário