sábado, 23 de agosto de 2014

Refletindo um pouco mais: A liberdade do cristão

A cruz: fonte de vida.


Onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade”. II Cor. 3:17


Atente ao verso acima e pense que é preciso lembrar que o contrário também é verdadeiro, onde Ele não está não há liberdade.

Pense um pouco: O sistema do pecado deixa os homens escravizados. O escravo é mandado e precisa obedecer, ele não pode escolher. Por não poder decidir, ele não tem liberdade.

O Cristão é chamado para ser livre, é chamado a poder escolher “um caminho melhor” através do poder de Deus.

“Cristo prometeu que o Espírito Santo habitaria naqueles que lutam pela vitória sobre o pecado, para demonstrar o poder da força divina, dotando o instrumento humano de poder sobrenatural, e instruindo o ignorante nos mistérios do reino de Deus”. (Obreiros evangélicos, p. 286)

A obra do Espírito de Deus é libertar-nos . Deus quer filhos livres.

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente”. Tito 2:11 e 12

Pense em alguns pontos em que podemos ser livres:

- Ser livre da escravidão do tempo. Por isso Deus nos deu o sábado, memorial da criação e da redenção, para deixarmos nossa rotina “louca”.

Devemos ter o tempo, não ele nos ter.

- Livres da escravidão do dinheiro, por isso Deus instituiu os dízimos e ofertas, que libertam do egoísmo e nos lembram que tudo vem de Deus.

Devemos ter o dinheiro, não ele nos ter.

- Livres da escravidão da imoralidade, por isso Deus deu o casamento.

Devemos ter a sexualidade, não ela nos ter.

- Livres de qualquer paixão desenfreada. Devemos ser regidos pela consciência guiada pelo Espírito. Agora podemos escolher.

Se antes éramos escravos dos impulsos, agora temos a opção de dominá-los.

Jesus disse (Mt 6:25 a 34):

“Não é a vida mais importante que o alimento?”

“Não é o corpo mais importante do que as vestes?”

Devemos ter os impulsos, não eles nos terem. Em outras palavras, livres da escravidão do pecado. Por isso Jesus nos deu Seu sangue.

A obra de Cristo, através do Espírito, quer atingir todo o nosso ser para nos fazer alcançar liberdade e paz.

Só podemos ser livres, se Cristo for o primeiro. Buscando a Sua força. Jesus nos diz: “Minha graça te basta”. É possível vencer.

"A união da pessoa com Cristo é uma relação de dependência. O inferior depende da sabedoria e força do superior. Cristo é nossa justiça, sabedoria e santificação". (Review and Herald, 11 de setembro de 1883)

O santo não é aquele que nunca errou, mas o que não desiste de permanecer em Deus.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1:9

Mas qual é o preço dessa liberdade? O precioso sangue de Cristo. Jesus nos chama da escravidão do pecado para o serviço da justiça.

Pedro escreveu:

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”. I Ped. 1:13 e 14

“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. I Ped. 1:18 e 19

Paulo escreveu:

“Porque não recebeste o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8:15

Se houver o desejo de ser livre, é preciso buscar a comunhão com Deus. Justamente por sermos falhos, somos alvos de Seu incomparável amor. Nosso maior argumento diante de Deus é nossa necessidade.

“Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”. Salmos 103:14

Por saber que somos pó, Deus nos ajuda através do Seu Espírito. Nos convencendo do pecado e nos guiando a toda a verdade, consequentemente nos levando ao arrependimento.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (...) O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora se somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”. Romanos 8:14, 16 e 17.

Quer você estar de pé na presença do cordeiro redimido e totalmente livre? Aceite o sangue que limpa, restaura e assegura a vida eterna ao que crê.

“Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” Hebreus 9:13 e 14

Pela graça, liberdade para sempre.


Crê nisto?

______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário