sábado, 24 de maio de 2014

Tenha o poder e o poder o terá



Na vida com Cristo, precisamos do poder. Que poder é esse? Para que?
Cristo andou na terra fazendo o bem. Diz a bíblia que Ele estava cheio do Espírito Santo. O que significa estar cheio do Espírito Santo? Basta ver o que Cristo fazia: Curava os doentes, sarava os contritos de coração, amava a todos, saía fazendo o bem, de sua boca saía vida, repreendia o mal e a falsidade, chamava os pecadores para a salvação e sempre estava disposto a servir. Falava com autoridade, firme, mas ao mesmo tempo, em seu olhar as pessoas percebiam algo além, viam misericórdia, viam compaixão, força, firmeza e convicção. Cristo tinha poder para glorificar ao Pai, não a si mesmo.
Nós como Cristãos somos chamados à mesma obra: Vestir o nu, alimentar o faminto, ajudar a quem precisa, ou, em outras palavras: estar atento às necessidades dos outros conforme o seu dom. Se o Espírito Santo estiver em nosso coração, agiremos da mesma maneira. Em outras palavras, precisamos ser Cristo para as outras pessoas. Jesus veio revelar o caráter de Deus, e nós também como cristãos precisamos ser uma expressão do caráter de Deus para o mundo.

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra". Atos 1:6 a 8

O Espírito virá para glorificar a Cristo e edificar a igreja de Deus. assim como está escrito na Bíblia, não como alguns fazem por aí. Não em demonstrações de sensacionalismo, de sentimentos exagerados, mas sim com suavidade, com bom senso e com convicção que permanece em qualquer situação e com compromisso.
Como já sabemos, precisamos da Palavra para discernir o erro, precisamos da fé para permanecermos firmes, precisamos da oração para sermos transformados em nossa comunhão com Deus. Mas, após tudo isto, Deus nos pede: Leve as coisas que Lhe ensinei aos outros!
Uma frase que eu gosto diz: “Tenha o poder e o poder o terá”.
Poder só existe para ser usado, não adianta ter o poder para si. De que adianta estar com um poder que não é usado? Então não é poder, pois poder é "poder" ir, fazer, realizar. De que adianta ter recursos, mas não usar? Seria como ter vida e não viver. O poder da vida cristã vem com o serviço, motivado pela presença do Espírito Santo no coração do crente.
Não são poucos os que pedem para orarmos por sua vida espiritual, que querem ficar mais perto do Senhor. Então, a melhor maneira de se aproximar de Deus é servir Sua causa. Servir a causa do evangelho que beneficia aos outros. Deus não pede a você para ir para Judéia, Samaria, ou Jerusalém. Deus pede que apenas que se viva o evangelho em nossa vida diária em casa, na igreja, na cidade. Precisamos buscar ser servos de Deus aonde quer que estejamos.
Muitos perdem o ânimo espiritual, pois não fazem nada pelo Senhor, e as convicções adquiridas por textos lidos na Bíblia, nos livros do Espírito de Profecia, ou até ouvindo sermões poderosos acabam se perdendo. Tudo já perde o sentido, e perde-se o ânimo espiritual.
Se nada fazemos pelo Mestre, já não temos vontade de orar. Se nada fazemos pelo Senhor, já não temos vontade de ler a Palavra. Se nada fazemos pelo Mestre já não pensamos nEle e o colocamos em situação vergonhosa em nosso coração, colocamos-O em segundo lugar.
O que Cristo diz para nós, à última fase da igreja na história: “Conheço as tuas obras, conheço você, vejo seu coração, morno, nem sabes tu que é infeliz. Aconselho que de mim compre ouro para enriqueceres, colírio para que vejas, e minhas vestes para que quando eu voltar não encontre você nu, sem minha justiça”. Apocalipse 3:15 a 19
A época em que mais nos sentiremos motivados na vida espiritual será quando estivermos em serviço para Deus conforme o nosso dom:

- Não em êxtase de sentimentos;

- Não em arrebatamento de sentidos;

- Mas, em um caminhar racional diário com Deus.

Deus precisa de homens e mulheres aqui nesta Terra que já não precisem de leite espiritual, mas que já tenham capacidade de alimentar a outros com alimento sólido, que salvem a outros.
Duas frases ilustra bem isso: “Se não sabemos amar ainda, é porque ainda precisamos ser amados”, “Se não vivemos para servir, não servimos para viver”. Deus já nos amou e serviu primeiro, e quer agora que os outros conheçam seu amor através de nossa vida.
Jesus diz: “Permaneçam em Mim, e eu permanecerei em vós”. João 15:4
Ao vir o Espírito na vida, Ele nos convencerá do pecado, justiça e juízo. Do pecado para crermos em sua Cruz, na vitória da salvação sobre o mal, da justiça para sabermos o que é o correto, e do juízo, pois, este mundo de pecado terá um fim. O Espírito nos guia a toda a verdade da palavra, nos lembrando das palavras de Jesus.
Agora é hora de ir, de fazer com que a fé tenha obras. As obras serão a sua resposta à salvação de Deus e evidência de que algo está acontecendo no seu interior, algo sobrenatural.
Deus quer que trabalhemos para Ele naquilo que sabemos fazer. Amando, influenciando, assumindo responsabilidades por Deus. Se a igreja quer o poder, o poder tem que nos ter.
Quantos querem ter o poder do céu? Quantos querem que os anjos lutem ao lado de vocês? Quantos querem falar e a sua palavra não voltar vazia? Bem, muitos querem todas estas coisas, mas poucos pagam o preço. A persuasão de um sermão é proporcional ao seu compromisso, para se ter a persuasão de Paulo é preciso ter um intenso compromisso com Cristo.
Quando tivermos o poder, nossa influência será para o bem e assim como Cristo, andaremos levando a paz, levando o amor, levando reconciliação das pessoas com Deus e umas com as outras. Deus nos dará da água da vida, e de nós sairão torrentes de vida e de luz.
Deus pode operar maravilhas conosco. A alegria do testemunho, do serviço, da abnegação pelo Senhor sempre é recompensada pela paz que vem do céu!
O convite Deus já nos fez, a palavra está conosco, a oração é nossa aliada, a fé já está pronta... e agora? Deus nos chama! A convicção da cruz exige resposta: Aceitar ou recusar.

  Deus diz: Lhe darei poder, você quer utilizar?

______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário