quarta-feira, 26 de março de 2014

Comunhão com Deus - Para cumprir a missão, existe outra opção?





“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8


Ao servirmos a Deus, precisamos lembrar que Ele não precisa de advogados. Jesus precisa de testemunhas. Antes de existirmos Ele já era Deus e tem todo o poder, porque será que precisa de nós para a pregação do evangelho? 

“De eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2

Precisa de nós, porque quer que testemunhemos do que: Ele fez, faz e pode fazer em nós pecadores através de Sua palavra. 

   Você já viveu a maravilhosa redenção?

Compare Pedro defendendo Jesus como “Advogado”

   “E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”

    “Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

    Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?”  

Mateus 26:51 a 54

Compare Jesus “defendendo” Deus como uma “Testemunha”

“E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.”  Lucas 22:51

    Amor de origem celeste.

Deus precisa de Testemunhas. Não de Advogados. 

"O plano de Deus é conquistar primeiro o coração. Devemos falar a verdade com amor, confiando nEle quanto ao poder para a reforma da vida. O Espírito Santo aplicará ao coração a palavra proferida com amor”. {A Ciência do Bom Viver, p. 157}

“Foi porque os discípulos estavam em erro e falta que Ele lhes lavou os pés, e todos, com exceção de um dos doze, foram assim levados ao arrependimento”. {O Desejado de Todas as Nações, p.565} 

Se homens não tivessem atendido ao chamado do Senhor, não estaríamos aqui.



Pense em todas as pessoas que lhe influenciaram para que você conhecesse a verdade, a salvação.



E nós, o que temos feito para que outros conheçam Cristo? Temos sido testemunhas?

     Não é Ele o Salvador?
     Não é Ele o Redentor?
     Não é Ele fonte de bênçãos e vida eterna?

Vamos analisar brevemente a vida de três homens de Deus:

-          Moisés
-          Paulo
-          Lutero

Como estes homens mudaram a história do mundo?


Quando Deus escolheu estes homens, sabia que na natureza humana:
   
“ O mais difícil, não é aprender, mas desaprender.”

Deus viu que:

   Eles necessitavam de mudanças.
   Eles necessitavam do poder do Espírito Santo.
   Eles precisavam de intimidade com Deus.

"A força do cristão está na Sua semelhança com Cristo". 

O único caminho: Comunhão redentora com Deus

   “O céu apontou a oração como um instrumento ao nosso favor para alcançarmos vitória espiritual.”

    “A oração não faz Deus descer a terra, mas eleva o homem até Ele.”

Pense porque a Oração:

“O Altíssimo é o poder dos que não tem poder”. Pr. Amin Rodor

Onde começa o poder do Filho de Deus?

Quando ele entende que o poder não é seu. Que não depende de sua habilidade mas de sua disponibilidade. 

Moisés

   “Encerrado nas fortificações das montanhas, Moisés estava a sós com Deus. Moisés parecia achar-se em Sua presença, e à sombra de Seu poder. Ali seu orgulho e presunção foram varridos. Na simplicidade severa da vida do deserto, os resultados do ócio e luxo do Egito desapareceram. Moisés tornou-se paciente, reverente e humilde, e contudo, forte na fé que ele tinha no poderoso Deus de Jacó.”

Paulo

      “Saulo ansiava por entrar em inteira harmonia e comunhão com o Pai e o Filho; e na intensidade de seu desejo de perdão e aceitação, elevou ferventes súplicas ao trono da graça. As orações do penitente fariseu não foram em vão. Os mais secretos pensamentos e emoções de seu coração foram  transformados pela divina graça; e Suas nobres faculdades foram postas em harmonia com os eternos propósitos de Deus. Cristo e Sua justiça passaram a representar para Saulo mais que o mundo inteiro.”

Lutero

“Lutero não deixava de iniciar cada dia com oração, em que o íntimo estivesse continuamente a respirar uma súplica de orientação.”
    “ Lutero tremia quando olhava para si mesmo. “Quem era eu”, escreveu ele, “para opor-me à majestade do papa, perante quem os reis da Terra e o mundo inteiro tremiam? Quando porém faltou o apoio humano olhou para Deus somente. Poderia confiar-se em perfeita segurança àquele braço todo-poderoso.”

VOCÊ!

Qual história você deixará ao mundo? A igreja?
Quer mudar a história?
Quer participar da Missão de salvar?

TESTEMUNHAR DE CRISTO

Antes da ordem de Cristo do:

IDE

Precisamos atender ao convite da graça do:

VINDE

O que é o “Vinde”?

Aproxime-se do Senhor com sinceridade e humildade, e Ele se aproximará de você.

Para que o “Vinde”?

   “A força do Cristão está na semelhança de seu caráter com o caráter de Cristo.”

Como atender ao “Vinde”?



O que Jesus quer de nós?

"Bem-aventurados os humildes de espírito”

        São aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual.

"Bem-aventurados os que choram.”

        São aqueles que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.

"Bem-aventurados os mansos.”

        Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. Nisso, Ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.”

        Justiça é a prática de ações corretas. É obediência à lei de Deus.

"Bem-aventurados os misericordiosos.”

        Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado.

"Bem-aventurados os limpos de coração.”

        Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.

"Bem-aventurados os pacificadores.“

    Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. Tal disposição não provoca discussões ou devolve palavras iradas. Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

Em outras palavras:

Renunciar a prática do mal. Viver o ideal de Deus. Ser nova criatura. Fazer as boas obras que são a nossa “obrigação”. Pois Deus “nos criou para as boas obras”.

Se formos transformados por Ele, refletiremos o Seu amor, e o próprio Jesus nos diz:


“Vós sois a luz do mundo!” Ide!



Note, Jesus é a luz do mundo.

Apenas refletiremos palidamente a Excelência do Seu amor.

Sendo Testemunha:

“Devemos mostrar, em nossa vida diária, que temos paz e descanso no Senhor. Essa paz no coração resplandecerá na fisionomia. Imprimirá à voz uma força persuasiva. A comunhão com Deus refletirá no caráter e na vida. Os homens conhecerão em nós, como nos primeiros discípulos, que estivemos com Jesus.”

Imagine as pessoas falarem que: estivemos com Jesus?

   Isso é ser testemunha.

Comunhão, existe outra opção?

Não existe!


quarta-feira, 5 de março de 2014

Aprofundando nossa compreensão - Justificação pela fé


“Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Romanos 10:3 e 4

Leia esta frase e reflita:

"Não somos pecadores porque pecamos, mas, pecamos porque somos pecadores". [Amin Rodor]

Você realmente a compreende?

Precisamos de um Salvador que não tenha a mesma natureza pecaminosa que nós, precisamos de um substituto que seja santo e inculpável, alguém que nos valha como justiça diante de Deus. Somando-se a isso, quem poderia ser o substituto da transgressão da lei de Deus? Somente o próprio. 

Mas porque precisamos de justiça? Porque não temos justiça. 

Pense comigo:

A lei de Deus demanda a morte do pecador, como pode Ele perdoar e continuar sendo justo com a própria lei? Alguém precisa pagar o preço do pecado, alguém precisa levar a culpa. A boa notícia é: Jesus pagou o preço.

Na cruz, Jesus levou o juízo que merecemos a fim de trazer-nos o perdão que não merecemos. Na cruz a misericórdia e a justiça foram igualmente expressas e eternamente reconciliadas.

Lá, o amor é satisfeito, tanto a penalidade da justiça quanto a expressão de misericórdia. Não havia outro modo pelo qual o Deus justo pudesse justamente perdoar a nossa injustiça, a não ser que a levasse sobre si mesmo em Cristo - lembrando que Cristo não tem natureza igual a nossa, se não se tornaria parte do problema e precisaria de um salvador.

"Cristo foi tratado como nós merecíamos para pudéssemos receber o tratamento ao qual ele tem direito".

[O desejado de Todas as Nações, p.13]

Só quando vemos a seriedade da coisa - Cristo ter que morrer por nossos pecados, o justo pelos injustos - é que sem nenhuma auto-justiça estamos prontos para colocar nossa confiança em Jesus como o Salvador de quem urgentemente necessitamos, pois sem um justificador como nos apresentaremos diante de Deus? Com nossa imundícia? Com nossas boas obras feita por uma natureza pecaminosa? Nunca podemos nos esquecer que antes da glorificação, jamais deixaremos de ser pecadores.

"A única coisa que contribuímos para a salvação é o pecado, da qual, precisamos ser perdoados". [Amin Rodor]

Considere o texto de Ellen White:

"Todos os que forem achados dignos de ser contados entre os membros da família de Deus no céu, se reconhecerão mutuamente como filhos e filhas de Deus. Reconhecerão que todos recebem sua força e perdão da mesma fonte, do próprio Jesus Cristo, que pelos seus pecados foi crucificado. Sabem que devem lavar em Seu sangue as vestes do caráter, para ter aceitação perante o Pai em Seu nome, se quiserem estar na brilhante assembleia dos santos, trajando as brancas vestes de justiça".
[Mensagens Escolhidas, v.1, p.258 e 259]

 Jesus comprou nossa salvação com o alto preço do Seu sangue. De modo que o que nos resta pagar? Nada! 

Temos de nos humilhar aos pés da cruz, confessar que nada merecemos de suas mãos a não ser o juízo. Mas, também, agradecer-lhe por nos ter amado e morrido por nós e por receber dele a oportunidade de buscarmos um perdão completo e gratuito.

Continuaremos a nos ressentir da ideia que não podemos ganhar, nem mesmo contribuir para a nossa própria salvação? Contra essa humilhação o nosso orgulho se rebela.

“Porque pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”. Romanos 5:19

“Dificilmente alguém morreria por um justo, pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”. Romanos 5:7 a 10

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 5:1


Crê nisto? 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Pedindo a benção de Deus - Oração

"Vinde, pois, e conversemos, diz o Senhor" Isaías 1:18


“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” I Crônicas 4:10

A primeira lição deste verso é profunda: Jabez queria o Deus da benção ao invés da benção de Deus.

"Reconcilia-te, pois, com Ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem". Jó 22:21

A segunda lição: A graça de Deus está disponível a qualquer pecador, pois Deus não faz acepção de pessoas. Lembrando que se merecêssemos algo, deixaria de ser graça.

“Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno.” Deuteronômio 10:17

A terceira lição: Jabez pediu as bênçãos visando abençoar aos outros, ele usaria o que recebeu para engrandecer a Deus. Assim como Salomão, lembremos de sua história: antes de pedir, ele: “Amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi”. I Reis 3:3. O fato de guardar a lei de Deus em seu coração, fez com que pedisse benção visando de maneira indireta beneficiar aos outros: “Dá, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” I Reis 3:9. O resultado foi que Deus atendeu: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. I Reis 4:29

Após compreendermos estas três lições, vemos no verso em foco que Jabez pediu e Deus lhe atendeu, conforme Cristo ensinou:

"Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis." Mar. 11:24.

Lembre que Jabez, é um homem "quase" irrelevante na trama bíblica, sendo esta a única referência a sua pessoa e seus feitos. Porém, ele alcançou a verdadeira prosperidade, aquela que vem de Deus. Como diz o texto um verso antes:

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos.” I Crônicas 4:9

E nós hoje, porque não pedimos? Ou, porque não recebemos o que pedimos?

Além de não recebermos porque não pedimos, Thiago diz que não recebemos porque pedimos mal:

“De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Thiago 4:1 a 3

Deus é sábio em demasia para errar. Lembrando que antes de nascermos, Ele já era Deus. Antes de existir o mundo, Ele já era Deus. Como diz João:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

O próprio Deus diz:

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-me se tens entendimento.” Jó 38:4

Por estes dois versos, vemos que Deus já era. Então podemos confiar em sua sabedoria.
O ponto é, por ser sábio, Deus nos dará o que precisamos não o que queremos. Ele jamais erra em Sua resposta.

Pense comigo, o que é mais fácil: dar o peixe ou ensinar a pescar? Dar uma boa nota ou ensinar a estudar? Dar dinheiro ou ensinar a trabalhar? 

E o problema do pecado que nos deixa cegos? Será que discernirmos os planos de Deus? 

Como Deus nos ama, Ele não quer simplesmente nos dar coisas, mas nos ver crescer ou nos redimir, a redenção do erro para a luz. Deus quer nos erguer da ruína do pecado, de uma vida em que usamos egoistamente as capacidades que  Ele nos deu. Deus quer restaurar a Sua imagem em nós. 

Precisamos lembrar que Deus não trabalha com sintomas, mas, com a causa. O que realmente está causando um problema? Uma enfermidade? Uma nota baixa? A falta de dinheiro? Uma infelicidade?

Peçamos a Deus. Deus é sábio demais para errar. Jesus nos diz:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:7 a 11.

Não custa nada pedir, tenha a certeza, Deus o atenderá por causa de Sua palavra que não é de homem, se Ele prometeu Ele cumprirá. Lembrando que nosso relacionamento com Deus não pode depender de benção. Devemos aguardar a resposta que Deus quiser dar, incluindo um não ou o que Ele quiser enviar. 

 Crê nisso? 

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma das reflexões sobre o natal - a volta de Jesus



O ponto mais importante do natal, embora a data seja questionada, é o nascimento do Cristo, o messias das profecias. 

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre.”Isaías 9:6 e 7

Este nascimento supera em muito qualquer presente ou luz que queira brilhar acima dEle nesta festiva ocasião. 

A luz de Jesus supera qualquer outra coisa por que Deus enviou um presente que nunca conseguiríamos comprar - a salvação eterna. As luzes se apagam, os presentes se estragam, a vida passa, mas, aqueles que têm o Filho (o enviado de Deus), viverão para sempre:

"Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6:23

Naquela preciosa noite, a coisa mais fantástica aconteceu, um milagre: Deus entrou na história humana, se tornou um conosco - Emanuel é "Deus conosco" (Mateus 1:23)

Aquele bebê na manjedoura, nos traz várias reflexões espirituais, mas uma delas, a que quero trazer, é a certeza de Sua volta. O tempo que Jesus passou de 33 anos aqui não foi suficiente, Ele quer mais tempo conosco, para isso está nos preparando uma eternidade:

"Vou preparar-vos lugar, e quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". João 14:2 e 3

Precisamos lembrar que o natal (seu nascimento) aponta para o Seu retorno, a grande consolação do segundo advento.


A primeira vinda de Jesus foi uma das etapas do longo e elaborado plano da redenção, a esperança já existia, ela apenas não tinha "nascido". 

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2

Seu nascimento nos dá testemunho de que ocorrerá a segunda vinda, que também faz parte do mesmo plano. 

Jesus ainda não terminou sua árdua tarefa da obra de salvação, ainda estamos em um mundo mau. Acredite, precisamos sair dele.  

Ele nasceu (Mateus 1:24), morreu (Mateus 27:50), ressuscitou (Mateus 28:6), intercede por nós (Hebreus 8:1) e ao finalizar Sua obra de redenção lá no céu, virá nos buscar (Mateus 24:30) finalizando o resgate de nossa vida e história para todo o sempre! 

As profecias se cumpriram uma vez no exato momento do relógio de Deus: 

“Vindo porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher.” Gálatas 4:4 

Esta é a garantia que as profecias se cumprirão de novo: 

"Virei outra vez." João 14:3.

Um feliz natal na esperança que em breve veremos nosso Salvador! 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Poderes do mundo vindouro - O Espírito Santo




“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13

Pensamentos para consideração:

“Esta prometida benção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. Ela é concedida segundo a capacidade da alma de receber”.
“O Espírito é o grande intérprete do evangelho”.
“O Espírito é o único poder capaz de subjugar o reino de Satanás”.
“O Espírito é o representante de Cristo na Terra”.
“O Espírito é um agente de regeneração”.
“E Espírito define e mantém a verdade”.
“Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-se de nós”.
“Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo o querer e o efetuar”.
“Pela operação do Espírito, o homem torna-se participante da natureza divina”.

João 14:26 diz: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

João 15:5 diz: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Jesus nos chama a ser ramos, como diz João 15:16:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Como podemos ser ramos? Somente se a palavra de Cristo habitar em nós. É por isso que o Espírito lembra todas as coisas que Jesus disse. Ele guia a toda a verdade.

Foi o Espírito que nos escolheu, pois Ele sabe todas as coisas conforme diz 1 Cor. 2:10:

“porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

O Espírito é quem escolhe, ensina, convence, dirige a igreja, auxilia, intercede, inspira, separa e envia.

Ele é o grande arquiteto da igreja de Cristo, o Ramo da videira verdadeira. Não bastando isso, dEle procede todo dom perfeito, toda boa dádiva.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Thiago 1:17

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” I Cor. 12:4

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” I Cor. 12:12

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Cor. 12:27

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Cor. 12:11

O Espírito que torna eficaz a mensagem de Cristo. Pense, o que tem de mais saber que entre as três cruzes está o Filho de Deus? Porque nos toca o coração a mensagem do evangelho? Porque este verso tem poder e nos toca o coração:

“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” II Cor. 8:9

É por causa do Espírito.

Uma pergunta faço para você:

- Se o Espírito fosse retirado de você, você perceberia?

Precisamos pesar algumas evidências interiores para pesarmos se estamos sendo guiados pelo Espírito de Deus ou por outro poder.

1. Submissão a vontade/palavra de Deus ao invés de opiniões humanas  e tradições humanas.

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

2. Quais frutos tem sido produzidos em sua vida? Pense: uma laranjeira não produz maçãs, logo, não se produz obras espirituais sem o Espírito.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

Porque isto acontece? Porque uma correta compreensão de Deus acalma o coração, lembra que falamos que o Espírito é o grande intérprete do evangelho? Ele traduz realidades de um mundo superior, de um Reino superior. Se não fosse Ele, não compreenderíamos as realidades do evangelho e as verdades de Deus.

O Espírito impressionou o coração de Paulo, os Apóstolos... qual foi o resultado desta ação? Veja o que estes homens fizeram com as suas vidas... basta ler o livro de Atos.

A produção de frutos maus é evidência da ausência de Deus, como diz um autor, “A escolha do mal é a renúncia de Deus”.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:19 a 21

3. O Espírito leva o coração em completa harmonia com Deus. Luz e trevas não podem existir juntos, ou será um ou será o outro, mas, nunca os dois.

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” I João 1:5 e 6

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:15 e 16

4. Diz o Espírito de Profecia que se percebemos mais nitidamente nossos defeitos e imperfeições, podemos ter a certeza: O reino do Céu está ao nosso lado. Pense, quanto mais perto da luz, mais detalhes se enxerga. Quanto mais perto do Espírito, mais nitidamente veremos nossas debilidades.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” I João 1:8

“Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” I João 1:10

O Espírito nos faz saber quem nós somos, para que compreendamos a nossa necessidade... a imensa necessidade de um salvador. Ele é quem revela a necessidade e Ele mesmo faz o convite que vem de Cristo aos pecadores:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

“Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:37

5. Algumas características bíblicas de pessoas guiadas pelo Espírito:

Não pensam de si mesmo além do que convêm:

“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Rom. 12:3

Amam ao próximo como a si mesmo:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rom. 12:10

Vivem em sujeição as autoridades:

“TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” Rom. 13:1

Procuram agradar aos outros:

“MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” Rom. 15:1

Possuem verdadeiro amor:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;”I Cor. 13:4 a 8

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” I Jo. 4:8
“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” I Jo. 4:16 a 18

Confessam a Jesus como Filho de Deus:

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.” I Jo. 4:15

Guardam os mandamentos de Deus:

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” I Jo. 2:3 e 4

Não andam ansiosos por esta vida passageira:

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mateus 6:25

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I Jo. 2:17

Não fazem nada na vida religiosa para aparecer:

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:16 a 18

“GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 6:1

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” Mateus 6:5


Concluindo:

A boa notícia é que, o Espírito não faz acepção de pessoas, na verdade, Ele que nos quer:

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Thiago 4:5

Agora, a pergunta é, você o quer?

Faça a sua parte, se humilhe diante de Deus.

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Thiago 4:6 a 10

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Mateus 7:7

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13


Crê nisto?


_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Desejado de todas as nações. P. 662-680. 22ª Ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010.