quarta-feira, 5 de março de 2014

Aprofundando nossa compreensão - Justificação pela fé


“Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Romanos 10:3 e 4

Leia esta frase e reflita:

"Não somos pecadores porque pecamos, mas, pecamos porque somos pecadores". [Amin Rodor]

Você realmente a compreende?

Precisamos de um Salvador que não tenha a mesma natureza pecaminosa que nós, precisamos de um substituto que seja santo e inculpável, alguém que nos valha como justiça diante de Deus. Somando-se a isso, quem poderia ser o substituto da transgressão da lei de Deus? Somente o próprio. 

Mas porque precisamos de justiça? Porque não temos justiça. 

Pense comigo:

A lei de Deus demanda a morte do pecador, como pode Ele perdoar e continuar sendo justo com a própria lei? Alguém precisa pagar o preço do pecado, alguém precisa levar a culpa. A boa notícia é: Jesus pagou o preço.

Na cruz, Jesus levou o juízo que merecemos a fim de trazer-nos o perdão que não merecemos. Na cruz a misericórdia e a justiça foram igualmente expressas e eternamente reconciliadas.

Lá, o amor é satisfeito, tanto a penalidade da justiça quanto a expressão de misericórdia. Não havia outro modo pelo qual o Deus justo pudesse justamente perdoar a nossa injustiça, a não ser que a levasse sobre si mesmo em Cristo - lembrando que Cristo não tem natureza igual a nossa, se não se tornaria parte do problema e precisaria de um salvador.

"Cristo foi tratado como nós merecíamos para pudéssemos receber o tratamento ao qual ele tem direito".

[O desejado de Todas as Nações, p.13]

Só quando vemos a seriedade da coisa - Cristo ter que morrer por nossos pecados, o justo pelos injustos - é que sem nenhuma auto-justiça estamos prontos para colocar nossa confiança em Jesus como o Salvador de quem urgentemente necessitamos, pois sem um justificador como nos apresentaremos diante de Deus? Com nossa imundícia? Com nossas boas obras feita por uma natureza pecaminosa? Nunca podemos nos esquecer que antes da glorificação, jamais deixaremos de ser pecadores.

"A única coisa que contribuímos para a salvação é o pecado, da qual, precisamos ser perdoados". [Amin Rodor]

Considere o texto de Ellen White:

"Todos os que forem achados dignos de ser contados entre os membros da família de Deus no céu, se reconhecerão mutuamente como filhos e filhas de Deus. Reconhecerão que todos recebem sua força e perdão da mesma fonte, do próprio Jesus Cristo, que pelos seus pecados foi crucificado. Sabem que devem lavar em Seu sangue as vestes do caráter, para ter aceitação perante o Pai em Seu nome, se quiserem estar na brilhante assembleia dos santos, trajando as brancas vestes de justiça".
[Mensagens Escolhidas, v.1, p.258 e 259]

 Jesus comprou nossa salvação com o alto preço do Seu sangue. De modo que o que nos resta pagar? Nada! 

Temos de nos humilhar aos pés da cruz, confessar que nada merecemos de suas mãos a não ser o juízo. Mas, também, agradecer-lhe por nos ter amado e morrido por nós e por receber dele a oportunidade de buscarmos um perdão completo e gratuito.

Continuaremos a nos ressentir da ideia que não podemos ganhar, nem mesmo contribuir para a nossa própria salvação? Contra essa humilhação o nosso orgulho se rebela.

“Porque pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”. Romanos 5:19

“Dificilmente alguém morreria por um justo, pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”. Romanos 5:7 a 10

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 5:1


Crê nisto? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário