sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Porque guardar o sábado?



Você já se perguntou: porque guardar o sábado? 

Neste texto, gostaria de lhe dar uma simples reposta, e ela é: porque Deus pede. É simplesmente uma questão de fidelidade. 

Mas vamos entender isto de maneira mais bíblica, porque minhas palavras não valem nada, mas "um verso da bíblia vale mais do que a decisão de mil concílios."

Se você for pensar em alguma lógica para isso, você não vai encontrar. Quando digo que não tem lógica quero dizer que: guardar o sábado não vai necessariamente facilitar nossa vida na terra, não nos torna mais populares, não nos traz mais dinheiro, em outras palavras, "O que ganhamos em guardar o sábado?" De uma lógica humana 'não santificada', 'aparentemente' não ganhamos nada. 

Por isso que o primeiro ponto central de toda questão é: a fidelidade! Está é a maior lógica de guardar o sábado. 

Pense: 
"O verdadeiro teste de fidelidade acontece quando não há nenhum interesse pessoal envolvido." 

O sábado é um sinal da determinação de seguir a Cristo de maneira plena. Um sinal de rompimento com o mundo (sistema) e todos os seus costumes alheios a vontade de Deus. É uma clara mensagem de que: estou no mundo, mas não pertenço ao mundo. 

A mensagem mais clara do sábado é transmitir a quem eu pertenço. 

Pois como diz Romanos 6:16:

"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos?" Em outras palavras, suas ações mostram quem é seu Senhor, "o pecado para a morte ou a obediência para a justiça?" Romanos 6:16  

Porque o sábado então é sinal de reconhecimento de que pertenço ao Deus criador? 

Simples, a bíblia apresenta Deus como criador do mundo, logo, se reconheço o sábado estabelecido na criação, mostro claramente que Ele é meu Senhor:

"E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Gênesis 2:3

É também um lembrete do verdadeiro motivo de cultuar ao Deus revelado da Bíblia:

"A importância do sábado como memória da criação consiste em conservar sempre presente o verdadeiro motivo de se render culto a Deus" - porque Ele é o Criador, e nós as Suas criaturas.

"O sábado, portanto, está no fundamento mesmo do culto divino, pois ensina esta grande verdade da maneira mais impressionante, e nenhuma outra instituição faz isso. O verdadeiro fundamento para o culto divino, não meramente o daquele que se realiza no sétimo dia, mas de todo o culto, encontra-se na distinção entre o Criador e Suas criaturas. Este fato capital jamais poderá tornar-se obsoleto, e jamais deverá ser esquecido." 

A própria lei de Deus, os dez mandamentos, no quarto mandamento relembra e ordena a guarda do sábado, o sétimo dia, como reconhecimento de que Deus é o Criador:

"Lembra-te do dia de sábado para o santificar. O sétimo dia é sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho. Porque em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor o abençoou o dia de sábado e o santificou." 
Êxodo 20:6 a 11. 

Aqueles que obedecem este mandamento, reconhecem publicamente que as leis do céu valem mais do que as leis dos homens:
   
"Antes importa obedecer a Deus do que aos homens." Atos 5:29 

O sábado também é um sinal de quem adoramos:

"Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:7

Perceba o convite do verso em adorar Aquele que fez o Céu e a Terra, perceba a ênfase em reconhecer o Criador, o que aparece junto com o mandamento do sábado: "Lembra-te do sábado porque Deus fez o céus e a terra..."

Funciona também como um sinal de que Deus o santifica, o separa:

"E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.  Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus." Ezequiel 20:12 e 20

O sábado foi feito e dado para os homens, e não os homens para ele:

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Marcos 2:27

O verso nos faz entender que nos sábados é lícito proteger a vida, cuidar da família, adorar a Deus, mudar os pensamentos e ações, esquecer os problemas da vida, lembrar e cuidar dos interesses de Deus ao invés dos próprios interesses.

Podemos pensar, que, já que ele foi feito como presente para o homem, Deus não leva em consideração se guardamos ou não, pois eu posso recusar um presente, certo?! Errado!

O problema é que este pensamento não está de acordo com as escrituras. Muito mais do que um presente, ele é um presente-mandamento, sendo um mandamento, desconsidera-lo é pecar contra Deus.
Como diz João:

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei." I João 3:4

Pode parecer estranha a ideia de um presente-mandamento, mas, muito mais do que um presente, ele é um fundamento sólido, um referencial claro, uma proteção contra negligenciar a fé a Deus e se esquecer que Ele é o criador, ou seja, é imutável e não pode ser alterado. Agora, "porque?!" Podemos pensar, a reposta é clara, "porque Deus fez assim."   

Se violamos a letra do quarto mandamento para nosso próprio benefício, mesmo sendo o sábado um presente, tornamo-nos transgressores do sábado, e culpados de transgressão de todos os mandamentos; pois se pecamos em um ponto, somos culpados de todos. Como diz a bíblia:

"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." Thiago 2:10

Jesus também falou sobre a importância dos mandamentos:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:17 a 19

As palavras de Deus vão durar para sempre. São o referencial sólido e seguro, que nos impede de cairmos no poço sem fundo do pensamento pós-moderno que tudo é relativo. Com a luz da palavra de Deus, os referenciais não são relativos, mas sólidos e firmes, incluindo o sábado.

"Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua palavra no céu." Salmos 119:89

É claro que a lei nos dois versos anteriores de Thiago e a citação de Jesus não se limitam somente ao sábado, mas, a todo o conjunto de lei que Deus deu e espera de obediência dos homens, o que inclui também o sábado, porque o 4º mandamento faz parte da lei. 

Vamos pensar juntos: Deus permite roubar? Deus permite mentir? Deus permite adulterar? Para todas estas perguntas a resposta é um claro: NÃO.. a Sua lei revela o pecado e condena os transgressores. 

Mas o ponto é, se estes mandamentos são válidos, tornando proibido por Deus roubar e outras coisas mais, porque o quarto mandamento do sábado não é válido? 

Se escolhemos qual mandamento seguir, em quem está a autoridade, em nós ou em Deus? 

O mandamento que nós fazemos, ou o que Deus nos ensina?

Quando escolhemos quais mandamentos seguir, perde-se o referencial e proteção que a lei visa proporcionar, pois a porta de se fazer concessões estará sempre aberta no coração. Em outras palavras, escolho o que seguir conforme minha disponibilidade. 

É por isso que rejeitar um mandamento é como rejeitar toda a lei, porque a autoridade deixa de estar em Deus e passa para o homem que escolhe o que é certo e o que é errado. É a lei que eu faço, não a que Deus escreveu na pedra. Isto é se achar o dono da verdade.. a má notícia, é que quem se acha dono da verdade, um dia, será frustrado. Como diz a bíblia:

"Os malfeitores, serão exterminados. Os ímpios perecerão." Salmos 37:9 e 20 

Malfeitores no verso lido são os que não andam segundo os conselhos de Deus, sobre os ímpios a mesma coisa. Ser malfeitor/ímpio é andar longe de Deus fazendo sua própria vontade.

Mas, voltando ao sábado, podemos pensar, se Deus nos justifica de graça, porque tenho que guardar os mandamentos se eu não sou salvo por guardar a lei? Simples, Jesus nos diz:

"Se me amais, guardarei os meus mandamentos." João 14:15

"Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor." João 15:10

João diz claramente também:

"Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, nele não está a verdade." I João 2:4

"E aquele que guarda os Seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele." I João 3:24

Paulo diz em Hebreus citando o Antigo Testamento:

"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei." Hebreus 10:16

Este verso revela que, se Deus atua em nós, a Sua lei não nos será estranha. Uma frase interessante nos ajuda a compreender isto: "A lei é o mandamento escrito na pedra, a graça é o mandamento escrito no coração." Ambas abordagens de Deus visam a renovação do homem interior para ser restaurado a Sua imagem.

Pense comigo: 

O pecado é a transgressão da lei, logo, se sou salvo, já não vivo em transgressão, porque Jesus morreu para nos salvar de uma vida alienada de Deus, é impossível dizer que ama a Deus se sua atitude não corresponder.. no máximo é um sentimentalismo. As ações valem muito mais do que as palavras, revelando um relacionamento maduro com Deus ou não.

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu." I João 3:6

Crer apenas não adianta. É preciso ter uma fé viva. Ou, em outras palavras, entender e obedecer por que Deus diz. 

"Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Thiago 2:17 

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" I João 5:3 a 5

Se não tivermos uma ação pessoal em função do Espírito falando conosco, não há nada que Deus faça por nós, pois como Ele convida e não obriga, a decisão é nossa. Mas, uma advertência é clara: nossa fé ficará morta se negligenciarmos ouvir Sua voz e obedecê-lo.

Por isso diz a Biblia: 

"Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:7 e 8.

Como diz o verso, não endureça o coração àquilo que o Espírito lhe convence. É Ele que nos "Guia a TODA a verdade." João 16:13

"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." Thiago 1:22

"Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." Thiago 1:25

Agora, vamos falar um pouco sobre as bençãos do sábado.

Mesmo que não seja o foco dele (lembremos da questão da fidelidade que não é baseada por interesse), Deus promete uma benção especial aos que aceitam a Sua autoridade obedecendo aos Seus preceitos se abstendo da rotina da vida para um momento mais intenso ao Seu lado aos sábados. Esta é a benção: 

"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse." Isaías 58:13 a 14. 

Aqui Deus promete bençãos espirituais que tem muito mais valor que todo o ouro da terra. A sua paz e a certeza de Seu favor, valem muito mais do que todas as riquezas terrestres. 

Falando agora de coisas que nos impedem de alcançar estas bençãos espirituais. Podemos pensar: "Se eu guardar o sábado, perderei o emprego." 

Nunca pense que a guarda do verdadeiro sábado resulte em fome, ou perda de matérias na faculdade, ou qualquer outro aparente prejuízo por obedecer a Deus. Este é um passo de fé em que Deus lhe garante algumas promessas:

"Guarda Meus mandamentos e vive..; O Senhor te guiará continuamente..; Te sustentarei.., porque a boca do Senhor o disse." [Prov. 7:2; Isaías 58:11 e 12; Isaías 58:14.]

Disse Davi em sua experiência de vida:

"Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." Salmos 37:25 

Lembre, Deus cuidará dos Seus. Apenas creia. Estas promessas constituem resposta suficiente para todas as desculpas que inventemos para recusarmos guardar o sábado. Mesmo que, depois de haver-se iniciado na guarda da lei de Deus, pareça impossível sustentar a família, ou passar na faculdade, compreenda toda alma vacilante que Deus prometeu cuidar dos que obedecem aos Seus mandamentos.

Por fim, por mais difícil que seja guardá-lo, o sábado se relaciona como marca distintiva do povo de Deus no final dos tempos, quando todas as coisas estiverem perto de se consumarem, quando Deus estiver perto de dar um fim ao problema do pecado:

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guarda os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12

"Felizes os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração." Salmos 119:2

Concluindo: 

Porque guardar o sábado então? Ampliamos esta resposta: Porque Deus pede. Mas, também, porque Deus nos justifica, porque Deus nos criou, porque Deus nos redimiu, porque Deus nos santifica. 

Crê nisto?


_________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

domingo, 22 de setembro de 2013

A intercessão de Cristo


A obra de Jesus é em nosso favor, não contra nós. Sua intercessão é real.

Considerar a voz de Paulo após ser transformado pela graça intercedendo pelo escravo fugitivo Onésimo nos faz entender um 'pouquinho', pouquinho mesmo, de como Cristo intercede por nós, falhos pecadores:

"Se portanto, me consideras companheiro, recebe-o como se fosse a mim mesmo. E se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei." Filemon 18 e 19

É claro que Paulo reflete apenas 'palidamente' a intercessão de Cristo, mas, nos faz compreender um pouquinho a dimensão do amor de Cristo. Interceder por um fugitivo e pagar suas dívidas: de graça.. isto é "a graça". Espiritualmente, é animador saber que Jesus intercede por nós, que Ele é o nosso Advogado. "Aquele que nunca perdeu uma causa". 

João diz:

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." I João 2:1

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é Fiel  e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9

Paulo diz:

"Tendo pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas. Acheguemos-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus 4:14 a 16

"Porque Cristo não entrou  em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus." Hebreus 9:24

Imagine Jesus levantando as mãos e dizendo:

"Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante Mim." Isaías 49:15

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esqueço de ti." Isaías 49:16

Não devemos nos preocupar em olhar para nossas próprias falhas, imperfeições e fraquezas, ao invés disso, devemos nos preocupar em olhar para Aquele que é poderoso para salvar do pecado. Olhar para Aquele que intercede para nos conduzir a uma completa vitória!

"Olhai para Mim e sede salvos, vós, todos os limites da Terra, porque eu Sou Deus, e não há outro." Isaías 45:22

Crê nisto?


______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Liberdade!




Poucos de nós sabemos o que é ser verdadeiramente livres. Ou o que é de fato viver a liberdade cristã. Poucos também compreendem a amplitude de que: a obra de Jesus é em nosso favor, não contra nós.

Especialmente em matéria de religião, é preciso cuidar em pensar no "porque faço o que faço?" Estou agindo por liberdade no Espírito? Ou sigo regulamentos de homens que eu nem entendo porque estou fazendo isso..?

Mais sério do que isso, é achar que é livre e não é coisíssima nenhuma. Nunca deixou de ser escravo do pecado e acha que as "regras" da igreja não lhe agradam. O ponto é, não quero lhe induzir a rebeldia, muito pelo contrário, quero lhe mostrar o que é ser verdadeiramente livre.

A verdadeira liberdade nos conduz a um ponto só: a restauração da imagem de Deus em nossa vida.

Preste atenção neste texto:

A) "Assim como uma macieira não produz maçãs por decreto, mas porque esta é a sua natureza, o caráter de Cristo não pode ser produzido em seu povo por regras e regulamentos, ele tem de ser fruto do Espírito que está neles.

Especialmente nos primeiros tempos do seu ministério, Paulo parece ter ficado espantado com o espetáculo de cristãos que, em vez de usufruir da liberdade do Espírito, preferiam ser dirigidos por um código de regras.

Com sua própria experiência jubilosa de liberdade espiritual, ele não podia ficar contente, vendo seus convertidos andando por aí felizes como pessoas para quem "é mais confortável viver com regras do que com princípios."

Ele ansiava por vê-los entrar mais plenamente na liberdade que Cristo lhes proporcionara do que viver como os fariseus que o Talmude coloca na categoria de "Diga-me minhas obrigações e eu as cumprirei."

B) "A verdadeira religião não é uma questão de regras e regulamentos. Deus não trata as pessoas como um contador, mas as aceita livremente, quando respondem ao seu amor, e coloca o Espírito de Cristo no coração delas, para que possam mostrar aos outros o amor que receberam dele."

C) "Em Cristo, homens e mulheres atingiram a maior idade, como a nova natureza espiritual criada com Sua morte e vida de ressurreição. Deus não controla Seus filhos com rédeas, mas os chama para viver como seus filhos e filhas adultos responsáveis."

D) "Pessoas são mais importantes que coisas, princípios ou causas. Os princípios mais elevados e as melhores causas existem para as pessoas, sacrificar pessoas a elas é uma perversão da ordem correta. Defenda os princípios que defendem a vida. Isto inclui os princípios de Deus."

E) "Discriminação injusta com base em raça, religião, classe ou sexo é uma ofensa a Deus e também a humanidade."

F) "A lealdade a uma pessoa substitui a devoção a um código de leis, que são na verdade não um mero código mas um estilo de vida. Na bíblia e nos escritos de EGW, perfeição de caráter não é coisa negativa, mas positiva. Não se trata de algum pecado que evitamos, mas de uma qualidade de vida expressa dia a dia. Perfeição não é o que deixamos de fazer, como comer entre as refeições ou deixar de passaro dia assistindo TV, mas sim, o tornar-se semelhante ao Pai em amor sacrifical. Perfeição é tornar-se como Deus no caráter. Os atributos do estilo de vida não são o centro do caráter ou da perfeição cristã. São os meios que conduzem a um fim, e não um fim em si mesmo. O fim é ser como Deus em amor maduro."

Conecte estes textos com esta frase de Jesus:

- "Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." João 8:36

Considere a obra da redenção em nosso favor:

 - O Espírito agindo em nós:

"Seu Espírito desenvolverá no homem tudo quanto enobreça o caráter e dignifique a natureza. Ele edificará o homem para a glória de Deus, tanto no corpo, como na alma e no espírito."

 - A importância da entrega a Deus:

"Toda alma que recusa entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. Não lhe é permitido ver a beleza da verdade, pois sua mente se encontra sob o poder de Satanás. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado para a alma. "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." "A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus" nos liberta "da lei do pecado e da morte." Rom. 8:2."

 - A liberdade que Deus quer nos dar:

"Não há constrangimento na obra da redenção. Não se exerce nenhuma força externa. Sob a influência do Espírito de Deus, o homem é deixado livre para escolher a quem há de servir. Na mudança que se opera quando a alma se entrega a Cristo, há o mais alto senso de liberdade. A expulsão do pecado é ato da própria alma. Na verdade, não possuímos capacidade para livrar-nos do poder de Satanás; mas quando desejamos ser libertos do pecado e, em nossa grande necessidade, clamamos por um poder fora de nós e a nós superior, as faculdades da alma são revestidas da divina energia do Espírito Santo, e obedecem aos ditames da vontade no cumprir o querer de Deus."

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" Romanos 6:16

 - A única opção:

"A única condição em que é possível o libertamento do homem, é tornar-se ele um com Cristo. "A verdade vos libertará" (João 8:32); e Cristo é a verdade. O pecado só pode triunfar, enfraquecendo a mente e destruindo a liberdade da alma. A sujeição a Deus é restauração do próprio ser - da verdadeira glória e dignidade do homem. A lei divina, à qual somos postos em sujeição, é a "lei da liberdade". Tia. 2:12."

Concluindo:

A verdadeira liberdade produz a redenção no homem. Ser senhor de si mesmo, mas por convicção da verdade, sujeitar-se a verdade de Deus. Em outras palavras, ser livre, é obedecer a Deus por fidelidade a uma pessoa, não há um conjunto de regras.

Pense na vida de Paulo, ninguém era mais livre do que ele. A luz do conhecimento de Deus operou sua libertação. Seu zelo pela lei e regulamentos o fez matar pessoas, mas a liberdade em Cristo fez com que ele se fizesse "escravo dos outros", "servo de todos", "se considerava o pior dos pecadores".

A liberdade é transformadora. A liberdade é limitada pelo amor.

Eu quero a liberdade, e você?

Crê nisso?

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.