quarta-feira, 20 de março de 2013

Um chamado a salvação




No mundo encontramos dois tipos de pessoas: os que estão iludidos com uma falsa paz e segurança e aqueles que estão inquietos consigo mesmo, que sentem que algo está faltando no coração.

Para este segundo grupo, aqueles que sabem que algo está faltando, aqueles que têm o coração sobrecarregado pelo peso dos pecados, pela consciência de culpa, remorso, buscando algo que não consegue encontrar, Cristo lhe diz hoje:

"Eu sei que não precisam de médico os saudáveis. Mas aquele que vier a Mim, de maneira nenhuma lançarei fora. Venham a Mim os cansados e sobrecarregados.. pois encontrarão descanso para vossa alma." 

Todos aqueles que forem a Jesus com humildade e contrição serão recompensados com as bênçãos que Ele prometeu: o Seu perdão, a certeza de ser aceito por Deus, a verdadeira paz e descanso na alma e uma completa transformação do coração.

O Senhor é plenamente capaz de salvar qualquer um que reconheça sua necessidade espiritual e sinta necessidade de um salvador.

Podemos orar: "Afasta-se de mim, Senhor, porque sou homem pecador" Mas é exatamente esta oração que será atendida por Deus. Somente o orgulho não sente necessidade espiritual e assim se fecha as bênçãos infinitas que Cristo veio nos conceder.

Só podemos ser abençoados se reconhecermos nossa necessidade, assim como um médico só pode tratar um doente que reconhece que está doente.

O grande problema de Deus é nos fazer entender quão profundamente doentes estamos, talvez seja por isso uma das razões de Deus permitir que caiamos dos cavalos onde nos montamos orgulhosamente, assim como fez com Paulo, para podermos cair de nosso orgulho e conseguir enxergar a Sua glória, a Sua salvação.. Para nos fazer entender como dependemos dEle para tudo.

Diz o Senhor:

"Sem mim nada podeis fazer” João 15:5.  

Mesmo que achemos que conquistamos algo com nossas próprias forças, mesmo que nos esqueçamos que o fôlego de vida vem de Deus, jamais podemos nos esquecer que nada podemos fazer para ser salvos, podemos até conquistar toda a terra mas nada podemos fazer por nossa salvação. Tudo que podemos e devemos fazer é aceitar “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

"Bem-aventurados os humildes de espírito. Deles é o Reino dos Céus." Mateus 5:3

Humildade aqui é a consciência de quem somos e de quem Deus é.

É a consciência correta de nossa situação física, moral, espiritual, então a partir disso, entender e aceitar a oferta do Céu.  Nada mais, nada menos.

A boa notícia é: qualquer um que precisar de Jesus como um salvador, será abençoado. Encontrará um perfeito Salvador. Deus precisa apenas de uma decisão, apenas uma abertura no seu coração para poder agir em seu favor.

A promessa é esta:

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne" Ezequiel 36:26

Somente aceite. Não negue a obra do Espírito em seu favor.

Crê nisto?

________________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Apóstolo Pedro foi o fundamento da igreja?



Novo papa chegando. Isso nos traz na mente um questionamento, será que Pedro foi o primeiro Papa? Vamos a bíblia então. Pois, "Um verso vale mais do que a decisão de mil concílios." Agora, imagine uma porção deles.

 Diz a igreja que a autoridade papal está baseada em Mateus 16:18.

Vale a pena estudar o que Jesus quis dizer nesta passagem:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Mateus 16:18

Jesus continuou: 

"Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mat. 16:18.


- Pedro era a pedra?

- A igreja foi edificada sobre homem mortal e falível?

- Cabe a homens julgar quem vai ao céu, ou não?

A palavra Pedro significa pedra - uma pedra movediça. Pedro não era a rocha sobre que a igreja estava fundada. As portas do inferno prevaleceram contra ele quando negou seu Senhor com imprecações e juramentos.

A igreja foi edificada sobre Alguém contra o qual as portas do inferno não podiam prevalecer. Séculos antes do advento do Salvador, Moisés apontara à Rocha da Salvação de Israel. Deut. 32:4. O salmista cantara "a Rocha da minha fortaleza". Sal. 62:7. Isaías escrevera: "Assim diz o Senhor Jeová: Eis que Eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada." Isa. 28:16.

O próprio Pedro, escrevendo por inspiração, aplica essa profecia a Jesus. Diz ele:

"Se é que já provastes que o Senhor é benigno: e chegando-vos para Ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual." I Ped. 2:3-5.

"Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Cor. 3:11.

Sobre esta pedra", disse Jesus, "edificarei a Minha igreja." Mat. 16:18. Na presença de Deus e de todos os entes celestiais, em presença do invisível exército do inferno, Cristo fundou a Sua igreja sobre a Rocha viva. A Rocha é Ele próprio - Seu próprio corpo, quebrantado e ferido por nós. Contra a igreja edificada sobre este fundamento, não prevalecerão as portas do inferno.

Pedro expressara a verdade que é o fundamento da fé da igreja, e Jesus o honrou então como o representante do inteiro corpo de crentes. Disse: 

"Eu te darei as chaves do reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus." Mat. 16:19.

"As chaves do reino dos Céus" são as palavras de Cristo. Todas as palavras da Santa Escritura são dEle e acham-se aqui incluídas. Estas palavras têm poder para abrir e fechar os Céus. Declaram as condições sob que os homens são recebidos ou rejeitados. Assim, a obra dos que pregam a Palavra de Deus é um cheiro de vida para vida ou de morte para morte. Sua missão acha-se repleta de resultados eternos.

O Salvador não confiou a obra do evangelho a Pedro, individualmente. Noutra ocasião, mais tarde, repetindo as palavras dirigidas a Pedro, aplicou-as diretamente à igreja. E o mesmo, em essência, foi dito também aos doze como representantes do corpo de crentes. Se Jesus houvesse delegado qualquer autoridade especial a um dos discípulos, de preferência aos outros, não os encontraríamos tantas vezes questionando acerca de quem seria o maior. Ter-se-iam submetido ao desejo do Mestre e honrado aquele que Ele escolhera.

Em vez de apontar um para cabeça, Cristo disse aos discípulos: 

"Não queirais ser chamados Rabi"; "nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo." Mat. 23:8 e 10.

"Cristo é a cabeça de todo varão." I Cor. 11:3. 

Deus, que pôs todas as coisas sob os pés do Salvador:

"Sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude dAquele que cumpre tudo em todos". Efés. 1:22 e 23.

A igreja é edificada tendo Cristo como seu fundamento; deve obedecer a Cristo como sua cabeça. Não tem de confiar em homem, ou ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus. O Salvador declara: "Todos vós sois irmãos." 

Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção. A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam se demonstrarão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo Sua eficiência. 

"Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço." Jer. 17:5. 

O Senhor "é a Rocha, cuja obra é perfeita". Deut. 32:4. 

"Bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam." Sal. 2:12.

Por fim, próprio Pedro falando da pedra:

"Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."

Atos 4:11

Concluindo:

- A pedra é Cristo, sólido e eterno fundamento da igreja e da salvação.

- A chave do reino dos céus é a Sua palavra, a palavra de Cristo.

- O julgamento de quem irá ao céu ou não, não cabe a homens, mas a uma decisão individual de aceitar ou não a oferta de salvação vindo do céu.

Crê nisto?

______________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. O desejado de todas as nações. P. 413. 22ª ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira: 2004.