domingo, 30 de março de 2014

Namoro - Construindo um futuro




Neste texto, vou falar de um aspecto prático que faz parte da vida: o namoro. Este, é uma parte essencial do preparo para a vida a dois. Porém, para se ter sucesso ou pelo menos tentar alcançá-lo, é bom ter boas informações. A seguir, seguem alguns pensamentos que podem lhe ajudar a saber: quando namorar, porque namorar, como escolher um bom parceiro, o que evitar em homens e mulheres, como ser feliz no namoro, coisas que devemos pensar para casar, alguns conselhos do Espírito de Profecia e por fim sugestão de leituras. Espero que lhe seja edificante.

Quando posso namorar?

Uma definição interessante de Paul Washer diz assim:

“Perguntaram a Paul Washer: - Quando posso namorar? Ele respondeu: - Muito fácil, quando você se tornar um homem. Na visão bíblica, um garoto só se torna um homem quando é capaz e tem o desejo de liderar espiritualmente uma mulher e liderar espiritualmente sua casa. Enquanto não chegar neste ponto de assumir a responsabilidade de viver e ensinar as escrituras, biblicamente, não é reconhecido como homem”.

Esta definição é bem válida. Mas e se você for mulher? Quando namorar? Penso que esta deva ser uma decisão tomada em conjunto com a família. Afinal, todos de casa estão interessados no bem-estar das espécimes femininas do lar. 

Porém, é válido tanto ao homem como a mulher pensar, se ambos já podem ou tem condições emocionais para casar. Este é algo que precisa ser considerado quando se pensa: "Quando posso namorar". Busque não namorar se não tiver nenhum propósito. Deus nos considera responsáveis por aquilo que cativamos e por corações feridos. 

Porque Namorar?

O namoro desenvolve a personalidade, ajuda a compreender melhor o sexo oposto, preenche as necessidades de amor e afeto, atende as necessidades de divertimento e recreação, ajuda a encontrar o futuro cônjuge, te ajuda a ser menos egoísta e  auxilia você a crescer espiritualmente.

Uma definição interessante:

“Namoro é um tipo especial de amizade entre duas pessoas do sexo oposto que conduz à simpatia, envolvimento e finalmente ao casamento”. Nancy Van Pelt

Como escolher um bom namorado(a)?

-  Na hora de escolher lembre-se, sentimentalismo não é amor. Paixão passa, princípios ficam. Mais importante, quais princípios regem sua vida?

- Aprenda a ser feliz sozinho. Não dependa de pessoas ou coisas para “preencher” sua felicidade. Se Cristo não lhe for suficiente, nada irá lhe preencher, inclusive um relacionamento.

- É preciso pesar o caráter. Como ele ou ela age com as pessoas, com as circunstâncias?

- Essa união vai me ajudar em direção ao céu? Aumentará meu amor a Deus?

- Aquela pessoa vai ampliar minha esfera de utilidade nesta vida? Ou vai me sufocar?

- A pessoa sabe cuidar de finanças? Cuidar de uma casa? Tem responsabilidade? Está habilitada a assumir os encargos da vida?

 - Uma coisa importante: A pessoa que você quer possui uma relação com Deus sólida? Ama a Deus sobre todas as coisas?

- Aquele prometido ou prometida, tem a vida pura no sentido sexual? Possui vícios? Como é sua maneira de falar e vestir? Como vê o sexo? 

- O amor dele ou dela, é de caráter nobre ou sentimentalismo?

- O pretendente permite sua individualidade?

- A pessoa que quero é diligente, trabalhador?  Ou ama a ociosidade?

- Utiliza linguagem profana?

- Como seu pretendente trata os pais nos dias comuns da vida? Da mesma maneira que ele faz com eles, ele fará com você quando for ser a sua ou o seu cônjuge.

- É preciso equilibrar as coisas: O que mais lhe atrai em seu parceiro? Lembre-se: Não pode ser somente a beleza. A formosura passa. Seu parceiro é uma pessoa sábia? Faz boas escolhas? Isso deveria atrair tanto quando o aspecto físico. 

Esses dias, li um “mini artigo” falando sobre 8 tipos de mulheres para se evitar. Escrito por J. Lee Grady. Vale a pena conferir. Segue na íntegra:

O que evitar?

1. A incrédula

2 Coríntios 6.14 diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”. Fora a decisão de seguir a Cristo, o casamento é a decisão mais importante que você tomará. Não estrague tudo por ignorar o que é óbvio. Você precisa de uma esposa que ame Jesus mais do que te ama. Coloque maturidade espiritual no topo de sua lista de qualidades que deseja em uma esposa.

2. A mimadinha

Um amigo meu estava namorando uma garota de uma família muito rica. Ele economizou algum dinheiro por meses para comprar um anel, mas quando a pediu em casamento, ela disse que ele precisava voltar à joalheria e comprar um diamante maior. Ela forçou seu noivo a se endividar por conta de um anel que alcançasse suas expectativas. Ela desejava um estilo de vida Tiffany com um orçamento de C&A. Eu alertei meu amigo de que eles estava caminhando rumo a problemas muito sérios. A não ser que você queira viver endividado pelo resto de sua vida, não se case com uma garota que tenha cifrões em seus olhos e oito cartões de crédito em sua bolsa da Gucci.

3. A diva

Alguns rapazes machões gostam de se achar e agirem como se fossem superiores às mulheres. Divas são a versão feminina desse pesadelo. Elas pensam que o mundo gira ao seu redor e não pensam duas vezes antes de machucar alguém para provarem seu argumento. Suas palavras são duras e seus estalos nos dedos para exigirem todo tipo de coisas são irracionais. Algumas dessas mulheres podem acabar assumindo posições de liderança na igreja, mas não se engane com seu papo de supercrente.  Verdadeiros líderes são humildes. Se você não enxerga humildade piedosa na mulher que está namorando, se afaste e continue buscando.

4. A Dalila

 Lembra-se de Sansão? Ele foi ungido por Deus com força sobre-humana, mas perdeu seus poderes quando uma mulher sedutora descobriu seu segredo e deu a seu homem o corte de cabelo mais famoso da história. Como Dalila, uma mulher que não submete sua sexualidade a Deus irá cegá-lo com seu charme, partir seu coração e te tirar do rumo. Se a mulher “cristã” que você conheceu na igreja se veste de forma provocativa, flerta com outros rapazes, posta comentários sexualmente inapropriados no Facebook ou te diz que não vê problemas no sexo antes do casamento, saia desse relacionamento antes que você caia em sua armadilha.

5. A mulher rixosa

Um jovem rapaz me disse recentemente que namorava uma garota que tinha sérios problemas de ressentimento em seu coração por conta de feridas passadas. “Antes de pedi-la em casamento, disse a minha noiva que ela precisava lidar com isso”, ele me disse. “Era pegar ou largar, mas houve avanços notáveis e agora vamos nos casar”. Esse rapaz percebeu que amargura não resolvida pode arruinar um casamento. Provérbios 21.9 diz que “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. Se a mulher que você está namorando está afundada em raiva e falta de perdão, a vida de vocês será arruinada por brigas, batidas de portas e drama sem fim. Insista em orarem juntos e buscarem aconselhamento com pessoas mais experientes na fé.

6. A controladora

 O casamento é uma parceria meio a meio, e a única forma de funcionar é quando tanto o marido quanto a mulher se submete um ao outro nos termos de Efésios 5.21. Assim como alguns rapazes pensam que podem levar o casamento como se fosse uma ditadura, algumas mulheres tentam manipular as decisões para realizarem suas vontades. É por isso que o aconselhamento pré-marital é tão importante! Você não quer esperar até estarem casados por duas semanas para descobrir que sua esposa não confia em você e quer tomar todas as decisões sozinha.

7. A filhinha da mamãe

É normal que uma mulher recém-casada ligue para sua mãe em busca de aconselhamento e suporte. Não é normal que ela fale com a mãe cinco vezes por dia sobre cada detalhe do casamento, inclusive sobre a vida sexual. Isso é bizarro. Entretanto, tenho aconselhado rapazes cujas esposas permitem que suas mães (ou pais) tenham total controle de suas vidas. Gênesis 2.24 diz que o homem deve deixar seus pais e viver com sua esposa. Os pais devem observar de longe o casamento de seus filhos. Se sua namorada não busca cortar o cordão umbilical, prossiga com cautela.

8. A viciada

Muitas pessoas na igreja hoje em dia não foram discipuladas apropriadamente. Muitos ainda lutam contra todo tipo de vícios – álcool, drogas ilícitas, remédios controlados ou pornografia – seja porque não confrontamos esses pecados do púlpito ou porque oferecemos apoio compassivo o suficiente para quem passa por isso. Jesus pode libertar completamente alguém desses hábitos, mas você não quer esperar até estar casado para descobrir que sua esposa não consegue ficar sóbria. Vocês podem até se casar futuramente, mas não é sábio juntarem as trouxas até que tenham enfrentado de forma séria esse tipo de problema. A melhor regra a seguir ao escolher uma esposa está em Provérbios 31.30: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada”. Olhe além das qualidades exteriores que o mundo diz serem importantes, e olhe para o coração.

Interessante que, logo depois vi, pelo mesmo autor, 10 tipos de homens a serem evitados pelas mulheres. Claro que, tudo isto é válido em um contexto cristão. E, não existem somente estas coisas a serem pesadas, porém são um começo, um referencial. Também lembre-se, ninguém é perfeito e algumas situações exigem um olhar mais profundo do que simplesmente uma "olhada rasa". Use as dicas com sabedoria cristã. Confira na íntegra:

1. O incrédulo

Por favor, escreva 2 Coríntios 6.14 em um post-it e cole-o em seu computador do trabalho. O texto diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”. Essa não é uma regra religiosa antiquada. É a Palavra de Deus para você hoje.

Não permita que o charme, o visual ou sucesso financeiro de um homem (ou a disposição dele de ir à igreja com você) te leve a comprometer o que você sabe que é certo. “Namoro missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não é um cristão regenerado, risque-o da sua lista. Ele não é o certo para você. Ainda estou para encontrar uma mulher cristã que não se arrependeu de casar-se com um incrédulo.

2. O mentiroso

Se você descobrir que o homem com quem você namora tem mentido sobre o passado, ou que está sempre cobrindo seus rastros para esconder segredos de você, fuja para a saída mais próxima. Casamento deve ser construído sobre um fundamento de confiança. Se ele não pode ser confiável, termine agora antes que ele te engane com uma decepção ainda maior.

3. O playboy

Eu queria poder dizer que se você encontra um cara legal na igreja, pode assumir que ele vive em pureza sexual. Mas esse não é o caso hoje. Tenho ouvido histórias tenebrosas sobre solteiros que servem na equipe de música no domingo, mas agem como Casanovas durante a semana. Se você se casa com alguém que estava dormindo por aí antes do seu casamento, pode ter certeza de que ele estará dormindo por aí depois do casamento.

4. O caloteiro

Há muitos cristãos firmes que experimentaram o fracasso conjugal anos atrás. Desde o divórcio, eles vêm experimentando a restauração do Espírito Santo e, agora, desejam casar-se novamente. Segundos casamentos podem ser muitos felizes. Mas se você descobre que o homem com quem namora não tem cuidado de seus filhos de um casamento anterior, uma falha falta foi exposta. Qualquer homem que não pague por seus erros do passado ou sustente filhos de um casamento anterior não tratará você com responsabilidade.

5. O viciado

 Homens de igreja que têm vícios com álcool ou drogas aprendem a esconder seus problemas – mas você não quer esperar até sua lua-de-mel para descobrir que ele é um bebum. Nunca se case com um homem que se recusa a pedir ajuda por seu vício. Insista que ele consiga ajuda profissional e afaste-se. E não entre em um relacionamento codependente em que ele afirma que precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode consertá-lo.

6. O vagal 

Eu tenho uma amiga que percebeu depois de casar-se com o namorado que ele não tinha planos de arrumar um emprego fixo. Ele tinha elaborado uma ótima estratégia: ele ficaria em casa o dia todo e jogaria videogame, enquanto sua esposa trabalhadora labutava e pagava todas as contas. O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3.10) A mesma regra aplica-se aqui: se um homem não quer trabalhar, não merece casar com você.

 7. O narcisista

Eu sinceramente espero que você encontre um rapaz que é bonito. Mas, seja cuidadosa: se seu namorado gasta seis horas por dia na academia e regularmente posta fotos de seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se apaixone por um cara egocêntrico. 
Ele pode ser bonito, mas um homem que está apaixonado pela aparência e por suas próprias necessidades jamais conseguirá te amar sacrificialmente, como Cristo ama a igreja (Ef 5.25). O homem que está sempre se olhando no espelho nunca perceberá você.

8. O abusador

 Homens com tendências abusivas não conseguem controlar sua raiva quando a situação esquenta. Se o rapaz que você namora tem a tendência de perder as estribeiras, seja com você ou com outros, não fique tentada a racionalizar seu comportamento. Ele tem um problema e, se você se casar com ela, terá de navegar por esse campo minado todos os dias evitando desencadear outra explosão. 
Homens irritados machucam mulheres – verbal e, às vezes, fisicamente. Procure um homem que seja gentil.

9. O crianção

Pode chamar-me de antiquado, mas eu suspeito de alguém de 35 anos que vive com seus pais. Se sua mãe ainda está fazendo a comida, a limpeza e passando as roupas dele, pode ter certeza de que ele está parado no tempo. Você está pedindo pro problemas se acha que pode ser esposa de um cara que não cresceu. Recue e, como amiga, encoraje-o a encontrar um mentor que possa ajudá-lo a amadurecer.

10. O controlador

 Alguns cristãos pensam que casamento se trata de superioridade masculina. Eles podem citar a Escritura e soar super-espirituais, mas, por trás da fachada de autoridade há profunda insegurança e orgulho que pode transformar-se em abuso espritual. Primeira Pedro 3.7 manda que os maridos tratem suas esposas como semelhantes. Se o homem com quem você namora te rebaixa, faz comentários degradantes sobre mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, recue agora. O poder lhe subiu à cabeça. Mulheres que casam controladores religiosos frequentemente terminam em um pesadelo de depressão.

Se você é uma mulher de Deus, não venda sua primogenitura espiritual casando-se com um rapaz que não merece você. A melhor decisão que você pode tomar na vida é esperar por um homem que se entregou a Jesus.

Bem, vimos acima conselhos válidos. Agora, use-os com sabedoria. É impossível achar alguém perfeito em todos os aspectos, porém, é possível achar alguém disposto a crescer, que tenha disposição de vencer ou que tenha aspectos positivos que suplantam os negativos. Faça uma medida dos prós e dos contras e tente perceber quem ele é juntando com o que você conseguirá lidar bem, ore a Deus e tome sua decisão. Ninguém poderá decidir por você!

Como ter um namoro feliz?

Estas dicas eu mesclei de uma palestra com o Pr. Bruno Flávio e de um artigo da revista "Diálogos" volume 24 (que por sinal, é uma boa revista aos universitários cristãos). Também as considerei interessantes:

- Coloque Deus em primeiro lugar;

“Deus é o único que não vai desestabilizar seu relacionamento se estiver em primeiro lugar“

Durante o namoro, você precisa buscar a face do Senhor, talvez mais do que em qualquer outro momento da vida. Cada passo que tomar, cada decisão, mudança, reclamação, solução de disputas, discussão, desejo, passeio, gastos, devem ser apresentados a deus em oração para obter orientação e direção. Se você deseja um namoro inteligente e sábio, busque a Deus e coloque a vontade dEle em primeiro lugar em sua escala de prioridades. 

 -Comunique-se de forma verdadeira;

"O discurso é o rosto do espírito.“ Séneca

A outra pessoa só saberá o que se passa, se isso for transmitido. Lembre, a realidade é sempre melhor de se resolver do que a mentira. Na comunicação a dois, tão importante quanto o que se fala é o que se compreende.  Aprenda a ouvir, pois, é uma das partes mais importantes na comunicação.

“É melhor lidar com uma verdade inconveniente que com uma mentira acolhedora”.

Chimezie diz:

"Seja corajoso o suficiente para dizer-lhe a verdade sobre si mesmo, seu trabalho, condição social, renda, história familiar, local de nascimento, cultura e nível de preparo acadêmico. Inclui-se também a condição de virgindade ou não. Se uma mentira é descoberta, poderá haver um problema de confiança no relacionamento conjugal." 

- Entenda as diferenças do casal;

Homens e mulheres são diferentes. Não tente fazer o seu homem pensar como mulher, nem tente fazer sua mulher pensar como homem. Coisa importantíssima: Homens querem respeito, mulheres querem afeto. Cada um tem uma forma diferente de manifestar e receber amor, é preciso descobrir estas coisas, faça isso através da comunicação. Não espere que o outro tenha uma bola de cristal.

“O presente sempre vai de acordo com o gosto de quem recebe”.

- Tenha limites bem definidos;

Os limites ajudam a ter maior liberdade no relacionamento e também ajudam o namoro a desenvolver todo o seu pleno potencial.

A cultura ou a permissividade moderna não são desculpas para fazer sexo durante o namoro. A partir de uma decisão espiritual, desenhe uma linha entre o namoro e o sexo, e tome todos os cuidados para não ultrapassar esta linha. As tentações podem vir, mas, é preciso caráter e maturidade cristã para resistir a elas. 

Lembre-se, nenhum dos dois pertence um ao outro. Ambos pertencem a Deus. E a Ele devemos fidelidade antes de todas as coisas. 

Mantenha-se afastado de festas até altas horas da noite e de locais de entretenimento que são propícios para induzi-lo ao mal. Esteja alerta e nunca se considere um gigante espiritual. 

Ellen White afirma: "Não procureis saber quão perto podeis andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitai a primeira aproximação ao perigo. Não se deve brincar com os interesses da alma". {Medicina e salvação, p. 143}

Alguns conselhos gerais para se casar:

- A pessoa tem a mesma visão da vida que eu?

- A pessoa tem os mesmos objetivos que eu?

- A pessoa tem os mesmos valores que eu?

- Eu vou querer acordar do lado dessa pessoa todos os dias da minha vida?

- Você conhece essa pessoa muito bem?

- Você ama esta pessoa de verdade?

- Não tenha medo de terminar um namoro que te faça infeliz.

- Não tenha medo de terminar um namoro onde já houve sexo, o casamento é sério demais para ser tratado assim.

- Não tenha medo de terminar um namoro estagnado.

Conselho de Ellen White sobre esta questão do namoro e preparo pro casamento em geral:

“Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar no casamento, devem fazê-lo quatro vezes quando pensam em dar esse passo. O casamento é uma coisa que influenciará e afetará sua vida, tanto neste mundo como no porvir. O cristão sincero não avançará os seus planos nesta direção sem ter o conhecimento de que Deus aprova seu proceder”. {Mensagens aos jovens, p. 460}

“É o amor uma planta de origem celeste. Não é irrazoável; não é cego. É puro e santo. Mas a paixão do coração natural é coisa inteiramente diversa. Ao passo que o amor puro convida a Deus para todos os seus planos, e está em perfeita harmonia com Seu Espírito, a paixão é obstinada, precipitada, irrazoável, desrespeitando todas as restrições e fazendo do objeto de sua escolha um ídolo. Em todo o comportamento de uma pessoa que possui amor verdadeiro, há de manifestar-se a graça de Deus. A modéstia, simplicidade, sinceridade, moralidade e religião devem caracterizar todos os passos em direção de um casamento. Os que forem assim dirigidos não se deixarão absorver na associação mútua, à custa de perder o interesse na reunião de oração e nos demais cultos”.{Mensagem aos Jovens, p. 460}

Livros que você pode ler para ajudá-lo em seu relacionamento:

Antes de dizer sim – Editora Mundo Cristão;

As cinco linguagens do amor – Editora Mundo Cristão;

Carta a jovens namorados – Casa publicadora brasileira;


Finalizando,

Saia com este pensamento: Antes de querer alguém "perfeito", tente ser aquela pessoa que você procura. Seja a pessoa ideal, até porque é preciso pensar, porque os outros iriam 'querer' você? Tente imaginar, "eu seria aprovado (a) por alguém com bons critérios?" Não espere dos outros aquilo que não consegue fazer consigo mesmo. Para atrair bons partidos, seja um bom partido.

Agora, se por um acaso, você não se considerar um bom partido, lembre: é possível vencer todas as nossas debilidades e defeitos, através da ajuda de Deus e de bons profissionais ou amigos cristãos. Não fique parado no tempo, cuide do seu próprio futuro, Jesus é o seu maior incentivador.  

Bem, é isto. Desejo que, em Cristo, você seja feliz! 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Comunhão com Deus - Para cumprir a missão, existe outra opção?





“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8


Ao servirmos a Deus, precisamos lembrar que Ele não precisa de advogados. Jesus precisa de testemunhas. Antes de existirmos Ele já era Deus e tem todo o poder, porque será que precisa de nós para a pregação do evangelho? 

“De eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2

Precisa de nós, porque quer que testemunhemos do que: Ele fez, faz e pode fazer em nós pecadores através de Sua palavra. 

   Você já viveu a maravilhosa redenção?

Compare Pedro defendendo Jesus como “Advogado”

   “E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”

    “Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

    Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?”  

Mateus 26:51 a 54

Compare Jesus “defendendo” Deus como uma “Testemunha”

“E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.”  Lucas 22:51

    Amor de origem celeste.

Deus precisa de Testemunhas. Não de Advogados. 

"O plano de Deus é conquistar primeiro o coração. Devemos falar a verdade com amor, confiando nEle quanto ao poder para a reforma da vida. O Espírito Santo aplicará ao coração a palavra proferida com amor”. {A Ciência do Bom Viver, p. 157}

“Foi porque os discípulos estavam em erro e falta que Ele lhes lavou os pés, e todos, com exceção de um dos doze, foram assim levados ao arrependimento”. {O Desejado de Todas as Nações, p.565} 

Se homens não tivessem atendido ao chamado do Senhor, não estaríamos aqui.



Pense em todas as pessoas que lhe influenciaram para que você conhecesse a verdade, a salvação.



E nós, o que temos feito para que outros conheçam Cristo? Temos sido testemunhas?

     Não é Ele o Salvador?
     Não é Ele o Redentor?
     Não é Ele fonte de bênçãos e vida eterna?

Vamos analisar brevemente a vida de três homens de Deus:

-          Moisés
-          Paulo
-          Lutero

Como estes homens mudaram a história do mundo?


Quando Deus escolheu estes homens, sabia que na natureza humana:
   
“ O mais difícil, não é aprender, mas desaprender.”

Deus viu que:

   Eles necessitavam de mudanças.
   Eles necessitavam do poder do Espírito Santo.
   Eles precisavam de intimidade com Deus.

"A força do cristão está na Sua semelhança com Cristo". 

O único caminho: Comunhão redentora com Deus

   “O céu apontou a oração como um instrumento ao nosso favor para alcançarmos vitória espiritual.”

    “A oração não faz Deus descer a terra, mas eleva o homem até Ele.”

Pense porque a Oração:

“O Altíssimo é o poder dos que não tem poder”. Pr. Amin Rodor

Onde começa o poder do Filho de Deus?

Quando ele entende que o poder não é seu. Que não depende de sua habilidade mas de sua disponibilidade. 

Moisés

   “Encerrado nas fortificações das montanhas, Moisés estava a sós com Deus. Moisés parecia achar-se em Sua presença, e à sombra de Seu poder. Ali seu orgulho e presunção foram varridos. Na simplicidade severa da vida do deserto, os resultados do ócio e luxo do Egito desapareceram. Moisés tornou-se paciente, reverente e humilde, e contudo, forte na fé que ele tinha no poderoso Deus de Jacó.”

Paulo

      “Saulo ansiava por entrar em inteira harmonia e comunhão com o Pai e o Filho; e na intensidade de seu desejo de perdão e aceitação, elevou ferventes súplicas ao trono da graça. As orações do penitente fariseu não foram em vão. Os mais secretos pensamentos e emoções de seu coração foram  transformados pela divina graça; e Suas nobres faculdades foram postas em harmonia com os eternos propósitos de Deus. Cristo e Sua justiça passaram a representar para Saulo mais que o mundo inteiro.”

Lutero

“Lutero não deixava de iniciar cada dia com oração, em que o íntimo estivesse continuamente a respirar uma súplica de orientação.”
    “ Lutero tremia quando olhava para si mesmo. “Quem era eu”, escreveu ele, “para opor-me à majestade do papa, perante quem os reis da Terra e o mundo inteiro tremiam? Quando porém faltou o apoio humano olhou para Deus somente. Poderia confiar-se em perfeita segurança àquele braço todo-poderoso.”

VOCÊ!

Qual história você deixará ao mundo? A igreja?
Quer mudar a história?
Quer participar da Missão de salvar?

TESTEMUNHAR DE CRISTO

Antes da ordem de Cristo do:

IDE

Precisamos atender ao convite da graça do:

VINDE

O que é o “Vinde”?

Aproxime-se do Senhor com sinceridade e humildade, e Ele se aproximará de você.

Para que o “Vinde”?

   “A força do Cristão está na semelhança de seu caráter com o caráter de Cristo.”

Como atender ao “Vinde”?



O que Jesus quer de nós?

"Bem-aventurados os humildes de espírito”

        São aqueles que reconhecem sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual.

"Bem-aventurados os que choram.”

        São aqueles que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.

"Bem-aventurados os mansos.”

        Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. Nisso, Ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.”

        Justiça é a prática de ações corretas. É obediência à lei de Deus.

"Bem-aventurados os misericordiosos.”

        Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado.

"Bem-aventurados os limpos de coração.”

        Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele deseja é que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.

"Bem-aventurados os pacificadores.“

    Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. Tal disposição não provoca discussões ou devolve palavras iradas. Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

Em outras palavras:

Renunciar a prática do mal. Viver o ideal de Deus. Ser nova criatura. Fazer as boas obras que são a nossa “obrigação”. Pois Deus “nos criou para as boas obras”.

Se formos transformados por Ele, refletiremos o Seu amor, e o próprio Jesus nos diz:


“Vós sois a luz do mundo!” Ide!



Note, Jesus é a luz do mundo.

Apenas refletiremos palidamente a Excelência do Seu amor.

Sendo Testemunha:

“Devemos mostrar, em nossa vida diária, que temos paz e descanso no Senhor. Essa paz no coração resplandecerá na fisionomia. Imprimirá à voz uma força persuasiva. A comunhão com Deus refletirá no caráter e na vida. Os homens conhecerão em nós, como nos primeiros discípulos, que estivemos com Jesus.”

Imagine as pessoas falarem que: estivemos com Jesus?

   Isso é ser testemunha.

Comunhão, existe outra opção?

Não existe!


quarta-feira, 5 de março de 2014

Aprofundando nossa compreensão - Justificação pela fé


“Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Romanos 10:3 e 4

Leia esta frase e reflita:

"Não somos pecadores porque pecamos, mas, pecamos porque somos pecadores". [Amin Rodor]

Você realmente a compreende?

Precisamos de um Salvador que não tenha a mesma natureza pecaminosa que nós, precisamos de um substituto que seja santo e inculpável, alguém que nos valha como justiça diante de Deus. Somando-se a isso, quem poderia ser o substituto da transgressão da lei de Deus? Somente o próprio. 

Mas porque precisamos de justiça? Porque não temos justiça. 

Pense comigo:

A lei de Deus demanda a morte do pecador, como pode Ele perdoar e continuar sendo justo com a própria lei? Alguém precisa pagar o preço do pecado, alguém precisa levar a culpa. A boa notícia é: Jesus pagou o preço.

Na cruz, Jesus levou o juízo que merecemos a fim de trazer-nos o perdão que não merecemos. Na cruz a misericórdia e a justiça foram igualmente expressas e eternamente reconciliadas.

Lá, o amor é satisfeito, tanto a penalidade da justiça quanto a expressão de misericórdia. Não havia outro modo pelo qual o Deus justo pudesse justamente perdoar a nossa injustiça, a não ser que a levasse sobre si mesmo em Cristo - lembrando que Cristo não tem natureza igual a nossa, se não se tornaria parte do problema e precisaria de um salvador.

"Cristo foi tratado como nós merecíamos para pudéssemos receber o tratamento ao qual ele tem direito".

[O desejado de Todas as Nações, p.13]

Só quando vemos a seriedade da coisa - Cristo ter que morrer por nossos pecados, o justo pelos injustos - é que sem nenhuma auto-justiça estamos prontos para colocar nossa confiança em Jesus como o Salvador de quem urgentemente necessitamos, pois sem um justificador como nos apresentaremos diante de Deus? Com nossa imundícia? Com nossas boas obras feita por uma natureza pecaminosa? Nunca podemos nos esquecer que antes da glorificação, jamais deixaremos de ser pecadores.

"A única coisa que contribuímos para a salvação é o pecado, da qual, precisamos ser perdoados". [Amin Rodor]

Considere o texto de Ellen White:

"Todos os que forem achados dignos de ser contados entre os membros da família de Deus no céu, se reconhecerão mutuamente como filhos e filhas de Deus. Reconhecerão que todos recebem sua força e perdão da mesma fonte, do próprio Jesus Cristo, que pelos seus pecados foi crucificado. Sabem que devem lavar em Seu sangue as vestes do caráter, para ter aceitação perante o Pai em Seu nome, se quiserem estar na brilhante assembleia dos santos, trajando as brancas vestes de justiça".
[Mensagens Escolhidas, v.1, p.258 e 259]

 Jesus comprou nossa salvação com o alto preço do Seu sangue. De modo que o que nos resta pagar? Nada! 

Temos de nos humilhar aos pés da cruz, confessar que nada merecemos de suas mãos a não ser o juízo. Mas, também, agradecer-lhe por nos ter amado e morrido por nós e por receber dele a oportunidade de buscarmos um perdão completo e gratuito.

Continuaremos a nos ressentir da ideia que não podemos ganhar, nem mesmo contribuir para a nossa própria salvação? Contra essa humilhação o nosso orgulho se rebela.

“Porque pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”. Romanos 5:19

“Dificilmente alguém morreria por um justo, pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”. Romanos 5:7 a 10

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 5:1


Crê nisto? 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Pedindo a benção de Deus - Oração

"Vinde, pois, e conversemos, diz o Senhor" Isaías 1:18


“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” I Crônicas 4:10

A primeira lição deste verso é profunda: Jabez queria o Deus da benção ao invés da benção de Deus.

"Reconcilia-te, pois, com Ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem". Jó 22:21

A segunda lição: A graça de Deus está disponível a qualquer pecador, pois Deus não faz acepção de pessoas. Lembrando que se merecêssemos algo, deixaria de ser graça.

“Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno.” Deuteronômio 10:17

A terceira lição: Jabez pediu as bênçãos visando abençoar aos outros, ele usaria o que recebeu para engrandecer a Deus. Assim como Salomão, lembremos de sua história: antes de pedir, ele: “Amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi”. I Reis 3:3. O fato de guardar a lei de Deus em seu coração, fez com que pedisse benção visando de maneira indireta beneficiar aos outros: “Dá, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” I Reis 3:9. O resultado foi que Deus atendeu: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. I Reis 4:29

Após compreendermos estas três lições, vemos no verso em foco que Jabez pediu e Deus lhe atendeu, conforme Cristo ensinou:

"Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis." Mar. 11:24.

Lembre que Jabez, é um homem "quase" irrelevante na trama bíblica, sendo esta a única referência a sua pessoa e seus feitos. Porém, ele alcançou a verdadeira prosperidade, aquela que vem de Deus. Como diz o texto um verso antes:

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos.” I Crônicas 4:9

E nós hoje, porque não pedimos? Ou, porque não recebemos o que pedimos?

Além de não recebermos porque não pedimos, Thiago diz que não recebemos porque pedimos mal:

“De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Thiago 4:1 a 3

Deus é sábio em demasia para errar. Lembrando que antes de nascermos, Ele já era Deus. Antes de existir o mundo, Ele já era Deus. Como diz João:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

O próprio Deus diz:

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-me se tens entendimento.” Jó 38:4

Por estes dois versos, vemos que Deus já era. Então podemos confiar em sua sabedoria.
O ponto é, por ser sábio, Deus nos dará o que precisamos não o que queremos. Ele jamais erra em Sua resposta.

Pense comigo, o que é mais fácil: dar o peixe ou ensinar a pescar? Dar uma boa nota ou ensinar a estudar? Dar dinheiro ou ensinar a trabalhar? 

E o problema do pecado que nos deixa cegos? Será que discernirmos os planos de Deus? 

Como Deus nos ama, Ele não quer simplesmente nos dar coisas, mas nos ver crescer ou nos redimir, a redenção do erro para a luz. Deus quer nos erguer da ruína do pecado, de uma vida em que usamos egoistamente as capacidades que  Ele nos deu. Deus quer restaurar a Sua imagem em nós. 

Precisamos lembrar que Deus não trabalha com sintomas, mas, com a causa. O que realmente está causando um problema? Uma enfermidade? Uma nota baixa? A falta de dinheiro? Uma infelicidade?

Peçamos a Deus. Deus é sábio demais para errar. Jesus nos diz:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:7 a 11.

Não custa nada pedir, tenha a certeza, Deus o atenderá por causa de Sua palavra que não é de homem, se Ele prometeu Ele cumprirá. Lembrando que nosso relacionamento com Deus não pode depender de benção. Devemos aguardar a resposta que Deus quiser dar, incluindo um não ou o que Ele quiser enviar. 

 Crê nisso? 

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.