terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma das reflexões sobre o natal - a volta de Jesus



O ponto mais importante do natal, embora a data seja questionada, é o nascimento do Cristo, o messias das profecias. 

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre.”Isaías 9:6 e 7

Este nascimento supera em muito qualquer presente ou luz que queira brilhar acima dEle nesta festiva ocasião. 

A luz de Jesus supera qualquer outra coisa por que Deus enviou um presente que nunca conseguiríamos comprar - a salvação eterna. As luzes se apagam, os presentes se estragam, a vida passa, mas, aqueles que têm o Filho (o enviado de Deus), viverão para sempre:

"Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6:23

Naquela preciosa noite, a coisa mais fantástica aconteceu, um milagre: Deus entrou na história humana, se tornou um conosco - Emanuel é "Deus conosco" (Mateus 1:23)

Aquele bebê na manjedoura, nos traz várias reflexões espirituais, mas uma delas, a que quero trazer, é a certeza de Sua volta. O tempo que Jesus passou de 33 anos aqui não foi suficiente, Ele quer mais tempo conosco, para isso está nos preparando uma eternidade:

"Vou preparar-vos lugar, e quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". João 14:2 e 3

Precisamos lembrar que o natal (seu nascimento) aponta para o Seu retorno, a grande consolação do segundo advento.


A primeira vinda de Jesus foi uma das etapas do longo e elaborado plano da redenção, a esperança já existia, ela apenas não tinha "nascido". 

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2

Seu nascimento nos dá testemunho de que ocorrerá a segunda vinda, que também faz parte do mesmo plano. 

Jesus ainda não terminou sua árdua tarefa da obra de salvação, ainda estamos em um mundo mau. Acredite, precisamos sair dele.  

Ele nasceu (Mateus 1:24), morreu (Mateus 27:50), ressuscitou (Mateus 28:6), intercede por nós (Hebreus 8:1) e ao finalizar Sua obra de redenção lá no céu, virá nos buscar (Mateus 24:30) finalizando o resgate de nossa vida e história para todo o sempre! 

As profecias se cumpriram uma vez no exato momento do relógio de Deus: 

“Vindo porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher.” Gálatas 4:4 

Esta é a garantia que as profecias se cumprirão de novo: 

"Virei outra vez." João 14:3.

Um feliz natal na esperança que em breve veremos nosso Salvador! 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Poderes do mundo vindouro - O Espírito Santo




“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13

Pensamentos para consideração:

“Esta prometida benção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. Ela é concedida segundo a capacidade da alma de receber”.
“O Espírito é o grande intérprete do evangelho”.
“O Espírito é o único poder capaz de subjugar o reino de Satanás”.
“O Espírito é o representante de Cristo na Terra”.
“O Espírito é um agente de regeneração”.
“E Espírito define e mantém a verdade”.
“Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-se de nós”.
“Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo o querer e o efetuar”.
“Pela operação do Espírito, o homem torna-se participante da natureza divina”.

João 14:26 diz: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

João 15:5 diz: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Jesus nos chama a ser ramos, como diz João 15:16:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Como podemos ser ramos? Somente se a palavra de Cristo habitar em nós. É por isso que o Espírito lembra todas as coisas que Jesus disse. Ele guia a toda a verdade.

Foi o Espírito que nos escolheu, pois Ele sabe todas as coisas conforme diz 1 Cor. 2:10:

“porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

O Espírito é quem escolhe, ensina, convence, dirige a igreja, auxilia, intercede, inspira, separa e envia.

Ele é o grande arquiteto da igreja de Cristo, o Ramo da videira verdadeira. Não bastando isso, dEle procede todo dom perfeito, toda boa dádiva.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Thiago 1:17

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” I Cor. 12:4

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” I Cor. 12:12

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Cor. 12:27

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Cor. 12:11

O Espírito que torna eficaz a mensagem de Cristo. Pense, o que tem de mais saber que entre as três cruzes está o Filho de Deus? Porque nos toca o coração a mensagem do evangelho? Porque este verso tem poder e nos toca o coração:

“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” II Cor. 8:9

É por causa do Espírito.

Uma pergunta faço para você:

- Se o Espírito fosse retirado de você, você perceberia?

Precisamos pesar algumas evidências interiores para pesarmos se estamos sendo guiados pelo Espírito de Deus ou por outro poder.

1. Submissão a vontade/palavra de Deus ao invés de opiniões humanas  e tradições humanas.

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

2. Quais frutos tem sido produzidos em sua vida? Pense: uma laranjeira não produz maçãs, logo, não se produz obras espirituais sem o Espírito.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22

Porque isto acontece? Porque uma correta compreensão de Deus acalma o coração, lembra que falamos que o Espírito é o grande intérprete do evangelho? Ele traduz realidades de um mundo superior, de um Reino superior. Se não fosse Ele, não compreenderíamos as realidades do evangelho e as verdades de Deus.

O Espírito impressionou o coração de Paulo, os Apóstolos... qual foi o resultado desta ação? Veja o que estes homens fizeram com as suas vidas... basta ler o livro de Atos.

A produção de frutos maus é evidência da ausência de Deus, como diz um autor, “A escolha do mal é a renúncia de Deus”.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:19 a 21

3. O Espírito leva o coração em completa harmonia com Deus. Luz e trevas não podem existir juntos, ou será um ou será o outro, mas, nunca os dois.

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” I João 1:5 e 6

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:15 e 16

4. Diz o Espírito de Profecia que se percebemos mais nitidamente nossos defeitos e imperfeições, podemos ter a certeza: O reino do Céu está ao nosso lado. Pense, quanto mais perto da luz, mais detalhes se enxerga. Quanto mais perto do Espírito, mais nitidamente veremos nossas debilidades.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” I João 1:8

“Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” I João 1:10

O Espírito nos faz saber quem nós somos, para que compreendamos a nossa necessidade... a imensa necessidade de um salvador. Ele é quem revela a necessidade e Ele mesmo faz o convite que vem de Cristo aos pecadores:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

“Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:37

5. Algumas características bíblicas de pessoas guiadas pelo Espírito:

Não pensam de si mesmo além do que convêm:

“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Rom. 12:3

Amam ao próximo como a si mesmo:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rom. 12:10

Vivem em sujeição as autoridades:

“TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” Rom. 13:1

Procuram agradar aos outros:

“MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” Rom. 15:1

Possuem verdadeiro amor:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;”I Cor. 13:4 a 8

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” I Jo. 4:8
“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” I Jo. 4:16 a 18

Confessam a Jesus como Filho de Deus:

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.” I Jo. 4:15

Guardam os mandamentos de Deus:

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” I Jo. 2:3 e 4

Não andam ansiosos por esta vida passageira:

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mateus 6:25

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I Jo. 2:17

Não fazem nada na vida religiosa para aparecer:

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:16 a 18

“GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 6:1

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” Mateus 6:5


Concluindo:

A boa notícia é que, o Espírito não faz acepção de pessoas, na verdade, Ele que nos quer:

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Thiago 4:5

Agora, a pergunta é, você o quer?

Faça a sua parte, se humilhe diante de Deus.

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Thiago 4:6 a 10

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Mateus 7:7

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13


Crê nisto?


_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da:
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
WHITE, Ellen. Desejado de todas as nações. P. 662-680. 22ª Ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010.