sábado, 18 de janeiro de 2014

Pedindo a benção de Deus - Oração

"Vinde, pois, e conversemos, diz o Senhor" Isaías 1:18


“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” I Crônicas 4:10

A primeira lição deste verso é profunda: Jabez queria o Deus da benção ao invés da benção de Deus.

"Reconcilia-te, pois, com Ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem". Jó 22:21

A segunda lição: A graça de Deus está disponível a qualquer pecador, pois Deus não faz acepção de pessoas. Lembrando que se merecêssemos algo, deixaria de ser graça.

“Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno.” Deuteronômio 10:17

A terceira lição: Jabez pediu as bênçãos visando abençoar aos outros, ele usaria o que recebeu para engrandecer a Deus. Assim como Salomão, lembremos de sua história: antes de pedir, ele: “Amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi”. I Reis 3:3. O fato de guardar a lei de Deus em seu coração, fez com que pedisse benção visando de maneira indireta beneficiar aos outros: “Dá, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” I Reis 3:9. O resultado foi que Deus atendeu: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. I Reis 4:29

Após compreendermos estas três lições, vemos no verso em foco que Jabez pediu e Deus lhe atendeu, conforme Cristo ensinou:

"Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis." Mar. 11:24.

Lembre que Jabez, é um homem "quase" irrelevante na trama bíblica, sendo esta a única referência a sua pessoa e seus feitos. Porém, ele alcançou a verdadeira prosperidade, aquela que vem de Deus. Como diz o texto um verso antes:

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos.” I Crônicas 4:9

E nós hoje, porque não pedimos? Ou, porque não recebemos o que pedimos?

Além de não recebermos porque não pedimos, Thiago diz que não recebemos porque pedimos mal:

“De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Thiago 4:1 a 3

Deus é sábio em demasia para errar. Lembrando que antes de nascermos, Ele já era Deus. Antes de existir o mundo, Ele já era Deus. Como diz João:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

O próprio Deus diz:

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-me se tens entendimento.” Jó 38:4

Por estes dois versos, vemos que Deus já era. Então podemos confiar em sua sabedoria.
O ponto é, por ser sábio, Deus nos dará o que precisamos não o que queremos. Ele jamais erra em Sua resposta.

Pense comigo, o que é mais fácil: dar o peixe ou ensinar a pescar? Dar uma boa nota ou ensinar a estudar? Dar dinheiro ou ensinar a trabalhar? 

E o problema do pecado que nos deixa cegos? Será que discernirmos os planos de Deus? 

Como Deus nos ama, Ele não quer simplesmente nos dar coisas, mas nos ver crescer ou nos redimir, a redenção do erro para a luz. Deus quer nos erguer da ruína do pecado, de uma vida em que usamos egoistamente as capacidades que  Ele nos deu. Deus quer restaurar a Sua imagem em nós. 

Precisamos lembrar que Deus não trabalha com sintomas, mas, com a causa. O que realmente está causando um problema? Uma enfermidade? Uma nota baixa? A falta de dinheiro? Uma infelicidade?

Peçamos a Deus. Deus é sábio demais para errar. Jesus nos diz:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:7 a 11.

Não custa nada pedir, tenha a certeza, Deus o atenderá por causa de Sua palavra que não é de homem, se Ele prometeu Ele cumprirá. Lembrando que nosso relacionamento com Deus não pode depender de benção. Devemos aguardar a resposta que Deus quiser dar, incluindo um não ou o que Ele quiser enviar. 

 Crê nisso? 

_____________

Salvo indicação contrária, todas as referências bíblicas neste texto são da: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil. 2° ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.